Vença Através do Perdão (18/10/2015 – manhã)

SÉRIE: MAIS QUE VENCEDOR | 4/6
VENÇA ATRAVÉS DO PERDÃO
mensagem pregada pelo Min. André Gustavo
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6.12)
Quando olhamos para esse modelo de oração, o próprio Jesus nos ensina que é preciso entender que na nossa vida seremos magoados e magoaremos alguém. Fica bem claro que, no percurso do dia a dia, nos é proposto erros e acertos, e, como somos seres humanos que somos, os erros, em sua maioria, irão ultrapassar os acertos.
Mas a grande pergunta é: como lidar com essa situação ou como liberar perdão para a pessoa que errou conosco? Então vamos aprender através da palavra de Deus como ser mais que vencedor através do perdão.
Primeira coisa que eu preciso saber é o que é perdão. De acordo com o dicionário Aurélio perdão significa remissão de culpa, dívida ou pena; absolvição, indulto; benevolência, indulgência; fórmula que exprime um pedido de desculpas.
Já que agora sabemos o significado da palavra perdão, vamos refletir sobre o ato de perdoar e não na verbalização da palavra, pois falar é fácil, fazer é que é difícil. Mas antes de aprendermos sobre o caminho que nos leva a ser mais que vencedores através do perdão, gostaria que você entendesse o porquê às vezes não conseguimos liberar perdão ou sermos perdoados:

  • Perdemos a CONFIANÇA na pessoa que nos machucou.
  • A MÁGOA se tornou uma ferida aberta.
  • Não queremos RECONHECER os nossos erros.

Já que identificamos aquilo que nos leva a uma vida de derrota em nossos relacionamentos, a Palavra de Deus nos ensina a ser mais que vencedores quando liberamos perdão e quando recebemos perdão de alguém.
Para ser mais que vencedor através do perdão…
1. Peça perdão a Deus pelos SEUS ERROS.
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1ª João 1.9)
“Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.” (Salmo 86.5)
“Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração.” (Atos 8.22)
Para ser mais que vencedor através do perdão…
2. Libere perdão para VOCÊ MESMO.
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8.1)
Para ser mais que vencedor através do perdão…
3. Libere perdão PARA O PRÓXIMO.
“Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4.32)
“E, se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes no dia vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; perdoa-lhe.” (Lucas 17.4)
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3.13)
Conclusão:
Para ser mais que vencedor através do perdão…
1. Peça perdão a Deus pelos SEUS ERROS.
2. Libere perdão para VOCÊ MESMO.
3. Libere perdão PARA O PRÓXIMO.

Reflexão:

“Quando somos capazes de reconhecer e perdoar os atos de ignorância cometidos no passado, nós nos fortificamos e nos colocamos à altura de resolver de maneira construtiva os problemas do presente.” (D. Moody)

Rolar para o topo