Volte a Sonhar

VOLTE A SONHAR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“… Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor… Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida…” (1º Samuel 1.10a;11c, NTLH)
O sonho de ANA era ter um filho! Você tem sonhos? Qual é o seu sonho? Todos nós precisamos sonhar. Sonhar nos motiva; sonhar nos direciona; sonhar faz a vida ter sentido; faz a vida ter sabor; nos dá um senso de propósito; sonhar faz parte da nossa condição humana. Se isso tudo é verdade, por que você parou de sonhar?
Talvez alguns de seus sonhos tenham se perdido ao longo do caminho. Talvez outros sonhos tenham se transformado em pesadelos. Ou, quem sabe, você já sepultou na cova do esquecimento alguns dos seus melhores sonhos. Até mesmo já desistiu de alguns que durante muitos anos o mantiveram cheio de esperança.
Quero desafiá-lo hoje a resgatar aqueles sonhos que já estão no arquivo morto da sua história. Quero desafiá-lo a voltar a sonhar. Ana nos ensina princípios para alimentar os nossos sonhos enquanto estamos na sala de espera.
Volte a sonhar…
1. CONFIANDO no AGIR de Deus.
Ana orou vários anos pela sua enfermidade sem ver nenhuma evidência da sua cura. Ela sofreu todo tipo de pressão para desistir de sonhar. Contudo, nem os destruidores de sonhos, nem a aparente demora de Deus esvaziaram o seu coração de esperança. A Bíblia diz que Ana orava e chorava com amargura de alma, pois estava profundamente abalada, mas mesmo assim ela confiava que Deus poderia fazer um milagre em sua vida. Veja a atitude dela:
“… Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o Senhor.” (1º Samuel 1.10, NTLH)
Não deixe a chama da esperança apagar-se no seu coração. Enquanto Ana orava Deus agia! Deus está agindo enquanto você o busca. Enquanto você ora, jejua, persiste… Enquanto você acredita Deus está trabalhando ao seu favor. Acredite que o impossível dos homens é possível para Deus. O Senhor é maior do que os nossos problemas. Para ele não há coisa demasiadamente difícil. Por isso, volte a sonhar! Claude Pepper, congressista americano, disse certa vez:

“Viver é como andar de bicicleta, só cai quem para de pedalar.”

Com relação aos seus sonhos, não pare de pedalar! Continue pedalando através da oração, continue pedalando através do jejum, continue pedalando ao derramar a sua alma diante do Senhor. Continue pedalando crendo que ele pode intervir milagrosamente em sua vida.

“Confie no agir de Deus, mesmo quando todas as evidências parecerem estar contra você.”

Volte a sonhar…
2. Fazendo VOTOS a Deus.

“Votos não mudam a Deus, mas mudam aqueles que o fazem.”

Enquanto ela pedia por um filho, ela fez um voto com o Senhor. Veja o que ela disse:
“Ó Senhor Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo.” (1° Samuel 1.11, NTLH)
Ana estava disposta a entregar a Deus aquilo que Ele iria lhe entregar. Perceba que este voto que Ana fez não era nada fácil. Ela consagraria seu filho a Deus todos os dias. Mas ela disse aquilo porque certamente Deus já estava colocando em seu coração um sonho de ter algo mais valioso que apenas um filho. Da mesma forma, quando passamos por grandes lutas, podemos ver Deus trabalhando em nosso coração, nos fazendo sonhar mais alto, e quanto maior for o preço que pagarmos pelos nossos sonhos, maior a recompensa de Deus!

“Se você quer viver o que nunca viveu, faça aquilo que nunca fez.”

