Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Arrumando a Bagunça Gerada pela Ansiedade

SÉRIE “COLOCANDO MINHA VIDA EM ORDEM” 01|05
ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELA ANSIEDADE
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Disse Jesus: Portanto eu lhes digo: não se preocupem com sua própria vida.” (Mateus 6.25)
“Afaste do coração a ansiedade.” (Eclesiastes 11.10)
Deus deseja que sua vida esteja em ordem, limpa e organizada:
“Me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.” (Colossenses 2.5)
E não poderíamos estar numa época melhor para você fazer isto, porque o final de ano é tempo de organizar a vida, arrumando a desordem, livrando-se de pesos e inutilidades que fomos acumulando durante o ano, é hora de arrumar a vida e se preparar para desfrutar de uma qualidade de vida melhor. É impressionante como a desordem nos atrasa a vida:
 Gavetas desorganizadas atrapalham a vida das secretárias;
 Mesa desorganizada gera estresse na vida dos executivos;
 Trânsito desorganizado provoca caos na vida dos motoristas e da cidade;
 Cozinha desorganizada inferniza a vida das cozinheiras;
 Dívidas desorganizadas levam ao fechamento de empresas;
 Hospitais desorganizados levam a morte aos seus pacientes;
 Filhos desorganizados provocam a ira dos seus pais.

Pessoas desorganizadas geram vidas desorganizadas!

Em geral a DESORDEM nos traz perdas, tristezas, ira, conflitos, doenças, improdutividade e aborrecimentos. Então, por que tantas pessoas continuam com suas vidas tão desorganizadas?
 Vivendo com relacionamentos sem ordem, sem respeito, sem mutualidade;
 Vivendo com casamentos desorganizados, desanimados, enfraquecidos;
 Vivendo com amizades rasas, interesseiras, superficiais;
 Vivendo com coração desequilibrado, abatido, ferido;
 Vivendo com emoções desorganizadas, descontroladas, vulneráveis;
 Vivendo com espírito instável, inseguro, abalável;
 Vivendo com trabalho desorganizado, sem resultados, sem perspectiva de melhoras;
 Vivendo com casa bagunçada, filhos incontroláveis, ambiente sujo;
 Vivendo com saúde desorganizada, fraca, em risco.
Tenha certeza de que este não é o plano de Deus para nossas vidas! Deus deseja que sua vida esteja em ordem e firme em Cristo. Você não tem nada a ganhar com uma vida bagunçada, só a perder. Então, através desta série de mensagens, deixe Jesus colocar sua vida em ordem. Você precisa colocar sua vida em ordem em duas áreas:
 A vida INTERIOR – O seu “EU”, suas emoções, sentimentos, pensamentos, dúvidas, questionamentos, traumas, dores, alegrias, tristezas, medos, sonhos etc.
 A vida EXTERIOR – Casamento, relacionamentos, filhos, trabalho, estudos, carreira, saúde etc.
Deus deseja que você organize seu mundo exterior, e tenha certeza, Ele vai ajudar você neste grande desafio. Você não estará bem por fora, se não estiver bem por dentro e vice e versa. A Bíblia diz:
“A alegria do coração transparece no rosto.” (Provérbios 15.13)
Hoje, Deus está nos convidando a arrumar a bagunça gerada pela ansiedade. E, para tanto, gostaria de usar um texto bíblico que revela a orientação de Jesus para vencer a bagunça gerada pela ansiedade:
“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.25-34)
Gostaria de pensar na desordem que a ansiedade tem gerado em minha vida. Quando estou ansioso, geralmente as coisas não funcionam bem e acabo gerando mais bagunças. A preocupação excessiva, isto é a ansiedade, é uma das piores enfermidades que acompanha o coração das pessoas em todo mundo.
Quais são as desordens que a ansiedade tem gerado em sua vida? dor de estômago; gastrite; úlcera; calvície; cabelos brancos, antes do tempo; desequilíbrio hormonal; alteração na pressão arterial; alteração na taxa de glicose; descontrole do colesterol; pesadelos; noites mal dormidas; alteração no humor; relacionamentos frustrados; decepções constantes; dores de cabeça em excesso.

A ansiedade rouba a paz prometida por Deus no meio da tormenta!

