Aprendendo a Viver Contente

SÉRIE “ESCOLHA A ALEGRIA” | 04/06
APRENDENDO A VIVER CONTENTE

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Alegro-me muito no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo, do qual na verdade estáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade. Não digo isso por causa de alguma necessidade, pois já aprendi a estar satisfeito em todas as circunstâncias em que me encontre. Sei passar necessidade e sei também ter muito; tenho experiência diante de qualquer circunstância e em todas as coisas, tanto na fartura como na fome; tendo muito ou enfrentando escassez. Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em participar da minha aflição. Sabeis, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se comunicou comigo quanto a dar e receber, mas somente vós; pois, enquanto eu ainda estava em Tessalônica, supristes as minhas necessidades, não só uma vez, mas duas. Não que eu procure doações, mas procuro o fruto que amplie o vosso crédito. Mas tenho tudo, até em excesso; tenho amplos suprimentos, depois que recebi de Epafrodito o que enviastes, como aroma suave e como sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo sua riqueza na glória em Cristo Jesus. Ao nosso Deus e Pai seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.” (Filipenses 4:10-20)

“Feliz é o homem que, em quaisquer circunstâncias em que se encontre, sente-se contente.” (Sêneca)

Paulo aprendeu a viver contente por experiência, e não por teoria. Precisamos aprender o contentamento. Mas, o que devemos fazer? Como podemos experimentar o contentamento? Paulo apresenta-se no texto como alguém que havia aprendido a arte de viver contente. Seguindo o exemplo de Paulo, destacamos algumas atitudes que revelam seu contentamento.

Para viver contente…

1. Seja uma pessoa AGRADECIDA.

Paulo escreveu aos Filipenses para agradecer pelas ofertas que os irmãos lhe enviaram por intermédio de Epafrodito: “Mas tenho tudo, até em excesso; tenho amplos suprimentos, depois que recebi de Epafrodito o que enviastes, como aroma suave e como sacrifício aceitável e agradável a Deus.” (Filipenses 4.18)

Aprenda a ser grato por aquilo que Deus tem lhe dado: “Estejam sempre agradecidos, haja o que houver, porque esta é a vontade de Deus para vocês…” (1ª Tessalonicenses 5.18)

Para viver contente…

2. DEPENDA de Deus.

Creia e dependa da providência de Deus, pois Ele controla todas as circunstâncias e conhece cada uma das suas necessidades. Observe que Paulo fala do cuidado dos irmãos de Filipos para com Ele, destacando que no tempo certo, as ofertas chegaram: “Alegro-me muito no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo, do qual na verdade estáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade.” (Filipenses 4.10)

Para viver contente…

3. Receba de Deus a FORÇA para o contentamento.

“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Para viver contente…

4. Seja uma pessoa GENEROSA.

As nossas ações são como um aroma suave, sacrifício aceitável e agradável a Deus. Paulo encerra dizendo: “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo sua riqueza na glória em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19)

Conclusão:

Para viver contente…
1. Seja uma pessoa AGRADECIDA.
2. DEPENDA de Deus.
3. Receba de Deus a FORÇA para o contentamento.
4. Seja uma pessoa GENEROSA.

Rolar para o topo