Encontrando Forças para Continuar

ENCONTRANDO FORÇAS PARA CONTINUAR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus. Então Davi disse ao sacerdote Abiatar, filho de Aimeleque: Traga-me o colete sacerdotal. Abiatar o trouxe a Davi, e ele perguntou ao Senhor: Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? E o Senhor respondeu: Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros. Davi e os seiscentos homens que estavam com ele foram ao ribeiro de Besor, onde ficaram alguns, pois duzentos deles estavam exaustos demais para atravessar o ribeiro. Todavia, Davi e quatrocentos homens continuaram a perseguição. Encontraram um egípcio no campo e o trouxeram a Davi. Deram-lhe água e comida: um pedaço de bolo de figos prensados e dois bolos de uvas passas. Ele comeu e recobrou as forças, pois tinha ficado três dias e três noites sem comer e sem beber. Davi lhe perguntou: A quem você pertence e de onde vem? Ele respondeu: Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias. Nós atacamos o Neguebe dos queretitas, o território que pertence a Judá e o Neguebe de Calebe. E incendiamos a cidade de Ziclague. Davi lhe perguntou: Você pode levar-me até esse bando de invasores? Ele respondeu: Jura, diante de Deus, que não me matarás nem me entregarás nas mãos de meu senhor, e te levarei até eles. Quando ele levou Davi até lá, eles estavam espalhados pela região, comendo, bebendo e festejando os muitos bens que haviam tomado da terra dos filisteus e de Judá. Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com a exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou; nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo. E tomou também todos os rebanhos dos amalequitas, e seus soldados os conduziram à frente dos outros animais, dizendo: Estes são os despojos de Davi.” (1º Samuel 30.1-20)
Olhando para este momento da história enfrentado por Davi, podemos aprender algumas lições práticas que nos ajudarão a encontrar forças para continuar.
Você encontra forças para continuar…
1. DERRAMANDO suas lágrimas diante de Deus.
“Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças”. (1º Samuel 30.4)
Chorar não é sinal de fraqueza, mas sim um sinal de que alguma coisa está errada, e, algo deve ser feito. Quem chora está dizendo que não pode se conformar com a própria derrota e que precisa reagir diante da crise. Qual tem sido a sua primeira alternativa diante da crise que você está enfrentando: choro ou negação?
Você encontra forças para continuar…
2. RENOVANDO seu ânimo em Deus.
“Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus.” (1º Samuel 30.6)
Você está cansado, esgotado e abatido? Você não tem mais força para continuar? Deus quer lhe ajudar a recuperar o ânimo para enfrentar o problema!
“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)
“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.” (Salmos 28.7)
“Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.” (Isaías 40.29)
Você encontra forças para continuar…
3. BUSCANDO a direção de Deus.
Davi optou por buscar a direção de Deus:
“E ele perguntou ao SENHOR: Devo perseguir esse bando de invasores? Irei alcançá-los? E o SENHOR respondeu: Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”. (1º Samuel 30.8)
Ainda que as coisas não estejam indo bem para você, pare para ouvir o conselho de Deus:
“Clame a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.” (Jeremias 33.3)
Você encontra forças para continuar…
4. LUTANDO para mudar as circunstâncias.
“Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até à tarde, e nenhum deles escapou, com exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo.” (1º Samuel 30.17-19)
Pelo quê é que você precisa batalhar hoje? Qual é o cenário da sua vida que precisa mudar? Então, lute!
Conclusão:
Você encontra forças para continuar…
1. DERRAMANDO suas lágrimas diante de Deus;
2. RENOVANDO seu ânimo em Deus;
3. BUSCANDO a direção de Deus;
4. LUTANDO para mudar as circunstâncias.

 

Rolar para o topo