Uma Voz de Compaixão

A VOZ PROFÉTICA | UMA CONVERSA COM OS PROFETAS | 04/04
UMA VOZ DE COMPAIXÃO

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

“E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.” (Oseias 3.1)

Oseias foi uma voz de compaixão em seu tempo. Quais sãos as lições que você precisa aprender a partir da história de vida do profeta Oseias? Como você pode se tornar uma voz de compaixão para seu tempo?

Para ser uma voz de compaixão…

1. Decida viver COMPLETO

“Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.” (Oseias 1.3)

A Bíblia diz que a mulher que ele tomou para si chamava-se Gômer, que significa: “completa”. Todavia, é possível perceber que Gômer, ao contrário do que seu nome indica, vivia uma vida de extremo vazio e busca por satisfação, propósito e existência que a faziam escrava e refém de relacionamentos promíscuos, de co-dependência afetiva e do dinheiro. Quantas vezes nos iludimos com a ideia que existe uma forma de sermos completos sem Deus? Sem Deus, o que resta é uma vida escrava, sem propósito, sem valor e sem graça. Você só será uma pessoa completa se estiver em e com Deus e obedecê-lo.

Para ser uma voz de compaixão…

2. Viva o AMOR e o PERDÃO outra vez

“E o Senhor me disse: vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas.” (Oseias 3.1-2)

A Bíblia diz que ela decide voltar à vida de prostituição. E Deus fala com o profeta novamente: “E o SENHOR me disse: Vai outra vez…” (Oseias 3.1a)

Para ser a voz profética de compaixão é preciso crer nesse amor inigualável de Deus, que insiste em amar quem aparentemente merece punição. Precisamos profetizar desse amor de Deus, que persevera, que é incompreensível, imerecido, incondicional.

Billy Graham disse: “Convencer é a função do Espírito Santo, julgar é a função de Deus e a minha função é amar.” (Billy Graham)

A Bíblia diz: “Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste.” (Neemias 9.17b)

Para ser uma voz de compaixão…

3. Aceite que um PREÇO foi PAGO por você

“E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada.” (Oseias 3.2)

Agora Oseias vai pagar o preço por ela e tem o desafio de amá-la novamente, cuidar dela, honrá-la e levá-la pra casa. E ele não só a comprou de maneira desinteressada, mas a comprou para ele. Uma vez que o preço foi pago, agora ela é livre e pode desfrutar de um verdadeiro amor, de um lar, de uma família. Da mesma forma, cremos que a Cruz foi o pagamento completo e suficiente para que nunca mais vivêssemos presos pelos nossos pecados e iludidos na falsa completude de uma vida sem Deus.

A Bíblia diz: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.8)

Conclusão:

O mesmo Deus que chamou Oseias para ser uma voz profética de compaixão para o seu tempo, está nos chamando para sermos a sua voz profética de compaixão para este tempo. Ele obedeceu a Deus e sua vida foi uma pregação para sua geração. Que sejamos como o profeta Oseias!

Para ser uma voz de compaixão…
1. Decida viver COMPLETO
2. Viva o AMOR e o PERDÃO outra vez
3. Aceite que um PREÇO foi PAGO por você

Rolar para o topo