Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Nunca Pare de Avançar

NUNCA PARE DE AVANÇAR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Disse o Senhor a Moisés: por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êxodo 14.15)

As lutas que você viveu nesse ano do avanço conduziram-no a situações que, aos olhos humanos, eram quase impossíveis de serem suportadas. No entanto, em todos esses momentos, Deus esteve te fortalecendo e sustentando. Quantas coisas aconteceram para te parar? Quantas situações difíceis você teve que enfrentar? Porém, apesar das circunstancias adversas, você chegou aqui. Você superou! Você venceu! Você viveu! Você triunfou!

“Tem momentos que Deus permite chegar em nossa vida para revelarem os valores que carregamos.”

Nesse ano do avanço aprendemos no dia a dia da nossa caminhada com Deus que, em momentos extremos, a oração precisa ocupar um lugar principal em nossa vida, mas também deve haver lugar para ação. Existe tempo para orar e tempo para agir. Há momentos em que a oração não vai resolver sozinha aquilo que a ação precisa participar.

“Ação sem oração é decepção. Oração sem ação é ilusão.”

Mesmo que você venha enfrentar situações que possam tentar paralisar sua vida, a ordem de Deus é para avançar. Nossa vida não pode ficar estagnada por causa dos problemas e das lutas que enfrentamos. Olhando para o contexto deste relato bíblico, podemos encontrar alguns motivos para NUNCA PARARMOS DE AVANÇAR.

O ano do avanço está terminando, mas nunca para de avançar porque…

1. DEUS está contigo.

“E o Senhor ia à frente deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite, e a coluna de nuvem não se distanciava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (Êxodo 13.21-22)

Deus está conosco. Ele vai à nossa frente também. Por isso, precisamos avançar. Deus é a razão, o motivo e o poder para continuarmos avançando. Martin Luther King Júnior disse o seguinte: “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.

O ano do avanço está terminando, mas nunca para de avançar porque…

2. OBSTÁCULOS serão vencidos.

“O Senhor disse a Moisés: fala aos israelitas que se voltem e acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, em frente de Baal-Zefom. Acampareis lá, junto ao mar. […] Os egípcios, com todos os seus cavalos e carros do Faraó, com seus cavaleiros e seu exército, os perseguiram e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, em frente de Baal-Zefom.” (Êxodo 14.1,9)

“Problemas são oportunidades para se descobrir as soluções de Deus.”

Não há dificuldade que possa impedir o avanço do povo de Deus. Se Deus está conosco e nos conduzindo, o que poderá nos impedir? Não fique parado diante do problema, mas marche. Enquanto você não marchar, os obstáculos não serão vencidos. Moody disse o seguinte: “É bom esperar no Senhor desde que você se apresse enquanto espera.”

Martin Luther King Júnior disse também: “A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”

Os obstáculos da vida fazem parte da pedagogia de Deus. Eles nos ensinam a construir uma vida vitoriosa. É hora de avançar, porque há obstáculos que precisam ser vencidos e superados na próxima estação, no próximo nível que Deus vai nos conduzir.

O ano do avanço está terminando, mas nunca para de avançar porque…

3. ALINHADOS com Deus viveremos milagres.

“Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar; e, com um forte vento do leste, o Senhor fez recuar o mar toda aquela noite, tornando o mar em terra seca. As águas se dividiram, e os israelitas entraram pelo meio do mar em terra seca; e as águas ficaram como um muro à direita e à esquerda deles.” (Êxodo 14.21-22)

“Quem anda com Deus tem histórias de milagre pra contar.”

O Mar Vermelho se abriu e o povo marchou pela fé, porque Deus encontrou na terra um homem que tinha o coração alinhado com o céu. Deus fez do obstáculo, a solução. A limitação humana é a oportunidade para o milagre divino. Um famoso escritor disse o seguinte: “Se Deus quer realizar um pequeno milagre, ele nos coloca em situações difíceis; se Ele quer realizar um grandioso milagre, Ele nos coloca em situações impossíveis.”

Avance pela fé. Um dos maiores evangelistas de todos os tempos disse: “Tente coisas grandes por Deus; espere grandes coisas de Deus.”

Não é hora de parar ou desistir, é hora de avançar, para que você possa viver os milagres de Deus em sua vida.

Conclusão:

Talvez você tenha chegado aqui com a sua vida completamente paralisada pelos problemas, pelas lutas, pelos traumas da vida. Mas hoje você pode retomar a sua caminhada e avançar. O ano ainda não acabou! Deus pode ainda movimentar a sua vida em direção ao propósito que Ele tem para você. Pela fé, aceite o desafio de Deus e avance. Não fique parado, Deus tem grandes coisas para fazer em sua vida e através da sua vida.

O ano do avanço está terminando, mas nunca para de avançar porque…
• DEUS está contigo.
• OBSTÁCULOS serão vencidos.
• ALINHADOS com Deus viveremos milagres.

Rolar para o topo