Estudo 01 – O Encontro a Partir do Secreto

Estudo 01 (2021) – O Encontro a Partir do Secreto
Semana de 28 de fevereiro a 06 de março
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Depois de entrarmos em nosso quarto, fecharmos a porta, a coisa mais difícil de fazer é orar!”
Oswald Chambers

Embora a oração seja uma ferramenta a qual pode ser utilizada em qualquer hora e lugar, é no secreto que ela ganha mais poder e alcance. Sabendo disso, por que será que temos dificuldades em orar de forma privativa? A grande batalha da oração começa com a nossa própria natureza tão agitada e inquieta. Por isso, o Senhor nos chama a deixar tudo e entrar com ele em um lugar especial, de forma especial, longe das ocupações, dos agitos, preocupações, cansaços e ansiedades do nosso tempo, circunstâncias e agenda. A intimidade gera santidade, que gera as conquistas no Senhor. Precisamos voltar à prática da contemplação e meditação da Palavra, e do desfrutar da Presença do Pai (Salmo 77.3). Aprenderemos hoje, de forma prática, doze passos para que a intimidade com Deus seja a grande chave para uma vida abundante.

Texto Bíblico: Mateus 6.6-14

1. Separe TEMPO para orar. “Mas quando você orar…” (Mateus 6.6a).
2. Encontre um LOCAL PESSOAL para orar. “… Vá para o seu quarto…” (Mateus 6.6b).
3. Desconecte sua mente do DO MUNDO EXTERIOR. “… Feche a porta…” (Mateus 6.6c).
4. Conecte seu espírito, PELA FÉ, Nele. “… E ore a seu Pai, que está no secreto…” (Mateus 6.6d).
5. Confie nas INTENÇÕES DO PAI. “… Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6.6e).
6. Resista ao espírito de RELIGIOSIDADE. “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos.” (Mateus 6.7).
7. Fale com espontaneidade do CORAÇÃO. “Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” (Mateus 6.8)
8. Desfrute da sua IDENTIDADE DE FILHO. “Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.” (Mateus 6.9).
9. Entre na ATMOSFERA e CULTURA do céu. “Venha o teu Reino…” (Mateus 6.10a).
10. Confie na SOBERANIA e no GOVERNO de Deus. “… Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6.10b).
11. Fale francamente das suas NECESSIDADES. “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia (…) Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores (…) E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.” (Mateus 6.1.11-13).
12. Descanse no PODER ETERNO de Deus. “Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” (Mateus 6.14).

CONCLUSÃO: (Lucas 11.1). Acredite, se existe tanta oposição ao tempo de intimidade com Deus, é porque algo poderoso é liberado no mundo espiritual. Para vencer na vida, precisamos de mais quartos e menos espelhos! Vamos com humildade, como os discípulos pediram, pedir também para que Jesus nos ajude e nos ensine a orar? Certamente, se nos empenharmos em seguir estes passos, Ele virá ao nosso encontro e nos conduzirá até o Pai.

• Para reflexão: Como você organiza seu tempo de oração? Existe espaço para desenvolver um relacionamento com Deus, manifestando gratidão e amor por estar na presença Dele em seu tempo a sós com o Senhor?

• Para oração: Em seu tempo de oração peça ao Espíirito Santo para conduzi-lo a um nível mais profundo no relacionamento com Deus; existem coisas grandes, firmes, que ninguem conhece, para serem reveladas quando clamamos (Jeremias 33:3).

• Para aplicação: Nesta semana faça um desafio de dedicar um pouco mais de tempo à oração, e com uma constância diária, entendendo que cada minuto que passamos com Deus investimos e não perdemos.

• Para indicação: Leitura do livro “Oração, um encontro com Deus”, de Oswald Chambers, Editora Vida.

Rolar para o topo