Uma Casa Aliançada com Deus

UMA CASA ALIANÇA COM DEUS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Do acampamento do vale das Acácias, Josué mandou secretamente dois espiões com a seguinte ordem: Examinem bem a terra, especialmente a cidade de Jericó. Então eles foram, entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe e se hospedaram ali.” (Josué 2.1)

“No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes no mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade… Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês!… A cidade deve ser destruída, junto com tudo o que há nela, como oferta para Deus. Somente ficará viva a prostituta Raabe e a sua família porque ela escondeu os nossos espiões.” (Josué 6.15-17)

“Depois Josué disse aos dois homens que haviam servido como espiões: Entrem na casa de Raabe, a prostituta, e tragam a família dela para fora, conforme vocês prometeram… Eles foram e fizeram sair Raabe, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e o resto da família. Tiraram todas as pessoas da casa e as puseram do lado de fora do acampamento israelita… Josué deixou que Raabe, a prostituta, e todos os seus parentes ficassem vivos porque ela havia escondido os espiões que ele havia mandado a Jericó. E os descendentes dela vivem no meio do povo de Israel até hoje.” (Josué 6.22,23,25)

Hoje iremos conhecer a história de Raabe, uma mulher que se aliançou com Deus quando abriu as portas de sua casa para receber e proteger dois mensageiros de Deus. Iremos ver durante essa reflexão que, além de ter a vida totalmente transformada, sua família recebeu livramento do Senhor no momento em que a cidade de Jericó foi totalmente destruída. O que podemos aprender sobre uma casa que tem aliança com Deus a partir da vida de uma prostituta?

Uma casa aliançada com Deus…

1. É LIBERTA por Ele.

“Do acampamento do vale das Acácias, Josué mandou secretamente dois espiões com a seguinte ordem: Examinem bem a terra, especialmente a cidade de Jericó. Então eles foram, entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe e se hospedaram ali.” (Josué 2.1)

O fato de receber os servos de Deus em sua casa, possibilitou a libertação de Raabe e de sua família.

Uma casa que tem aliança com Deus passou pelo processo de libertação.

Uma casa aliançada com Deus…

2. É PROTEGIDA por Ele.

“Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e disse a eles: Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês, os israelitas. Para dizer a verdade, todos nós estamos morrendo de medo… Soubemos que o SENHOR secou o mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito. Também ficamos sabendo como, a leste do rio Jordão, vocês mataram Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e destruíram os seus exércitos… Quando ouvimos essas coisas, perdemos a coragem e todos nós ficamos com muito medo por causa de vocês. O Deus de vocês, o SENHOR, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra… Então agora jurem em nome do SENHOR e prometam que vão ser bons para a minha família porque eu também tratei vocês com bondade. Para isso peço que me dêem um sinal que não deixe dúvida… Salvem o meu pai, a minha mãe, os meus irmãos e as minhas irmãs e as famílias deles. Não deixem que nos matem… Os homens responderam: Nós prometemos. E, se não cumprirmos a nossa palavra, nós é que deveremos morrer, e não você! Se você não contar a ninguém o que estamos fazendo, fique certa de que cumpriremos a nossa promessa. Quando o SENHOR nos der esta terra, seremos bons para você e mostraremos que somos homens de palavra… Raabe morava numa casa construída na muralha da cidade. Por isso ela pôde fazer os espiões descerem pela janela, usando uma corda… Ela disse: Vão para as montanhas. Se não, os homens que estão procurando vocês vão achá-los. Escondam-se lá três dias, até que eles voltem. Depois vocês podem ir embora… Os espiões disseram: Cumpriremos o juramento que você nos pediu que fizéssemos, mas com as seguintes condições: quando invadirmos a sua terra, amarre este cordão vermelho na janela de onde você nos fez descer. Junte, dentro da sua casa, o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e todos os parentes do seu pai… Se alguém sair da casa, será culpado da sua própria morte, e nós não seremos responsáveis. Mas, se alguém que estiver com você for ferido dentro de casa, a culpa será nossa… E, se você contar o que estamos fazendo, não seremos obrigados a cumprir o nosso juramento… Raabe respondeu: Eu concordo. Então ela deixou que eles fossem embora. E Raabe amarrou o cordão vermelho na janela.” (Josué 2.8-21)

“Os protegidos de Deus sempre apresentam um sinal de identificação.”

Assim como Raabe e sua casa foram protegidas por uma aliança, somos também protegidos pela aliança que fizemos com Deus.

Uma casa aliançada com Deus…

3. É TRANSFORMADA por Ele para TRANSFORMAR uma geração inteira.

“Josué deixou que Raabe, a prostituta, e todos os seus parentes ficassem vivos porque ela havia escondido os espiões que ele havia mandado a Jericó. E os descendentes dela vivem no meio do povo de Israel até hoje.” (Josué 6.25)

“Você foi transformado para que a futura geração seja transformada.”

Raabe, ao se aliançar com o único e verdadeiro Deus, tem sua casa e sua história transformadas pela fé. Quando fazemos uma aliança com Deus não há somente salvação, mas transformação de caráter, postura, identidade e de uma descendência inteira. Raabe casa-se com um judeu chamado Salmom e através desta aliança matrimonial passa fazer parte da genealogia de Cristo como citado em Mateus 1.5. Sabe o que aprendo aqui?

“Deus transforma o destino de uma geração quando reconhecemos e aceitamos seguir Jesus.”

Conclusão:

A história de Raabe nos ensina que, quando fazemos uma aliança com Deus, toda nossa raiz de pecado, os erros que cometemos e uma descendência destruída é liberta e transformada para uma nova vida, pois agora decidimos estar comprometidos com um único e verdadeiro Deus, fazendo parte da sua família, em Cristo Jesus.

Rolar para o topo