De acordo com o texto que lemos, podemos destacar, pelo menos, 3 (três) características negativas da ansiedade:
a. A ansiedade é INCOERENTE
“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (v.25)
Foi Jesus quem planejou você e o criou! O organismo humano é bastante complexo, mas Ele nos formou! Como alguém que tem condição de criar algo tão maravilhoso como o organismo humano se descuidaria de alguns pedaços de pão ou de um agasalho para o frio?
b. A ansiedade é IRRACIONAL
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (v.26)
Jesus diz que Ele cuida dos pardais que são vendidos por poucas moedas. Será que Ele, que se importa com um ser tão pequeno, e se ainda olharmos para o preço, tão insignificante, não cuidaria de nós seres humanos, obra prima da Criação de Deus? A preocupação vai contra a razão espiritual!
c. A ansiedade é INEFICIENTE
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (v.27)
Neste verso, Jesus nos chama a atenção porque gastamos muito do nosso tempo com coisas que realmente não podemos resolver. O que você não pode resolver, Deus pode!  Então, se você não descansar seus problemas nas mãos de Deus, vai ser um homem ou mulher ineficaz! Ou seja, investirá tempo para resolver um problema com boas intenções, mas sem chegar a resultado algum.
No mesmo texto, além de Jesus apresentar as características negativas da ansiedade, ele, também, apresenta a solução para arrumar a bagunça que a ansiedade causa na vida do ser humano. Então, como vencer a desordem que a ansiedade tem gerado em sua vida?
Para arrumar a bagunça gerada pela ansiedade…
1. Desenvolva a FÉ EM DEUS
“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (v.30)
Você precisa de fé para viver e para morrer! Não é fé na vida, como diz a música popular brasileira, é fé na pessoa de Jesus, o Filho de Deus! O escritor da carta aos Hebreus disse o seguinte:
“Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11.6)
Não existe a menor possibilidade de arrumar a bagunça causada pela ansiedade sem fé em Deus! Você precisa crer que Ele está cuidando da sua vida e que suas preocupações podem ser lançadas nos seus braços. Acredite que Deus é o maior interessado em arrumar a desordem que a ansiedade tem causado em seu viver!
Para arrumar a bagunça gerada pela ansiedade…
2. Aprenda a DEPENDER de Deus
“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?” (v.31)
Comer, beber e vestir. Interessante que são justamente as necessidades de todos os seres vivos, todavia por serem tão básicas Deus garante que vai suprir. Não há necessidade de você ficar ansioso sobre esse assunto. Esse assunto pertence a Deus. Há coisas que, de fato, precisam da nossa maior atenção, como a nossa vida espiritual, o sofrimento das pessoas ao nosso redor, a nossa família, o nosso trabalho, etc. Mas, mesmo assim, não temos que ficar ansiosos sobre essas coisas, temos que ser prudentes. O que precisamos, na verdade, é depender de Deus, e ponto final.

Você não pode soltar a âncora e velejar ao mesmo tempo!

Então, ou você crê, depende e vive, ou você controla, se preocupa e morre! Qual será a sua decisão hoje! Quero lhe sugerir que o melhor é confiar em Deus e depender única e exclusivamente dele.
Para arrumar a bagunça gerada pela ansiedade…
3. Redefina as suas PRIORIDADES
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (v.33)
Todos nós temos prioridades! Não precisa ser cristão para tê-las, basta existir! Se você é um ser humano como qualquer outro, você tem prioridades! O ponto é: quais são as suas prioridades? Saúde, família, emprego, conforto, segurança? Todas estas coisas têm valor. Mas se você colocá-las como prioridade em sua vida, você vai viver ansioso, preocupado. Mas, se você deseja vencer as preocupações, a sua prioridade deve ser o Reino de Deus.
Pense nas coisas de Deus, e despreocupe-se! Ele sabe o que é melhor para você! Ele é amoroso e fiel! Ele não faltará com você! Se você viver para Ele, Ele dará tudo o que você precisa para ser feliz e viver bem. Ele o fará simplesmente porque Ele prometeu a você! Deus não pode ser apenas a sua válvula de escape para os dias maus, Ele precisa ser o Senhor da sua vida em todo o tempo, na tempestade ou na bonança. Há uma canção cuja letra diz o seguinte:

“Se Ele não for o primeiro em seu coração, então, já não é mais nada, não passa de uma ilusão. Mas, se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.”

Para arrumar a bagunça gerada pela ansiedade…
4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (v.34)
O texto que lemos dá todo o recado em poucas palavras: o amanhã trará suas próprias preocupações! Precisamos viver o dia de hoje. O amanhã ainda não chegou. Pare de ficar se preocupando com coisas que talvez nem acontecerão. Alguém disse o seguinte:

“Sou um homem velho, conheci muitos problemas, mas a maior parte deles nunca aconteceu.”

Viva bem com o Senhor no presente e, também amanhã, viva bem com o Senhor! Mas lembre-se, não seja escravo do seu passado, vivendo apenas em função do sucesso de ontem. Viva o dia de hoje com os pés no chão, com o coração cheio de sonhos e com a fé alimentada em Deus, e a certeza, de uma vida livre da tirania da ansiedade.
Conclusão:
“Afaste do coração a ansiedade.” (Eclesiastes 11.10)
Sabe qual é o pior efeito que a ansiedade gera em nossa vida? Ela nos distancia de Deus. Se você afastar a ansiedade do seu coração se aproximará de Deus, mas se a mantiver pertinho, se distanciará mais e mais da presença de Deus em sua vida. A verdade é que, quando estamos ansiosos, começamos a duvidar do poder de Deus em libertar, curar, restaurar e salvar vidas.
Para arrumar a bagunça gerada pela ansiedade…
1. Desenvolva a FÉ EM DEUS
2. Aprenda a DEPENDER de Deus
3. Redefina as suas PRIORIDADES
4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ
Deus o ama incondicionalmente. Não importa quem você seja ou que você faça, Deus o ama e o convida a trocar sua ansiedade pela sua paz, pela sua proteção e pela sua provisão. Entregue sua vida a Jesus e tome posse da promessa que a Palavra de Deus lhe faz:
“Portanto, […] humilhem-se diante de Deus. A mão de Deus é forte e está sobre vocês. Ele os exaltará no tempo certo. Vivam livres de preocupação na presença de Deus: Ele toma conta de vocês.” (1ª Pedro 5.6-7)

 

Rolar para o topo