Volte a sonhar…
3. ACOLHENDO em seu CORAÇÃO a palavra PROFÉTICA.
Ana revelou uma grande maturidade em relação ao sacerdote Eli. Enquanto Ana continuava no templo chorando na presença de Deus, a Bíblia diz que ela orava silenciosamente e movia apenas os lábios. Com isso, o sacerdote do templo chamado Eli, estava passando naquele local e a viu naquele estado. No mesmo instante ele a repreendeu, pois achava que ela estivesse embriagada. Ana, porém, o respondeu de uma forma muito calma:
“Senhor, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho e nem bebida muito forte. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao Senhor… Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.” (1º Samuel 1.15-16, NTLH)
Imediatamente, o mesmo sacerdote que acabara de falar uma bobagem agora se transforma em profeta de Deus e traz uma mensagem do céu para Ana:
“Então Eli disse: Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu.” (1º Samuel 1.17, NTLH)
Ana acolheu essa palavra como Palavra de Deus e como resposta às suas orações, e sua vida foi transformada. A Palavra profética foi um remédio para a sua alma. Após essa palavra aconteceram com Ana três fatos, que revelam o milagre em sua vida:
 Primeiro, ela voltou a comer; ela se preocupou com o seu corpo.
 Segundo, ela mudou o seu semblante, suas emoções foram curadas.
 Terceiro, ela se deitou com o seu marido, e Deus se lembrou dela.
Deus curou primeiro o coração de Ana, antes de curar-lhe o corpo. Deus curou primeiro as emoções de Ana, antes de curar-lhe o ventre. Só mais tarde, quando Ana coabitou com o marido, é que Deus se lembrou dela e, então ela concebeu e deu à luz a um filho, a quem deu o nome de Samuel.
Se você deseja ver os seus sonhos realizados, creia nas promessas da Palavra de Deus. Ela é que gera fé no seu coração. A Palavra de Deus é terapia para a sua alma. É remédio para o seu coração, combustível para alimentar os seus sonhos.
Volte a sonhar…
4. ACREDITANDO que o seu milagre é possível.
Depois de ter recebido essa palavra profética, Ana parou de chorar, voltou a sorrir, começou a respirar o oxigênio da vida e caminhou na direção do milagre. A partir daí, o quadro da vida de Ana mudou. Ela saiu do templo feliz e cheia de certeza no coração de que sua vida iria mudar. Ana creu que Deus havia ouvido sua oração e com isso seu semblante triste mudou. Ela ficou em paz, pois sabia que Deus daria a ela o filho que tanto sonhava. Então, Ana voltou para casa, coabitou com o seu marido e Deus abriu o seu ventre para conceber.
“Que o senhor sempre pense bem de mim! Respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já não estava tão triste… Na manhã seguinte Elcana e a sua família se levantaram cedo e adoraram a Deus, o Senhor. Aí voltaram para casa, em Ramá. Elcana teve relações com a sua esposa Ana, e o Senhor respondeu à oração dela.” (1º Samuel 1.18 -19, NTLH)
Deus respondeu a oração de Ana. Deus atendeu o seu clamor. Ana alcançou o milagre que buscava. Porém, Ana não apenas foi a mãe do maior profeta daquela geração, como também, gerou outros três filhos e duas filhas.
“E o Senhor abençoou Ana, e ela teve mais três filhos e duas filhas. E o menino Samuel crescia no serviço de Deus, o Senhor.” (1º Samuel 2.21,NTLH)
A bênção de Deus foi muito além da sua expectativa. Deus é especialista em abençoar seu povo além daquilo que foi pedido. Isso confirma uma palavra do Apóstolo Paulo quando diz:
“Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.” (Efésios 3.20)
É hora de você sair da caverna da angústia. É hora de sacudir a poeira, é hora de parar de chorar e voltar a sonhar de novo. A vida é maravilhosa, é um presente de Deus, é um milagre diário do céu. Você tem valor. Não desanime, não jogue a toalha, não entregue os pontos, não arrie as armas. O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã. Não desista dos seus sonhos. Volte a sonhar novamente. Volte a acreditar que o seu milagre é possível.

“A sua crise de hoje pode ser o início de um milagre amanhã. Por isso, não desista onde Deus esta apenas começando.”

Conclusão:
Volte a sonhar…
1. CONFIANDO no AGIR de Deus.
2. Fazendo VOTOS a Deus.
3. ACOLHENDO em seu CORAÇÃO a palavra PROFÉTICA.
4. ACREDITANDO que o seu milagre é possível.

 

Rolar para o topo