Estudo 06 – Ativando o Desejo pela Palavra

Estudo 06 (2021) – Ativando o Desejo pela Palavra
Semana de 11 a 17 de abril
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hebreus 4.12)

Estamos começando nossa jornada de 40 Dias de Conexão. Seremos desafiados a crescer através das disciplinas espirituais. E nada melhor do que começar ativando em nossa vida o desejo pela Palavra de Deus. No entanto, como podemos fazer isso? Quais são os benefícios de ativarmos em nossa vida o desejo pela palavra de Deus?

Por que ativar o desejo pela palavra de Deus em minha vida?

1. Porque é pela palavra que somos orientados a não PECAR (Salmo 119.11). Guardar a palavra de Deus em nosso coração é um meio de evitar o pecado. Quanto mais da palavra você tiver em seu coração, menos o pecado dominará a sua vida. Deus deseja a nossa santificação e isso acontece por meio da Sua palavra. Jesus é quem declara esta verdade (João 17.17). A palavra de Deus tem o poder de purificar o crente que a estuda. O grande evangelista do século 18, disse: “Este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará desse livro” (Moddy). Ative o desejo pela palavra e você viverá uma vida de santidade.

2. Porque é pela palavra que temos DIREÇÃO (Salmo 119.105). Qual é a função da luz? Sabemos que ela é indispensável se estivermos na escuridão. Ela ajuda-nos a saber para onde estamos indo. Além disso, ela se faz necessário a fim de nos desviarmos dos obstáculos a nossa volta. Por isso, estude a Bíblia e você enxergará com clareza as coisas a sua frente e permanecerá na direção certa! Por muitas vezes seguimos caminhos que, à primeira vista, parecem ser muito bons, mas na verdade seu final é de morte! (Provérbios 14.12).

3. Porque é pela palavra que alcanço sucesso na VIDA (Salmo 1.1-3). Para Josué o Senhor disse: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1.8). Quer ser uma pessoa bem-sucedida nesta vida? Leia e estude a Palavra de Deus!

4. Porque é pela palavra que CRESÇO saudavelmente (Mateus 4.4). Jesus compara a Palavra de Deus ao pão, ou seja, a comida. Sabemos que nenhum ser vivo sobrevive sem comida. Ela é indispensável a fim de nos mantermos vivos. Para que o homem esteja fisicamente sadio, ele precisa de alimento. Para que o crente esteja espiritualmente sadio também, deve se alimentar da palavra de Deus (1ª Pedro 2.2). Não há dúvida de que a Palavra de Deus é nutriente indispensável para nosso crescimento espiritual.

5. Porque é pela palavra que encontro PAZ (João 16.33). Jesus disse isso pouco antes do tumulto da crucificação. Ele desejava que seus discípulos tivessem paz mediante suas palavras, exatamente porque eles teriam que enfrentar crises iminentes. Somos fortalecidos nas crises através do estudo da Bíblia.

CONCLUSÃO: Decida hoje ser direcionado em tudo pela Palavra de Deus e sua vida será ricamente abençoada. Temos aprendido que não existe relacionamento com Deus sem o desejo de conhecer a Sua Palavra, então se queremos aprofundar nosso relacionamento com Ele, precisamos aprofundar nosso tempo com Sua Palavra.

• Para reflexão: Em sua opinião, o que mais impede as pessoas de tirar tempo a sós com Deus estudanso Sua Palavra? Você tem buscado uma profunda conexão com Deus através da sua Palavra?

• Para oração: Que em nosso tempo de estudo da Palavra possamos nos fortalecer em Deus e nos revestir de toda armadura para resistir no dia mau e permanecermos inabaláveis.

• Para aplicação: Dedique todos os seus esforços para estudar a Palavra de Deus. Nunca se esqueça de que a vitória que você precisa sempre vem dos princípios deixados por Deus em Sua Palavra.

• Para indicação: Leitura do livro “Há poder em declarar a Palavra de Deus”, de Don Gosset, Editora Vida.

Rolar para o topo