Uma Igreja Voltada para Cidade

SÉRIE “A IGREJA DE DENTRO PARA FORA” | 01/05
UMA IGREJA VOLTADA PARA CIDADE

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. […] Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem. […] O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias.” (Neemias 1.1-4,11;6.15)

Neemias foi um homem que olhou para uma circunstância desagradável e triste e resolveu avançar e enfrentar cara a cara o problema. Neemias decidiu fazer parte da reconstrução de uma cidade pelo poder da fé. Então, o que precisamos fazer para reconstruir cidades pela influencia do reino dos céus que pertencemos?

Uma igreja voltada para cidade…

1. Identifica as ÁREAS QUEBRADAS da cidade.

“As palavras de Neemias, filho de Hacalias: No mês de quisleu, no vigésimo ano, enquanto eu estava na cidade de Susã, Hanani, um dos meus irmãos, veio de Judá com alguns outros homens, e eu lhes perguntei acerca dos judeus que restaram, os sobreviventes do cativeiro, e também sobre Jerusalém. E eles me responderam: Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província, passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo.” (Neemias 1.1-3)

Uma igreja voltada para cidade…

2. Compartilhe TUDO com Deus antes de agir.

“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando, jejuando e orando ao Deus dos céus. […] Senhor, que os teus ouvidos estejam atentos à oração deste teu servo e à oração dos teus servos que têm prazer em temer o teu nome. Faze que hoje este teu servo seja bem sucedido, concedendo-lhe a benevolência deste homem.” (Neemias 1.4,11)

Uma igreja voltada para cidade…

3. Reconhece que A PARTIR dela é que começa a RECONSTRUÇÃO da cidade.

“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos, que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para ouvir a oração que o teu servo está fazendo dia e noite diante de ti em favor de teus servos, o povo de Israel. Confesso os pecados que nós, os israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado contra ti. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.” (Neemias 1.5-7)

Uma igreja voltada para cidade…

4. Confia e descansa na SOBERANIA de Deus.

“Quando, porém, Sambalate, o horonita, Tobias, o oficial amonita, e Gesém, o árabe, souberam disso, zombaram de nós, desprezaram-nos e perguntaram: O que é isso que vocês estão fazendo? Estão se rebelando contra o rei? Eu lhes respondi: O Deus dos céus fará que sejamos bem sucedidos. Nós, os seus servos, começaremos a reconstrução, mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês!” (Neemias 2.19,20)

“O muro ficou pronto no dia vinte e cinco de elul, em cinquenta e dois dias.” (Neemias 6.15)

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)

“Você não precisa temer, pois o Soberano nunca perde o controle!”

Conclusão:

Muitos têm tentado reconstruir cidades, mas só nós temos o poder de reconstruí-las de forma correta, sólida e extraordinária, não por causa de nós, mas por conta de quem nos lidera. Ele é o cabeça da Igreja, Ele é o reconstrutor de vidas e do Reino eterno estabelecido nas cidades em que a Igreja está inserida.

Uma igreja voltada para cidade…
1. Identifica as ÁREAS QUEBRADAS da cidade.
2. Compartilhe TUDO com Deus antes de agir.
3. Reconhece que A PARTIR dela é que começa a RECONSTRUÇÃO da cidade.
4. Confia e descansa na SOBERANIA de Deus.

Rolar para o topo