Uma Igreja que Consolida Através do Discipulado

SÉRIE “A IGREJA DE DENTRO PARA FORA” | 04/05
UMA IGREJA QUE CONSOLIDA ATRAVÉS DO DISCIPULADO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.18-20)

A igreja de dentro para fora tem um grande desafio: consolidar todos os crentes através do discipulado. A missão que Jesus deu aos seus discípulos do passado não acabou. A missão de fazer discípulos que Deus deu à igreja dos nossos dias ainda está em vigor e precisa ser cumprida. O que faz uma igreja de dentro para fora que consolida através do discipulado? Quais são objetivos de se consolidar os crentes através do discipulado? Que benefícios o discipulado produz?

A igreja que consolida através do discipulado…

1. Leva as pessoas ao CONHECIMENTO da PALAVRA.

O que mais poderá alimentar um discípulo de Jesus do que a Palavra viva e eficaz de Deus? É impossível obedecer a Deus sem conhecer a Sua Palavra. O ensino da Palavra é o único alimento capaz de levar um crente à maturidade. Nada pode tomar o lugar da Palavra na vida dos discípulos de Jesus. Sobre a fundamental importância da Palavra na vida de um discípulo verdadeiro, vamos olhar para dois textos bíblicos:

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2ª Timóteo 3.16,17)

Jesus disse certa vez: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8.31-32).

A igreja que consolida através do discipulado…

2. Impulsiona as pessoas à SANTIFICAÇÃO.

O conhecimento da Palavra é o grande instrumento de Deus para que o discípulo possa caminhar no processo de santificação. Jesus faz seguinte citação em sua oração: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17).

“O discípulo é uma pessoa em constante batalha contra o pecado para viver conforme a vontade de Deus.”

A igreja que consolida através do discipulado…

3. Garante a FÉ das próximas GERAÇÕES.

Sem discipulado não há perpetuação da fé. Os nossos filhos espirituais darão continuidade ao que estamos fazendo se forem bem discipulados. Somente o discipulado garante essa continuidade. O salmo 78 afirma que Deus nos deu um legado de fé: “… Contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.” (Salmo 78.4).

“Se você não passar o bastão corretamente, seus filhos perderão a corrida.”

“Não há sentido em fazer o que estamos fazendo se os nossos filhos espirituais e biológicos se perderem no meio do processo.”

Se não consolidarmos nossos filhos biológicos e espirituais através do discipulado, estaremos matando a fé das próximas gerações e vivendo um cristianismo egoísta e irresponsável.

Conclusão:

A igreja que consolida através do discipulado…
1. Leva as pessoas ao CONHECIMENTO da PALAVRA.
2. Impulsiona as pessoas à SANTIFICAÇÃO.
3. Garante a FÉ das PRÓXIMAS GERAÇÕES.

Rolar para o topo