Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vença a Ansiedade (22/10/2015 – quinta)

SÉRIE: MAIS QUE VENCEDOR | 5/6
VENÇA A ANSIEDADE
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“O que será que me dá,
Que me queima por dentro será que me dá,
Que me perturba o sono será que me dá,
Que todos os tremores me vêm agitar,
Que todos os ardores me vêm atiçar,
Que todos os meus nervos estão a rodar.” ( Chico Buarque)
Podemos responder a essa indagação do poeta porque sabemos o que é isso; isso se chama ansiedade. Vi muitos significados dessa palavra que nos é tão íntima e diária. Uma delas me chamou atenção que, no grego, ela significa estrangulamento; estar divido; estar em oposição contrária.
Com esses dois conceitos de ansiedade, uma como “estrangulamento” e outra “estar em direção contrária”, chego à conclusão de que estamos vivendo no Reino de Deus, mas sufocados pela ansiedade e de maneira contrária ao que Ele planejou. Em Provérbios, lemos os seguinte:
“O coração ansiosos deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Provérbios 12.25)
Essa série “MAIS QUE VENDEDOR” vem a nós como uma palavra bondosa para nos tirar da vida cabisbaixa e destruída pela ansiedade e nos animar para que vivamos a vida que nos é dada em Cristo Jesus em sua morte e ressurreição.
Em nossa cultura tudo é diagnosticado por doença, e é verdade que muitos estão doentes emocionalmente por causa da ansiedade crônica e intensa. Mas antes de virar doença da alma, Deus já havia diagnosticado como fruto do pecado, fruto da nossa falta de relacionamento com Ele, porque a ansiedade enfatiza o ponto de vista humano e estraga o ponto de vista de Deus.
Hoje, precisamos relembrar a que reino pertencemos e abandonar o pecado que nos rodeia, nos embaraça e nos deixa ansiosos. Não somos deste sistema maligno, já vencemos em nome de Jesus.
A Palavra bondosa de Deus nos diz: cuidem dos seus corpos porque são o templo do Espírito Santo. Mas o mundo, que nos deixa ansiosos, nos diz que temos que transformá-lo em esculturas perfeitas, para que outros cobicem. A palavra bondosa de Deus nos diz que Ele nos fez com características diferentes, mas o mundo nos deixa ansiosos quando diz que temos que ser melhores e não interdependentes. A palavra bondosa de Deus nos diz para trabalharmos para o nosso sustento, mas o mundo nos convence de que temos que ter para ser e nos tornamos escravos de coisas e vivemos ansiosos. A palavra bondosa de Deus nos diz que há tempo para tudo, mas o mundo nos faz correr atrás do vento em todo tempo e nos deixa ansiosos com a sensação que estamos perdendo tempo.
O que você vai decidir nessa noite: ouvir a palavra bondosa de Deus que nos anima ou as vozes do nosso coração e da sociedade que nos deixam estrangulados e divididos em direção contrária ao reino de Deus?
Para você vencer a ansiedade…
1. Precisa AQUIETAR-SE no Senhor
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará a mente e o coração de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7)
Há três maneiras de nos aquietar de acordo com esse texto:

  • Fazer conhecidas as preocupações a Deus;
  • Agradecer pelo cuidado;
  • Experimentar a paz, que guardará nossas mentes e corações.

