Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vencendo as Frustrações

SÉRIE “EMOÇÕES ALINHADAS” | 04/05
VENCENDO AS FRUSTRAÇÕES

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Mas eu não pude contar com vocês, meus amigos, que me desapontaram como um riacho que seca no verão.” (Jó 6.15)

Introdução:

Você já enfrentou ou está enfrentando uma situação de frustração ou desapontamento em sua vida? Antes de tentarmos encontrar respostas para esse sentimento é preciso defini-lo. O que é uma frustração ou um desapontamento? A frustração é um sentimento que enfrentamos quando as nossas expectativas são quebradas e algo não sai como o esperado.

Por que nos frustramos? Com que nos frustramos? Quais são os tipos de frustrações que normalmente experimentamos na vida? Vamos analisar alguns tipos de frustrações que enfrentamos.

a) Você se frustra CONSIGO MESMO.

Você mesmo se decepciona, se desaponta com o que faz e com o que diz. Talvez você esteja vivendo uma grande frustração em sua vida, exatamente por algo que você fez ou que falou para alguém. O Apóstolo Paulo se sentia frustrado com algumas questões em sua vida. Ele, escrevendo aos cristãos de Roma, diz: “Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.” (Romanos 7.19).

b) Você se frustra com OUTRAS PESSOAS.

“Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor.” (Jeremias 17.5)

Aqui a declaração “maldito o homem que confia no homem” não tem nada a ver de não confiar nas pessoas. A declaração “maldito o homem que confia no homem” significa que jamais alguém deve colocar no homem a confiança devida somente a Deus. No contexto aqui da nossa mensagem, confia-se em alguém e essa pessoa nos desaponta. Esse é o maior tipo de frustração que temos. Vez por outra estamos sempre nos decepcionando em nossos relacionamentos. O certo é que pessoas nos frustram e nós frustramos pessoas.

c) Você se frustra com PROJETOS que idealiza.

Nem sempre os projetos que idealizamos acontecem. E quando isso ocorre vem sobre nós o sentimento de frustração e fracasso. Talvez você seja uma pessoa frustrada na vida porque um projeto seu não deu certo.

Depois de observar os vários motivos que podem levar uma pessoa ao sentimento de frustração, quero pensar com vocês sobre alguns caminhos que podemos tomar para vencer esse sentimento. Como vencer a frustração?

Para vencer as suas frustrações…

1. Lembre-se que você é falho e convive com pessoas falhas.

Se a sua frustração está no nível dos relacionamentos interpessoais, essa é uma verdade que lhe ajudará a vencer seus sentimentos de frustração. Você é falho e convive com pessoas falhas. Existem inúmeros textos na Bíblia que comprovam a falibilidade humana. Um deles é esse, onde a Bíblia diz: “Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1ª João 1.8).

Todos nós somos pecadores. Considere que ninguém é perfeito, nem mesmo você. Considere que todos nós ainda estamos no processo de construção de uma vida melhor para melhor conviver com as pessoas. O apóstolo Paulo confirma essa verdade de que estamos num processo diário de construção, quando diz: “E tenho a certeza de que Deus, que começou essa boa obra na nossa vida, vai completá-la até ao momento em que Jesus Cristo voltar.” (Filipenses 1.6).

Para vencer as suas frustrações…

2. Nunca deixe Deus fora dos seus projetos pessoais.

Em Provérbios, Salomão escreve: “Confie ao Senhor tudo que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.” (Provérbios 16.3).

A razão de termos muita gente frustrada em projetos que não deram certo é porque Deus nunca foi convidado para fazer parte deles. Se a sua frustração está no nível dos projetos que você idealizou e não deram certo, é possível que essa verdade lhe ajude a vencer suas frustrações. A Bíblia diz: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça…” (Mateus 6.33a).

Colocar Deus em meus projetos pessoais de vida evitará desapontamentos e frustrações no futuro. Talvez você pergunte – mas por que devo convidar Deus para meus projetos pessoais de vida? A Bíblia tem algumas respostas para essa pergunta, veja:

“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor… Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9)

Veja também o que Tiago diz: “Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4.13-15).

Se Deus não autorizar, se Deus não permitir, se o seu projeto não estiver alinhado com a vontade de Deus e você insistir, desculpa, mas você vai se afundar na frustração. Nunca esqueça que a vontade de Deus para sua vida sempre será boa, perfeita e agradável.

Para vencer as suas frustrações…

3. Entregue-se inteiramente àquele que nunca o desapontará.

Se você tem vivido dias de desapontamentos e frustrações, renda-se a Deus nesta noite. Sobre o caráter daquele que não lhe desapontará nunca, a Bíblia diz: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” (Números 23.19).

Tudo o que Deus faz se concretiza. Tudo o que Deus diz se realiza. Tudo o que Deus promete se cumpre. Não importa quão grande seja o seu desapontamento consigo mesmo, com as pessoas, com seus projetos pessoais que não deram certo, Deus é maior e Ele está com você e não vai desapontá-lo. Ele diz:  “Nunca te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13.5).

Vale a pena viver na total dependência de um Deus que assume conosco um compromisso de estar ao nosso lado todos os dias da nossa vida. Ele ainda reafirma essa promessa em outro texto da Sua Palavra, quando diz: “… Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1.5).

• Quem CONFIA em Deus não se frustra;
• Quem DEPENDE de Deus não se decepciona;
• Quem ENTREGA a vida para Deus nunca se desapontará com Ele.

Conclusão:

Enfrentar sentimentos negativos, como a frustração, não é fácil e exige um pouco de energia extra da nossa parte, afinal somos seres humanos. E é justamente por isso que todos nós temos que aprender a lidar com a frustração durante a vida, afinal, ela sempre vai aparecer. A maneira como encaramos isso é o que vai nos trazer equilíbrio emocional, ainda que para isso tenhamos que ressignificar algumas coisas ou mudar os rumos das nossas atitudes. Quer vencer suas frustrações e desapontamentos?

1. LEMBRE-SE que você é FALHO e CONVIVE com PESSOAS FALHAS.
2. Nunca deixe DEUS fora dos seus PROJETOS pessoais.
3. Entregue-se INTEIRAMENTE àquele que nunca o DESAPONTARÁ.

Rolar para o topo