Boas Notícias de Esperança para Derrotar os Gigantes

BOAS NOTÍCIAS DE ESPERANÇA | 02/04
BOAS NOTÍCIAS DE ESPERANÇA PARA DERROTAR OS GIGANTES
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Davi, porém, disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.” (1° Samuel 17.45)
Assim como Davi, nós também nos deparamos com muitos gigantes em nossa vida. São problemas para os quais não vemos solução, obstáculos que nos parecem intransponíveis e adversários determinados a nos destruir. Muitas das vezes eles têm se apresentado:
• Através do desemprego;
• Através da falência de sua empresa;
• Através de uma enfermidade;
• Através de uma crise familiar;
• Através de um esfriamento espiritual;
• Através de uma dificuldade financeira;
• Através de um passado que você não pode mexer;
• Através de hábitos destrutivos;
• Através de sentimentos de rejeição e mágoa;
• Através de uma ansiedade, medo e depressão;
• Através de um filho que está nas drogas;
• Através de uma decepção amorosa;
• Através de uma perda ou luto;
• Através de uma tentação.
Desenvolvimento:
Como podemos superar tais ameaças? A julgar pelo exemplo de Davi, existem seis atitudes que devemos tomar se quisermos derrubar gigantes. Você gostaria de saber quais são elas? Olhando para a experiência de Davi, podemos encontrar boas notícias de esperança que nos ajudarão a derrotar os gigantes que se apresentam a nós.
Para derrotar os seus gigantes…
1. Seja CORAJOSO

“A coragem é uma virtude que não encontramos nos covardes.”

 
“Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (1° Samuel 17.32)
Há uma definição de coragem bastante interessante. Ela diz:

“Coragem não é a ausência de medo; é a disposição de seguir em frente apesar do medo”.

“Tenha coragem para lutar mesmo que o inimigo seja grande.”

Para derrotar os seus gigantes…
2. LEMBRE-SE do que DEUS já fez em sua vida
Davi ao enfrentar o seu gigante, trouxe à sua memória o que Deus já havia feito por ele no passado. Ele entendeu que o mesmo Deus que o livrou do urso e do leão podia muito bem livrá-lo do gigante Golias. As vitórias passadas de Davi deram a ele a fé necessária em Deus para vencer Golias. Ele disse a Saul:
“Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele. Respondeu Saul: Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade. Davi, entretanto, disse a Saul: Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu.” (1° Samuel 17.32-37)

“Os gigantes que você enfrentou no passado treinaram você para vencer os gigantes do presente.”

Para derrotar os seus gigantes…
3. ELIMINE da sua vida aquilo que pode lhe atrapalhar
“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça” (1º Samuel 17.38)
Muitas coisas desnecessárias nos atrapalham a enfrentar as nossas lutas e vencê-las. Davi focou na luta e tirou aquela armadura que só o atrapalhava:
“Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo.” (1º Samuel 17.39)
Para derrotar os seus gigantes…
4. LUTE com as armas que tem em mãos
Davi foi com tudo para cima do gigante com as armas que possuía e que sabia usar:
“Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.” (1º Samuel 17.40)
Para derrotar os seus gigantes…
5. Não dê OUVIDO às VOZES contrárias
“Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!” (1° Samuel 17.41-44)
Para derrotar os seus gigantes…
6. CREIA que Deus LUTA com você
“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.” (1° Samuel 17.45-47)

“Perto de você seu gigante é grande, porém perto de Deus ele é insignificante.”

Conclusão:
Para derrotar os seus gigantes…
1. Seja CORAJOSO
2. LEMBRE-SE do que DEUS já fez em sua vida
3. ELIMINE da sua vida aquilo que pode lhe atrapalhar
4. LUTE com as armas que tem em mãos
5. Não dê OUVIDO às VOZES contrárias
6. CREIA que Deus LUTA com você

“A fé nos faz ousar.”

Rolar para o topo