Uma Vida de Fidelidade

A VIDA QUE VALE A PENA | 01/03
UMA VIDA DE FIDELIDADE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
Textos bíblicos: Daniel 1.1-19; Daniel 2.46-48
A fidelidade começa quando somos transformados e, em todo nosso comportamento, somos fiéis a Deus. A Bíblia diz:
“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração.” (Provérbios 3.3)
De acordo com a experiência de Daniel, como é possível viver uma vida de fidelidade a Deus? Quais são os benefícios de viver uma vida de fidelidade a Deus?
Uma vida de fidelidade a Deus…
1. REVELA a nossa verdadeira identidade.
“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” (Daniel 1.8)
Qual é a identidade que a sua vida revela? A identidade do céu ou a identidade da terra?
Uma vida de fidelidade a Deus…
2. Tem o desejo de AGRADÁ-LO em tudo.
“Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias: peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber.” (Daniel 1.11-12)
Daniel não se preocupou em agradar aos outros, nem ao rei, nem ao chefe dos eunucos e nem aos seus novos companheiros. A prioridade de Daniel era agradar a Deus e isso se chama fidelidade!
Precisamos  atender a expectativa de Jesus quando disse:
“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)
Uma vida de fidelidade a Deus…
3. Possui um TESTEMUNHO irretocável.
“O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.” (Daniel 1.19)
Daniel não perdeu de vista seu dever de cristão: testemunhar com fidelidade sobre a pessoa de Deus. Ele e seus três amigos testemunharam para o chefe dos eunucos, para o cozinheiro chefe, para os demais jovens que participavam do treinamento e para o rei. Esse testemunho foi tão forte que o rei não teve outra coisa a fazer senão dizer que a vida de Daniel e dos seus amigos era uma vida irretocável, irrepreensível, incomparável.
Uma vida de fidelidade a Deus…
4. ELEVA o nosso nível de influência.
“Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso. O rei disse a Daniel: Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis é aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério. Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província.” (Daniel 2.46-48)
Daniel e seus três amigos foram examinados, aprovados e considerados dez vezes mais sábios que os outros. Como resultado, cada um dos quatro foi colocado em um alto cargo. Eles chegaram como escravos e foram promovidos a governadores. Tudo isso aconteceu porque eles foram fiéis a Deus e o Senhor os honrou.

“Nosso papel é obedecer, o papel de Deus é nos promover.”

Conclusão:
A nossa fidelidade e obediência também estão sendo diariamente provadas. O fiel testemunho de Daniel e seus amigos são uma referência quando tivermos que fazer escolhas entre o certo e o errado. Eles escolheram viver uma vida de fidelidade a Deus acima de tudo! Seja fiel a Deus e viva uma vida que vale a pena!

 

Rolar para o topo