Vença o Desânimo

VENÇA O DESÂNIMO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados.” (2ª Coríntios 4.8)
Nos dias de hoje o desânimo parece ter contagiado todo mundo. Observe algumas das frases mais comuns hoje em dia:
 Gente eu não tenho ânimo pra mais nada…
 Estou me sentindo tão desmotivado…
 Se eu pudesse eu jogava tudo pra cima e fugia pra bem longe…
 Estou tão triste, desanimado, sem vontade de orar e buscar a Deus…
 Entreguei os pontos…
 Desanimei com a vida, com tudo…
 Não tenho motivação pra nada…
Conhece gente assim? Você já se pegou dizendo algo parecido? O desânimo é uma experiência comum a todo ser humano. Uma pessoa desanimada é aquela que perdeu a alma, o ânimo, o alento, o vigor, a coragem, a vontade de lutar. Quanta gente vivendo assim. No entanto, de onde vem tanto desânimo?
O desânimo, geralmente, vem de algum fato ou de um grupo de acontecimentos que afeta diretamente a motivação das pessoas. Ele é tratado como uma doença, tais como o estresse, o medo e tantas outras síndromes. O desânimo atinge as pessoas quando realizam seu próprio julgamento considerando-se incapacitados de superar os seus problemas. Estas pessoas estão sempre focadas em seus transtornos e, por isso, não procuram compreender as causas do seu desânimo.
No entanto, precisamos compreender as causas do desânimo em nossa vida. O que pode estar causando o desânimo em nossa vida?
O desânimo pode estar sendo causado pela…
1. Falta de PERSPECTIVA de um FUTURO melhor
As pessoas desanimadas não têm mais esperança, pois muitas vezes esperam nos amigos, mas estes o abandonam; esperam no dinheiro, mas este se acaba; esperam na família, mas esta o negligencia; esperam em seus pastores e líderes, mas eles os decepcionam; esperam em si mesmas, mas percebem sua fragilidade e acabam desanimando e desistem de esperar.

Pessoas desanimadas são aquelas que vivem sem a esperança de um futuro melhor.

