Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vencendo as Batalhas da Vida pela Fé

VENCENDO AS BATALHAS DA VIDA PELA FÉ

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias tornou-se rei de Judá, e reinou três anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Maaca, filha de Uriel, de Gibeá. E houve guerra entre Abias e Jeroboão. Abias entrou em combate levando uma força de quatrocentos mil excelentes guerreiros, e Jeroboão foi enfrentá-lo com oitocentos mil excelentes guerreiros.” (2º Crônicas 13.1-3)

Quero fazer um paralelo da batalha que Judá enfrentou contra Israel com as duras e constantes batalhas que enfrentamos na vida. Quantas vezes nos sentimos fracos demais, incapazes demais, cansados demais e totalmente desacreditados de que podemos vencer as lutas desta vida. Quantas e quantas vezes pensamos em desistir, em arriar as bandeiras da nossa existência e em nos conformar com a derrota! Entretanto, Judá foi capaz de vencer a batalha conta Israel por causa da sua fé em Deus. Pela fé em Deus, o povo de Judá encontrou força e coragem para vencer aquela batalha impossível de ser vencida. Sendo assim, a partir dessa experiência, como você pode vencer as batalhas da sua vida?

Vença as batalhas da sua vida…

1. Aplicando fé nas PROMESSAS de Deus.

“Abias subiu o monte Zemaraim, nos montes de Efraim, e gritou: Jeroboão e todo o Israel, ouçam-me! Vocês não sabem que o Senhor, o Deus de Israel, deu para sempre o reino de Israel a Davi e a seus descendentes mediante uma aliança irrevogável?” (2º Crônicas 13.4,5)

O rei Abias fez questão de dizer a Jeroboão e todo povo de Israel que havia uma aliança irrevogável que Deus havia feito a Davi e a seus descendentes. Ele aplicou fé nessa promessa feita por Deus e, por isso, foi capaz de vencer aquela batalha contra Israel. Para Abias, não importava a quantidade de soldados de Israel e nem as habilidades do seu comandante, ele estava firmado na promessa de Deus. A Bíblia diz: “De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.” (Josué 21.45).

“As promessas de Deus são sementes que nunca morrem.”

Calebe também foi um homem que venceu as batalhas da sua vida aplicando fé na promessa de Deus: “… Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso […]. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!” (Josué 14.9,10).

Vença as batalhas da sua vida…

2. Aplicando fé na DIREÇÃO de Deus.

“Quanto a nós, o Senhor é o nosso Deus, e não o abandonamos. Os nossos sacerdotes, que servem ao Senhor auxiliados pelos levitas, são descendentes de Arão. Todas as manhãs e todas as tardes eles apresentam holocaustos e incenso aromático ao Senhor, arrumam os pães sobre a mesa cerimonialmente pura e todas as tardes acendem as lâmpadas do candelabro de ouro. Pois nós observamos as exigências do Senhor, o nosso Deus, enquanto que vocês o abandonaram. E vejam bem! Deus está conosco; ele é o nosso chefe. Os sacerdotes dele, com suas cornetas, farão soar o grito de guerra contra vocês. Israelitas, não lutem contra o Senhor, o Deus dos seus antepassados, pois vocês não terão êxito!” (2º Crônicas 13.10-12)

Abias não somente aplicou fé na promessa de Deus como também aplicou fé na direção de Deus. Enquanto o rei e o povo de Israel contavam com sua experiência e suas habilidades, o rei Abias e o povo de Judá decidiram colocar o Deus Todo Poderoso como o Senhor e Comandante do seu exército. Judá seguiu a direção de Deus para aquela batalha e, por isso, conseguiu lograr êxito. Certa vez, Deus disse o seguinte ao seu povo através do profeta: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11).

“As conquistas que recebemos estão atreladas ao exercício da fé na direção de Deus.”

Vença as batalhas da sua vida…

3. Aplicando fé na INTERVENÇÃO SOBRENATURAL de Deus.

“Enquanto isso, Jeroboão tinha mandado tropas para a retaguarda do exército de Judá, de forma que ele estava em frente de Judá e a emboscada estava atrás. Quando o exército de Judá virou-se e viu que estava sendo atacado pela frente e pela retaguarda, clamou ao Senhor. Os sacerdotes tocaram suas cornetas, e os homens de Judá deram o grito de guerra. Ao som do grito de guerra, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá. Os israelitas fugiram dos soldados de Judá, e Deus os entregou nas mãos deles. Abias e os seus soldados lhes infligiram grande derrota; quinhentos mil excelentes guerreiros de Israel foram mortos. Os israelitas foram subjugados naquela ocasião, e os homens de Judá tiveram força para vencer, pois confiaram no Senhor, o Deus dos seus antepassados.” (2º Crônicas 13.13-18)

Abias e todo povo de Judá aplicaram fé na promessa de Deus, na direção de Deus, mas, também, na intervenção sobrenatural de Deus. Para vencer aquela batalha, algo além do natural precisava acontecer, pois era impossível o exército de Judá vencer o exército de Israel. Quando aplicaram fé na promessa e na direção de Deus, o rei Abias e o povo de Judá tiveram convicção de que, nos momentos mais difíceis dessa batalha, Deus chegaria com uma intervenção sobrenatural. O rei Abias e o povo de Judá sabiam que, com Deus, eles seriam a maioria.

“Com Deus, você sempre será maioria nas batalhas da vida!”

Conclusão:

Vença as batalhas da sua vida…
1. Aplicando fé nas PROMESSAS de Deus.
2. Aplicando fé na DIREÇÃO de Deus.
3. Aplicando fé na INTERVENÇÃO SOBRENATURAL de Deus.

Rolar para o topo