Uma Vida de Devoção

A VIDA QUE VALE A PENA | 03/03
UMA VIDA DE DEVOÇÃO
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, isto é, os ministros, os governadores, os prefeitos e as outras autoridades, nos reunimos e concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor. Se durante esse tempo alguém fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer outro homem, essa pessoa será jogada na cova dos leões. Portanto, ó rei, dê a ordem e a assine, a fim de que não possa ser anulada. De acordo com a lei dos medos e dos persas, essa ordem não poderá ser anulada. O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada. Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia. […] Então o rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve. […] De manhã, cedinho, ele se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Ali, com voz muito triste, ele disse: Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? Daniel respondeu: Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.” (Daniel 6.7-22 NTLH)
O que podemos aprender sobre uma vida de devoção a partir da experiência de Daniel?
Quando você vive uma vida de devoção…
1. Nenhuma ACUSAÇÃO pode atingi-lo
Isso não quer dizer que as pessoas não possam acusá-lo, porém suas acusações não encontrarão um terreno fértil, não prosperarão. Veja a situação que envolveu a vida de Daniel:
“Aí os outros ministros e os governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito, e ninguém podia acusá-lo de ter feito qualquer coisa errada. Então eles disseram uns aos outros: Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele.” (Daniel 6.4-5 NTLH)
Entenda que, se você viver uma vida de a devoção, nenhuma acusação poderá atingi-lo. Você não precisa ser chato, intolerante, mas precisa ser firme, ser dedicado ao que Jesus diz mesmo diante de tantos desafios que você vive. A Bíblia diz:
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8.1)
Quando você vive uma vida de devoção…
2. Você não faz CONCESSÕES
Daniel, foi colocado numa situação extrema, sua vida estava em risco. Seus opositores conseguiram uma medida provisória com o rei. Agora Daniel não poderia orar a Deus como era de costume por causa do decreto do rei. Se ele fizesse isso, seria lançado na cova dos leões. Mas, prestem atenção no que fez Daniel quando soube do decreto:
“Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus.” (Daniel 6.10-11 NTLH)

“A minha devoção a Deus não me permite concordar com aquilo que Ele não concorda.”

A pergunta é a seguinte: como você se posiciona diante desse mundo que lhe pressiona a fazer coisas que Deus não concorda? Você abre mão dos princípios estabelecidos por Deus ou não? Deus exige um posicionamento daqueles que vivem uma vida de devoção a Ele.
Quando você vive uma vida de devoção…
3. Você recebe OPOSIÇÃO
Os líderes da Babilônia foram direto entregar Daniel ao rei:
“Aí eles disseram ao rei: Mas Daniel, um dos prisioneiros que vieram da terra de Judá, não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia.” (Daniel 6.13)
Por causa da nossa devoção a Deus, a oposição nos encontra na família, no trabalho, na universidade, nas ruas, entre amigos. Mas, também, encontramos no Senhor a força e a coragem para vencermos toda oposição que se levantar contra nós. Jesus disse aos seus discípulos do passado e a nós, discípulos de hoje:
“… E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.20)
Quando você vive uma vida de devoção…
4. Você experimenta os RESULTADOS dessa aliança
Daniel foi jogado na cova dos leões, mas os leões não tocaram em Daniel. O rei passou a noite com insônia, incomodado, porque sabia que Daniel tinha valor. Logo pela manhã, o rei correu e foi ver o que havia acontecido e, quando perguntou por Daniel, ele respondeu:
“O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.” (Daniel 6.22 NTLH)
Não se preocupe se você será jogado na cova dos leões por causa da sua devoção a Deus, os resultados dessa devoção vão chegar, você vai colher os frutos dessa aliança com Deus.

“No meio dos leões deste tempo, confie no Leão de Judá.”

Conclusão:
Só há uma opção na vida que a faz valer a pena: viver uma vida devoção, de completa dedicação a Deus. É isso que traz plena satisfação e nos faz viver a vida abundante que Deus nos prometeu.
Quando você vive uma vida de devoção…
1. Nenhuma ACUSAÇÃO pode atingi-lo
2. Você não faz CONCESSÕES
3. Você recebe OPOSIÇÃO
4. Você experimenta os RESULTADOS dessa aliança

 

Rolar para o topo