Uma Voz para este Tempo

A VOZ PROFÉTICA | UMA CONVERSA COM OS PROFETAS | 01/04
UMA VOZ PARA ESTE TEMPO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“… E eu estava entre os exilados, junto ao rio Quebar. Abriram-se os céus, e eu tive visões de Deus.” (Ezequiel 1.1)

Nossa conversa de hoje será com o profeta Ezequiel. Ele foi chamado por Deus do sacerdócio para servir como profeta. O ministério profético de Ezequiel foi essencial para o povo judeu exilado na Babilônia. Ezequiel foi levantado por Deus com uma voz para o seu tempo! Da mesma forma como foi com Ezequiel, Deus está nos levantando com uma voz profética para este tempo. Vamos olhar para a experiência que o profeta Ezequiel teve quando, em visão, Deus o levou a um vale de ossos secos. Vamos abrir nossas Bíblias e ler o texto de Ezequiel 37.1-10:

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só tu o sabes. Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’. E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” (Ezequiel 37.1-10)

O que esse texto pode nos ensinar a respeito da responsabilidade que temos de ser uma voz para este tempo? Por que precisamos assumir o nosso papel profético neste momento tão difícil da história da humanidade? Por que Deus nos chama para ser sua voz para este tempo?

Seja uma voz para este tempo…

1. Profetizando ESPERANÇA

Aos olhos humanos, não havia mais esperança para o povo de Deus. E aqui se manifesta uma das mais lindas missões do ministério de um profeta: ser a voz que profetiza a esperança! A Bíblia diz: “Porei o meu Espírito em vocês, e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra. Então vocês saberão que eu, o Senhor, falei, e o fiz seus companheiros, palavra do Senhor.” (Ezequiel 37.14)

O povo recebeu de volta a sua terra, mas também foi transformado para ter um andar digno de ser chamado povo de Deus, obedecendo à lei de Moisés. A Bíblia diz: “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.” (Ezequiel 36.26,27)

“Seja um profeta da esperança, não um profeta do caos.”

Seja uma voz para este tempo…

2. Profetizando RESTAURAÇÃO

“Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.”
(Ezequiel 37.2)

Ezequiel, obedecendo a ordem de Deus, profetizou sobre aquele vale de ossos secos e a obra especial da graça de Deus começou a reverter toda aquela situação, trazendo restauração.

 A voz profética de restauração trouxe ORDEM

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.” (Ezequiel 37.7)

 A voz profética de restauração trouxe REVESTIMENTO

“Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.” (Ezequiel 37.8)

 A voz profética de restauração trouxe VIDA

“A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’.” (Ezequiel 37.9)

“Realizar obras inesperadas é a especialidade de Deus.”

Seja uma voz para este tempo…

3. Profetizando CONQUISTA

“Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” (Ezequiel 37.10)

Em conexão com a vontade de Deus, a voz profética de Ezequiel transformou um vale de ossos em um grande exército. Será que você consegue perceber a grandeza e o impacto de uma voz profética? Será que você consegue compreender que Deus o chamou para ser uma voz para este tempo, onde muitos encontrarão esperança, serão restaurados e viverão suas conquistas?

Conclusão:

“No vale de ossos secos, ou você é vale, ou você é profeta. A forma como você vai se posicionar determinará quem você é.”

“Todo vale antecede um ambiente de milagres.”

Quando estiver diante de um vale de ossos secos, profetize com aquilo que você ouve do céu e não da sua alma. Seja um profeta no vale, não seja o vale. Ponha-se em pé, posicione-se diante do vale, ouça a voz do Senhor e, então, seja uma voz para o seu tempo – profetize. Acredite que o vale se tornará em um poderoso e numeroso exército.

Seja uma voz para este tempo…
1. Profetizando ESPERANÇA
2. Profetizando RESTAURAÇÃO
3. Profetizando CONQUISTA

Rolar para o topo