Um Pai Segundo o Coração de Deus

UM PAI SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Os filhos de Eli eram homens perversos, que não tinham nenhuma consideração pelo SENHOR, nem por seus deveres de sacerdotes.” (1º Samuel 2.12-13)
Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, cresceram no ambiente da casa de Deus, tornaram-se sacerdotes trabalhando ombro a ombro com o seu pai. Entretanto, o grande problema é que eles não seguiram os caminhos do Senhor. Seus filhos carnais eram incrédulos, ímpios, imorais e insensíveis. O final deles foi trágico:
“Então os filisteus saíram para a batalha, e Israel foi derrotado. A matança foi grande: trinta mil soldados israelitas morreram naquele dia. Os sobreviventes deram meia-volta e fugiram para suas tendas. A arca de Deus foi tomada, e Hofni e Fineias, os dois filhos de Eli, foram mortos.” (1º Samuel 4.10-11)
O perfil da família de Eli já nos revelou um dos problemas principais: a relação pais e filhos era falha. No entanto, precisamos nos aprofundar um pouco mais nessa história para descobrir onde, quando e como a relação entre Eli e seus filhos falhou. A Bíblia nos dá três dicas importantes:
 Eli não soube ou NÃO QUIS VER
“Um homem da tribo de Benjamim correu do campo de batalha e chegou a Siló ainda naquele dia. […] O mensageiro correu até Eli e contou-lhe a notícia. […] Eli perguntou: ‘O que aconteceu, meu filho?’. O mensageiro respondeu: ‘Israel foi derrotado pelos filisteus, e o povo foi massacrado. Seus dois filhos, Hofni e Fineias, também morreram, e a arca de Deus foi tomada. Quando ele mencionou o que havia acontecido com a arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás […] Quebrou o pescoço e morreu, pois era velho e pesado.” (1º Samuel 4.12-18)
 Eli não soube ou NÃO QUIS AGIR
“Eli já estava muito idoso, mas sabia o que seus filhos faziam ao povo de Israel, e que eles seduziam as moças que serviam junto à entrada da tenda do encontro. Por isso lhes disse: ‘Ouvi de todo o povo o mal que vocês praticam. Por que continuam a agir assim? Parem com isso, meus filhos! Não são bons os comentários que escuto entre o povo do SENHOR. Se alguém peca contra outra pessoa, Deus poderá intervir em favor do culpado. Mas, se alguém peca contra o SENHOR, quem poderá interceder?’. Contudo, os filhos de Eli não deram atenção ao pai, pois o SENHOR já havia decidido matá-los.” (1º Samuel 2.22-25)
 Eli não soube ou NÃO QUIS OUVIR
“Certo dia, veio a Eli um homem de Deus e lhe transmitiu a seguinte mensagem: Assim diz o SENHOR: Eu me revelei a seus antepassados quando eles eram escravos do faraó, no Egito. Escolhi seus antepassados dentre todas as tribos de Israel para serem meus sacerdotes, oferecerem sacrifícios sobre meu altar, queimarem incenso e usarem o colete sacerdotal em minha presença. […] Então por que você despreza meus sacrifícios e ofertas? Por que honra seus filhos mais que a mim? Pois você e eles engordaram com as melhores partes das ofertas de meu povo, Israel! Portanto, assim declara o SENHOR, Deus de Israel: Prometi que membros de sua família, da tribo de Levi, sempre seriam meus sacerdotes. Agora, porém, declara o SENHOR: Isso não acontecerá! Honrarei aqueles que me honram, e desprezarei aqueles que me desprezam. Está chegando o tempo em que acabarei com a força de sua família, e nenhum de seus descendentes chegará à velhice. […] E, para provar que minhas palavras se cumprirão, farei que seus dois filhos, Hofni e Fineias, morram no mesmo dia!” (1º Samuel 2.27-34)

“Como pais, nossas falhas podem custar muito caro aos nossos filhos!”

Conclusão:
Precisamos lutar para não falhar como pais e mães. Precisamos saber ver, saber ouvir e saber agir com relação aos nossos filhos. Então, como deve agir um pai segundo o coração de Deus?
Um pai segundo o coração de Deus…
1. Aquece o CORAÇÃO para manter a PIEDADE
O problema de Eli não começa com a sua relação com os filhos. Começa com a sua relação com Deus. Ele já não ouvia o Senhor, não via as manifestações de Deus nem agia segundo um homem de Deus. A Bíblia diz:
“Enquanto isso, o menino Samuel servia ao SENHOR ajudando Eli. Naqueles dias, as mensagens do SENHOR eram muito raras, e visões não eram comuns.” (1º Samuel 3.1)
Um pai segundo o coração de Deus…
2. ESTABELECE e AGE de acordo com as suas PRIORIDADES
Nossas responsabilidades e prioridades são inegociáveis e intransferíveis:
“Então o SENHOR disse a Samuel: Estou prestes a realizar algo em Israel que fará tinir os ouvidos daqueles que ouvirem a respeito. Cumprirei do começo ao fim todas as ameaças que fiz contra Eli e sua família. Eu o adverti de que castigaria sua família para sempre, pois seus filhos blasfemaram contra Deus, e ele não os repreendeu por seus pecados.” (1º Samuel 3.11-13)
Um pai segundo o coração de Deus…
3. RECONHECE e COMBATE o PECADO
Se Eli não queria ou não conseguia mais corrigir os filhos, que ele, no mínimo, os afastasse do sacerdócio. No entanto, parece que Eli, de alguma forma, se beneficiava do pecado dos filhos ou tinha receio de confrontá-los:
“Então por que você despreza meus sacrifícios e ofertas? Por que honra seus filhos mais que a mim? Pois você e eles engordaram com as melhores partes das ofertas de meu povo, Israel!” (1º Samuel 2.29)
Um pai segundo o coração de Deus…
1. Aquece o CORAÇÃO para manter a PIEDADE
2. ESTABELECE e AGE de acordo com as suas PRIORIDADES
3. RECONHECE e COMBATE o PECADO

 

Rolar para o topo