A ansiedade começou a tomar conta de nossas mentes e corações? Não compartilhe no facebook, twitter e whatsapp. Compartilhe com seu Pai, seu criador, porque Ele nos convida a lançá-la sobre Ele, porque Ele cuida de nós. Quantas de nossas ansiedades poderiam ser vencidas se aprendêssemos essa simples atitude, parar tudo e conversar com o Pai. Creio que Ele o lembrará dos seus cuidados, de quem Ele é e você voltará a ter fôlego para viver.
O interessante nesse texto que não é só pedir; é já agradecer, porque já sabemos que falar nos ajuda a desabafar. Há tantas pessoas doentes porque não falam, vivem remoendo suas preocupações, mas quando a Bíblia nos convida a vencer a ansiedade através do diálogo com Deus, ela também faz que as ações de graças brotem dos nossos lábios, porque a boca fala do que o coração está cheio, e no coração preenchido, envolvido pela presença de Deus, brota ações de graças. Boca da qual só sai murmuração e ansiedade é de gente que ainda não seguiu a ordem de falar com Deus. Sabemos que somos rápidos para reclamar e lentos para agradecer.
Então, aquiete-se no Senhor, compartilhe com Ele suas ansiedades e, logo, comece a agradecer pela certeza do cuidado e Deus sobre a sua vida. Isso fará com que nossas mentes e corações, que antes estavam apreensivo e preocupados, experimentem um tempo de paz e tranquilidade depois de estarmos na presença de Deus.
Um quadro ganhou o prêmio por relatar a paz. O artista desenhou uma cachoeira com suas águas turbulentas e um pássaro tranquilo em seu galho tão frágil. Sabemos que temos motivos para ficarmos ansiosos e preocupados, mas, aquietar-se em Deus e experimentar sua presença é viver em um mundo turbulento, mas estar em paz, porque Deus está cuidando de nós.
Ele não perdeu o controle, tudo está em suas mãos então lembre-se do que o salmista disse no Salmo 46: “aquieta-se e saiba que Eu sou Deus” e vença a ansiedade.
Para você vencer a ansiedade…
2. Precisa CRER na PROVISÃO de Deus
“Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: a minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” (Lamentações 3.19-26)
Se você crer na Palavra, você vencerá a ansiedade. Um pecado que a ansiedade revela é o pecado da incredulidade. A ansiedade nos mostra que ainda desconfiamos de Deus, desconfiamos que dessa vez tenhamos que nos virar sozinho, desconfiamos que Deus esteja longe e não se preocupa com nossa existência.
Para vencermos a ansiedade temos que lembrar o que nos dá esperança. Temos que substituir a ansiedade pela lembrança dos atos de Deus na história e sua promessa sempre cumprida na vida daqueles que se voltam para Ele. É característica de Deus ser provedor. No início de tudo, Ele criou todas as coisas e proveu tudo para que o homem, criado à sua imagem e semelhança, vivesse.
Após o pecado, o homem começou a procurar suas próprias provisões, mas Deus tomou a inciativa para prover o que realmente o homem precisaria, prometeu Jesus, a provisão que a humanidade voltaria a ser o que o criador planejou. Durante a história bíblica vemos Deus em todo tempo provendo nas mais variadas situações da vida, seja no deserto, seja na abundância, seja no exílio, seja na terra prometida. A provisão de Deus não acontece por nosso merecimento e, sim, por causa do Seu caráter. Mesmo quando somos infiéis, Ele se mantém fiel, porque não pode negar a si mesmo. A cada dia suas misericórdias se renovam e Ele deseja prover sua graça a todos, como disse Jesus: Ele manda o sol e a chuva para os bons e maus. Mergulhando na revelação bíblica de quem Deus é precisamos crer que em todo tempo Deus proverá.
Nos dias atuais, onde temos acesso a tantas más notícias, a tendência é deixarmo-nos ser contaminados e a ansiedade ser uma constante em nossa vida, e sermos acometidos por diversas síndromes que nos estrangulam a viver. Vivemos, mas sufocados, atemorizados, desesperançosos, cabisbaixos. Mude essa situação enchendo-se com a Palavra de Deus. O fim não chegou; esse tempo já foi previsto por Deus, mas a promessa é que Ele estaria conosco todos os dias. Sua provisão é a certeza de que não nos abandonaria, de que viria ao nosso socorro, de que seria nosso refúgio, de que somos mais que vencedores, porque Cristo vive e nós também viveremos e reinaremos com Ele.
Deus tem respondido ao meu coração ansioso e angustiado, ao ver tantas injustiças, ao ver os rostos daqueles refugiados, com frio, com fome, desesperados, falando ao meu coração: eu estou com eles. E, por várias vezes, Deus me mostrou nitidamente essa presença. Mesmo em tragédias humanas, percebemos a graça de Deus. Se lermos bibliografias que relatam histórias tristes, sempre veremos a mão de Deus se manifestando. Por isso, vença a ansiedade, crendo que Ele proverá as suas necessidades.
Para você vencer a ansiedade…
3. Precisa MUDAR o FOCO de sua vida
