Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 06 – Com Jesus na Negação

Estudo 06 – COM JESUS NA NEGAÇÃO
Semana de 27 de março a 02 de abril de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Pedro declarou: Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei! Respondeu Jesus: Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará. […] E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes. E se pôs a chorar.” (Marcos 14.29,30,72)

O texto que lemos retrata o episódio onde Pedro nega Jesus três vezes. Pedro era um apóstolo que conhecia Jesus e tinha intimidade com Ele, mas mesmo assim o negou. Isso nos mostra como uma pequena tentação pode causar uma grande queda. Pedro nega Jesus diante de uma criada e não diante de um tribunal. A verdade é que toda queda gera grandes sofrimentos, e não foi diferente na vida de Pedro. A Bíblia diz que ele chorou, e chorou amargamente. Quais são as lições que podemos aprender com essa amarga experiência de Pedro?

A experiência de Jesus quando da negação de Pedro ensina o seguinte…

1. CUIDADO COM A IMPULSIVIDADE (Marcos 14.66-71). Logo que as pessoas o identificaram como sendo um discípulo de Jesus, Pedro foi impulsivo e negou de prontidão. Ele não pensou nas consequências da sua atitude impulsiva. Impulsos e primeiras reações nem sempre são errados, mas frequentemente apresentam perigos maiores. Pessoas que falam sem pensar podem fazer grandes confissões, ou podem se tornar pedras de tropeço. Nossos impulsos e os nossos pensamentos devem ser controlados pela vontade de Deus (2ª Pedro 1.6; Tiago 3:1-12; 2ª Coríntios 10.5).

2. FIQUE ATENTO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS (Marcos 14.66-71). Pedro não resistiu à tentação daquela circunstância que o cercava. Ele cedeu e negou Jesus. As circunstâncias ao nosso redor, muitas vezes, podem fazer com que neguemos Jesus. Por isso, precisamos ser vigilantes e ficar atentos ao que está acontecendo ao nosso redor. Saul tentou justificar o seu pecado dizendo que foi “forçado pelas circunstâncias” (1º Samuel 13.12). A tática do Maligno, muitas vezes, é de convidar os servos de Deus a participarem de atividades que apresentam tentações difíceis (Apocalipse 2.14; Números 25.1-3). Muito cuidado, pois, se você brincar com fogo, vai acabar se queimando.

3. FUJA DA TENTAÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL (Marcos 14.66-71). Infelizmente, Pedro não fugiu da tentação de negar a Jesus enquanto teve tempo. Ele desperdiçou as saídas que Deus lhe ofereceu. Deus sempre providencia um escape quando as tentações chegarem (1ª Coríntios 10.13). Encarar a tentação de frente e tentar resisti-la é um erro muito grande: você estará pronto para negar Jesus. Pedro tinha alternativas: não entrar no lugar da tentação, confessar sua fé abertamente, orar e pedir ajuda a Deus, etc. Quando você estiver em um ambiente de tentação, fuja imediatamente. Tenha certeza de que Deus tem um escape para você!

CONCLUSÃO: Às vezes negamos Jesus nas coisas mais simples do dia a dia e nem nos damos conta disse. Pedro estava convicto de que não negaria Jesus, assim como nós também estamos convictos. Porém, essa convicção não vem da fé que temos, mas de uma “falsa” capacidade humana. Sendo assim, tome cuidado com sua impulsividade, fique atento às circunstâncias ao seu redor e fuja da tentação o mais rápido que você puder para que você não tenha que chorar amargamente como Pedro chorou quando negou Jesus.

PARA REFLEXÃO: Quais atitudes em sua vida mostram o quanto você tem negado Jesus? Você tem tomado cuidado para não ser tomado de impulsividade em um momento de tentação? Você tem fugido ou tem tentado resistir às tentações que lhe aparecem?

PARA ORAÇÃO: Ore pedindo a Deus que o capacite a viver uma vida que o proteja de negar Jesus, seja com aquilo que você fala ou com aquilo que você faz. Ore pedindo a Deus por pessoas que possam ajudá-lo a vencer as suas tentações. Seja sincero com Deus em suas orações mostrando todo o seu desejo de não ceder às tentações para não negar Jesus.

PARA APLICAÇÃO: Não resista às tentações que vierem sobre você. Fuja delas. Peça a Deus que lhe mostre os escapes que Ele já preparou. Tentações são ciladas de Satanás para fazê-lo negar Jesus.

JEJUM DA SEMANA (De 27/03 à 02/04): TERCEIRA SEMANA – CAFÉ E PÃES.

LEITURA DEVOCIONAL: Livro 24 horas que transformaram o mundo, Editora Vida – (Leitura do TERCEIRO capítulo)

Rolar para o topo