Você Crê em Deus, mas Ainda se Envergonha do seu Passado

SÉRIE “CRISTÃO ATEU” | 02/08
VOCÊ CRÊ EM DEUS, MAS AINDA SE ENVERGONHA DO SEU PASSADO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram e surgiram coisas novas!” (2ª Coríntios 5.17)

“Sua dor do passado não pode se tornar sua identidade do presente.”

“Muita gente machucada vive debaixo da dor não curada.”

Nós, como filhos de Deus fomos perdoados de todos os nossos pecados e purificados de toda injustiça que praticamos. A Bíblia diz:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9)

Hoje você é convidado a derrotar todo ciclo de vergonha que está posto sobre a sua vida, declarando que Deus já perdoou todos os seus pecados por meio de Jesus Cristo. Mas, como você pode fazer isso?

Derrote o ciclo de vergonha, então…

1. ACEITE aquilo que não pode ser MUDADO.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti. Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça. Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor. Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, senão eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.” (Salmo 51.1-19)

Derrote o ciclo de vergonha, então…

2. Tenha FÉ naquilo que Deus tem PROMETIDO.

Deus te fez promessas? Então se prepare para vivê-las.

“Os fracassos que você viveu não anulam as promessas que o Senhor te fez.”

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14)

“Você pode se lembrar do que aconteceu, mas sem se tornar o que aconteceu.”

“O que Deus diz sobre você é mais verdade do que aquilo que disseram ou dizem sobre você.”

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses 2.13-15)

“Você já foi liberto pelo sacrifício de Jesus!”

Jesus veio para te libertar e dar uma nova vida, por isso, se você se arrependeu e pediu perdão, não fique se castigando. Ele sofreu um castigo terrível, carregando em seu corpo os pecados que traziam culpa e condenação para sua vida, e agora você é livre e curado. Veja:

“Ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.” (Isaías 53.5)

Derrote o ciclo de vergonha, então…

3. Elimine os PENSAMENTOS que tentam te aprisionar.

“Toda batalha é vencida ou perdida na mente.”

“Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2ª Coríntios 10.5)

Proteja sua mente…

a) PENSANDO no que edifica.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)

Proteja sua mente…

b) EVITANDO o que é mundano.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Proteja sua mente…

c) PENSANDO nas coisas do céu.

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3.1-3)

Derrote o ciclo de vergonha, então…

4. VIVA sua nova vida.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram e surgiram coisas novas!” (2ª Coríntios 5.17)

Conclusão:

Não atribua ao passado o domínio sobre o presente, pois sua vida não é resumida a seu passado. Não atribua ao seu presente o cárcere do seu futuro, pois não é o presente que o determinará. Vença seu passado de vergonha crendo no perdão de Deus hoje. Projete sua vida e futuro a partir das promessas de Deus para sua vida hoje. Viva livre da culpa e das injustiças confessando-as de uma só vez a Jesus, pois todo poder está nele.

Rolar para o topo