“Busquem, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Andar ansioso, ser vencido pela ansiedade também revela que o nosso coração está em tesouros que se findam, mas que são preciosos para cada um de nós. Olhando para Jesus e sua missão, em nenhum momento o vemos ansioso por coisa alguma, porque o foco da sua vida não tinha a ver com Ele e sim em fazer a vontade de Deus.
O texto que lemos diz que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as nossas necessidades serão supridas. Quando buscamos a nossa sobrevivência, sempre andaremos ansiosos, porque não seremos saciados e sempre acharemos que algo nos falta e seremos tentados como povo de Israel, de desejar o passado de escravidão em vez da presença de Deus que em tudo nos supre.
Para vencer a ansiedade precisamos nos tirar do centro e nos lançar a viver os propósitos de Deus, pois, além de sermos supridos em tudo, nos livraremos de uma vida ansiosa. Como vimos no início da mensagem o conceito de ansiedade significa estar dividido; estar em direção oposta. Quando dizemos que somos do Senhor, mas agimos contrário disso, tornamo-nos pessoas divididas, andando em direção oposta, e isso produz ansiedade.
Quem vive segundo seu “EU” e suas necessidades, vive ansioso, com o foco de obter coisas necessárias para sua sobrevivência.
Precisamos olhar para nossas lutas diárias e lembrar que tudo é passageiro, não é aqui que viveremos uma vida de descanso, estamos no tempo de consolidação do reino de amor, de paz, de justiça, mas só é uma amostra grátis do que Deus tem preparado para nós. Entretanto, se em vez de fixarmos nosso olhar para o futuro prometido em Deus focarmos no mundo que já esta sepultado e apodrecido junto com satanás, seremos contaminados pela morte, mesmo crendo que a morte já foi vencida por Jesus.
Nesse mundo é certo: tudo é incerto; mas o reino que buscamos em Deus é certo e eterno e já foi inaugurado pela graça de Deus, já somos Dele. Então, mude seu foco de vida e a ansiedade deixará de ser sua companheira.
Não coloque sua vida em coisas, objetos como centro dos seus desejos e sim deseje amar a Deus e ao próximo. Deus não nos pede para deixarmos de agir, de lutar, mas tudo que viermos a fazer seja para glória do nome dele e não um desenfreado ativismo que tem muita mais a ver com nossas conquistas do que viver para o reino eterno.
Para você vencer a ansiedade…
4. Precisa ABANDONAR o viver ANTECIPADO
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)
De tudo que nos deixa ansiosos, 40% não acontecerão. A ansiedade nos remete a viver do “SE”: o que farei se isso acontecer, se ficar desempregado, se meu filho adoecer, se meu marido morrer, se não conseguir um marido, se não conseguir ter filhos, se essa situação não melhorar, se a crise me pegar.
Na verdade, esses “SE” nos enlouquecem, minam as nossas forças para as reais situações que nos acometerão na vida. Com isso, vivemos em uma sociedade que prevê tantas situações e tantas maneiras de agir, que muitas coisas que no passado eram prazerosas, hoje são um canteiro de ansiedade. Exemplo: criação de filhos, era algo natural, prazeroso, hoje somos tão informados, mas somos os mais inseguros e ansiosos na função de pais.
Jesus deseja que aprendamos a viver cada problema diário do que os imaginários criados por nossa mente doente e controlada pela ansiedade. No livro “O Mestre da Sensibilidade”, Augusto Cury diz: “Sofrer pelo que pode acontecer é autoflagelo inútil”. A Palavra de Deus para você e eu vencermos a ansiedade é: basta a cada dia seu mal. Pense no amanhã para planejá-lo e tomar algumas precauções, mas não viva o amanhã.
A tarefa dificílima é nos ocuparmos com o hoje e deixarmos a preocupação do amanhã nas mãos de Deus. Que sejamos capazes de nos ocupar com a agenda de Deus para hoje e deixar o amanhã nas mãos Dele e o nosso compromisso de viver a cada dia seja renovado pelas misericórdias de Deus em sua dependência.
Conclusão:
Quero terminar a reflexão de hoje com uma letra de uma canção com o título “De Hoje em Diante”.
De hoje em diante escolho viver com Jesus
De hoje em diante escolho viver com Jesus
Como um barco que alcança o porto eu encontrei sua luz
De hoje em diante escolho amar
Pois eu tenho paz que só Jesus pode dar
De hoje em diante…
Senhor do universo, és minha esperança
Santifica os propósitos do meu coração
Contigo ao meu lado não tenho mais o que temer
Pois tu és a razão do meu viver
Acima de tudo escolho viver por Jesus
Em resposta ao grande preço que já foi pago na cruz
Eu sigo teus passos pra não me perder
Descobri que és minha razão de viver.
De hoje em diante…
Senhor do universo, és minha esperança
Santifica os propósitos do meu coração
Contigo ao meu lado não tenho mais o que temer
Pois tu és a razão do meu viver
Para você vencer a ansiedade…
1. Precisa AQUIETAR-SE no Senhor
2. Precisa CRER na PROVISÃO de Deus
3. Precisa MUDAR o FOCO de sua vida
4. Precisa ABANDONAR o viver ANTECIPADO
Que a cada dia sejamos mais do que vencedores em relação a um viver ansioso.

 

Rolar para o topo