Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

As Batidas de um Coração Intercessor (14/09/2014 – manhã)

AS BATIDAS DE UM CORAÇÃO INTERCESSOR
Texto Bíblico: Neemias 1.1-11
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Interceder significa literalmente “mediar”, significa fazer mediação. Interceder é você se colocar no lugar do outro e defender a causa dele. Neemias se destacou na história como um intercessor. Seu nome significa “Aquele que Deus consola” “Consolado por Deus” “Consolador”.
Neemias foi consolador e intercessor. Como consolador, Neemias viveu perto das pessoas; como intercessor, Neemias viveu perto de Deus. Neemias era, acima de tudo, um homem de oração. Neemias sempre foi um homem muito ocupado, mas não tão ocupado a ponto de não ter tempo para Deus. Um dos truques do diabo é manter-nos tão ocupados que não encontramos tempo para orar.
Se Neemias não fosse um homem de oração, o futuro de Jerusalém teria sido outro. A oração move o céu, aciona o braço onipotente de Deus, desencadeia grandes intervenções de Deus na história. Quando o homem trabalha, o homem trabalha, mas quando o homem ora, Deus trabalha.
Neemias começa seu ministério orando. Sua oração é uma das mais significativas registradas na Bíblia. Vemos nela os elementos da adoração, petição, confissão e intercessão. Na verdade, as batidas do coração de Neemias eram batidas do coração de um homem que gostava de investir tempo com Deus. Eram as batidas de um coração intercessor.
Como bate o coração de um intercessor?
1. Bate ao sentir o FARDO DOS OUTROS sobre si
“Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.” (Neemias 1.4)
Um intercessor torna-se responsável diante do conhecimento de uma necessidade. O conhecimento dos problemas do seu povo levou Neemias a orar a respeito do assunto. Um intercessor sente a dor dos outros em sua própria pele.
Neemias chorou, lamentou, orou e jejuou durante quatro meses pela causa do seu povo. Sua oração foi persistente e fervorosa. Um intercessor não tem pressa de sair da presença de Deus até que sua causa seja respondida.
Como bate o coração de um intercessor?
2. Bate ao reconhecer a SOBERANIA DE DEUS sobre si
“Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível…” (Neemias 1.5a)
Um intercessor aproxima-se de Deus com um profundo senso de reverência. Neemias começa a sua intercessão adorando a Deus. Neemias entende que Deus é Senhor sobre todas as coisas. Ele focaliza sua atenção na grandeza de Deus, antes de pensar na enormidade do seu problema.
Um intercessor aproxima-se de Deus sabendo que Ele é soberano, onipotente, diante de quem precisamos nos curvar cheios de temor e reverência. Um intercessor aproxima-se de Deus sabendo que para Ele não há impossíveis. Quanto maior Deus se torna para você, menor se torna o seu problema. Daniel disse que o povo que conhece a Deus é forte e ativo:
“… mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza.” (Daniel 11.32b)
Como bate o coração de um intercessor?
3. Bate ao se firmar na FIDELIDADE DE DEUS
“… fiel à aliança e misericordioso com os que te amam e obedecem aos teus mandamentos.” (Neemias 1.5b)
Um intercessor sabe que Deus é fiel à sua aliança. Neemias expressou isso claramente em sua oração. Somos o povo de Deus. Ele firmou conosco uma aliança eterna de ser o nosso Deus e nós o Seu povo. Ele vela por nós e prometeu estar conosco sempre.
Deus prometeu nos guardar, nos conduzir em triunfo e nos receber em glória. Quando oramos, podemos nos agarrar nas promessas dessa aliança. Um intercessor fundamenta-se não nos seus méritos, mas na fidelidade de Deus. Neemias tem disposição para interceder porque conhecia o caráter fiel e misericordioso de Deus.
Como bate o coração de um intercessor?
4. Bate ao importunar Deus com suas SÚPLICAS
“Que os teus ouvidos estejam atentos e os teus olhos estejam abertos para a oração que o teu servo está fazendo diante de ti, dia e noite, em favor dos teus servos, o povo de Israel…” (Neemias 1.6a)
Um intercessor é alguém que não descansa nem dá descanso a Deus. Neemias foi incansável em sua importunação. Ele orou continuamente, com perseverança. Muitas vezes, começamos a interceder por uma causa e logo a abandonamos. Neemias orou 120 dias com choro, com jejum, dia e noite. Ele insistiu com Deus.
Como bate o coração de um intercessor?
5. Bate ao reconhecer os SEUS PECADOS e os do POVO e os CONFESSA
Neemias era consciente das causas da derrota do povo. O pecado foi à causa do cativeiro. Deus entregou o povo nas mãos do rei da Babilônia. O pecado foi à causa da miséria dos que voltaram do cativeiro. Neemias se identificou com os pecados do povo e os confessou:
“… Confesso os pecados que nós, israelitas, temos cometido contra ti. Sim, eu e o meu povo temos pecado. Agimos de forma corrupta e vergonhosa contra ti. Não temos obedecido aos mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés.” (Neemias 1.6b-7)
Neemias não ficou culpando o povo, mas identificou-se com ele. Um intercessor não é um acusador, jamais aponta o dedo para os outros, antes levanta as mãos para o céu em fervente oração, clamando por perdão. Um intercessor faz confissões específicas. Neemias foi específico: não temos obedecido aos teus mandamentos, aos decretos e às leis que deste ao teu servo Moisés. Muitas confissões são genéricas e inespecíficas, por isso sem convicção de pecado e sem quebrantamento. Porém, para que a oração tenha efeito, precisa ser acompanhada de confissão. A Bíblia diz o seguinte:
“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.” (Provérbios 28.13)
Como bate o coração de um intercessor?
6. Bate ao se apoiar nas PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS
A Palavra de Deus e a oração andam de mãos dadas. Um intercessor precisa conhecer a Palavra. É o combustível da Palavra que alimenta o ministério da intercessão. Um intercessor sabe que Deus tem zelo no cumprimento da sua Palavra. Neemias começou sua oração da seguinte forma:
“Lembra-te agora do que disseste a Moisés, teu servo…” (Neemias 1.8a)
A memória de Deus é infalível, pois Ele é onisciente, mas Deus ama ao ser lembrado de suas promessas. Quem ora com base na Palavra, ora segundo a vontade de Deus. As maiores orações da Bíblia foram fundamentadas nas promessas da Palavra de Deus.
Conclusão:
Um intercessor ora e age. Neemias orou, jejuou, lamentou e chorou por 120 dias. Ele colocou essa causa diante de Deus, mas também colocou a mesma causa diante do rei. Neemias ora e toma medidas práticas: vai ao rei, informa-o sobre a condição do seu povo, faz pedido, pede cartas, verifica o problema, mobiliza o povo e triunfa sobre dificuldades e oposição.
Pela oração de Neemias um obstáculo aparentemente intransponível foi reduzido a proporções domináveis. O coração do rei se abriu, os muros foram levantados e a cidade reconstruída. A oração abre os olhos para as coisas antes não vistas. Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias. Que as batidas do nosso coração sejam batidas de um coração intercessor. E como isso é possível?

  • Sejamos sensíveis ao FARDO DOS OUTROS
  • Reconheçamos a SOBERANIA DE DEUS sobre nós
  • Firmemo-nos na FIDELIDADE DE DEUS
  • Importunemos Deus com nossas SÚPLICAS
  • Reconheçamos e confessemos os nossos PECADOS
  • Apoiemo-nos nas PROMESSAS DA PALAVRA DE DEUS

 

Rolar para o topo