O desânimo pode estar sendo causado pela…
2. Falta de REALIZAÇÃO
Há um dito popular que diz “querer é poder”. Podemos dizer que este dito pode ser apenas o começo, pois as pessoas que estão desanimadas costumam não querer sair desta situação, pois seus lábios só falam de seus fracassos e derrotas, não lembram que estão vivas e que podem sair desta situação. Você está vivo! O que você planejou e ainda não conseguiu realizar? Reavalie! Coloque este projeto diante do Senhor. Busque saber se este projeto vai ser benção pra você e pra sua família. Analise e veja se Deus será glorificado na realização deste projeto. Você está vivo! Então, pare com esta autocomiseração e busque sair desta situação de desânimo que o abateu.
O desânimo pode estar sendo causado pelas…
3. Más NOTÍCIAS
Outra coisa que tem deixado muita gente desanimada são as más notícias:
– Crise Financeira;
– Aumento dos Impostos;
– Aumento da Gasolina;
– Aumento do Gás;
– Corrupção na Política;
– Trabalhador perdendo seu emprego
– Empresas fechando as portas
– Violência descontrolada
Todas essas coisas podem trazer abatimento e tristeza ao nosso coração.
Até agora nós falamos apenas das causas do desânimo, mas, antes de partirmos para a Bíblia e sabermos de algumas atitudes que nos ajudarão a vencer o desânimo, vamos ver rapidamente o que é desânimo. Segundo o dicionário, desânimo é a falta de coragem, de ânimo. Então para vencer o desânimo precisamos buscar ter coragem e ânimo, certo? Mas, o que é ter ânimo? Ter ânimo é você conviver com os problemas sem se abalar emocionalmente com eles. Então, o que é preciso fazer para vencer o desânimo?
Para vencer o desânimo…
1. ABRA o seu CORAÇÃO para Deus
“Sempre levanto os olhos para o Senhor, porque somente ele pode me livrar das armadilhas desta vida. Ó Senhor, olha pra mim! Tenha misericórdia de mim porque eu estou sozinho e aflito. O peso que há no meu coração fica maior a cada dia; por favor, livre-me dele. Tire-me das situações difíceis em que me encontro. Olhe e veja as minhas dores e o meu sofrimento e perdoe todos os meus pecados.” (Salmo 25.15-18 BV)
“Busquei ao Senhor, e Ele veio ao meu encontro e me recebeu. Tirou todo o medo que havia no meu coração.” (Salmo 34.4 BV)
Quando o desânimo bater na sua porta, a primeira coisa que você deve fazer é buscar ao Senhor. Deus precisa ser a sua primeira opção e não a última. Infelizmente muitas pessoas estão sofrendo há muito tempo com desânimo porque estão tentando resolver com suas próprias forças e, depois de tanto trabalho, chegam à conclusão de que nada mudou, muito pelo contrário, as coisas ficaram ainda pior.
O que desanimou você? O que tem trazido abatimento para sua vida? Qual é a situação que você enfrenta que o está deixando cabisbaixo? Fala pra Deus! Abra seu coração para Ele! Diga o que está afligindo você! Veja o que o texto vai nos dizer:
“Olha pra mim, e tem piedade de mim porque estou solitário e aflito.” (Salmo 25.16)
Davi estava se sentindo aflito e solitário! No entanto, pense comigo: Davi era rei, certo? Se ele era rei, tinha um reino; Se ele tinha um reino, havia gente, e muita gente debaixo da sua autoridade, certo? Então, como ele diz no texto que estava solitário?
Possivelmente o seu estado de abatimento era o que estava fazendo isso com ele. É isso que o desânimo faz conosco, podemos estar rodeado por muitas pessoas, mas ao mesmo tempo nos sentimos sozinhos. O rei Davi estava passando por isso. Ele estava rodeado de pessoas e mesmo assim se sentia solitário. Porém, Davi não quis saber em fingir e muito menos esconder a sua aflição. Ele abriu seu coração para Deus! Ele pediu a Deus para olhar para ele, olhar para sua causa, olhar para sua aflição. E você? Vai continuar nesta situação de desânimo ou vai falar com Deus sobre aquilo que aflige você? Para vencer o desânimo você vai precisar abrir seu coração para Deus.
Para vencer o desânimo…
2. LEMBRE-SE das PROMESSAS de Deus para SUA VIDA
Algumas promessas de Deus pra sua vida:
“… e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mateus 28.20)
“Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” (Salmo 34.19)
Quando o desânimo chegar, lembre-se das promessas que Deus tem pra você. Jesus disse que teríamos aflições. Jesus nunca disse que a caminhada seria fácil, mas, nos prometeu sua presença. Você não está sozinho. As aflições vêm, as situações aparentemente difíceis chegam, mas podemos ter a convicção da presença do Senhor. Ele diz:
“Nunca te deixarei, jamais te desampararei” (Hebreus 13.5)

“As Promessas de Deus são sementes que nunca morrem!”

Para vencer o desânimo…
3. Mude seu FOCO
“Sempre levanto os olhos para o Senhor, porque somente Ele pode me livrar das armadilhas desta vida.” (Salmo 25.15 BV)
Para vencer o desânimo você vai ter que aprender a olha para outra direção. Enquanto você estiver focado no problema, nos culpados, você só vai ficar mais desanimado. Mude seu foco. Olhe para Deus! Concentre-se Nele e não nos seus problemas!

“Focar no problema é aflição. Focar em Deus é a solução.”

Por isso faça como o Salmista:
“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmo 121.1,2)
Para vencer o desânimo…
4. BUSQUE andar com pessoas POSITIVAS
“Não se deixem enganar: as más companhias corrompem os bons costumes.” (1ª Coríntios 15.33)
A pior coisa para uma pessoa desanimada é estar no meio de gente pessimista, desanimada, murmuradora. Você nunca vai conseguir vencer o desânimo enquanto não sair de perto de pessoas negativas e começar a andar com pessoas positivas. Com pessoas maduras espiritualmente. Com quem você tem andado? Pessoas positivas ou negativas?
Conclusão:
Para vencer o desânimo…
1. ABRA o seu CORAÇÃO para Deus
2. LEMBRE-SE das PROMESSAS de Deus para SUA VIDA
3. Mude seu FOCO
4. BUSQUE andar com pessoas POSITIVA

 

Rolar para o topo