Estudo 06 – Vida Enraizada
ESTUDO 06 – VIDA ENRAIZADA
Semana de 24 a 30 de março de 2024
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF
TEXTO BÍBLICO: COLOSSENSES 2.6-7
A expressão “enraizados nele” usada pelo apóstolo Paulo nesse texto sugere que o discípulo tem a estabilidade de uma árvore frondosa cujas raízes estão plantadas firmemente em Cristo. Estes discípulos jamais perecem porque aquele que os sustenta jamais conheceu fracasso ou derrota. Assim como uma árvore se enraíza profundamente para extrair seu sustento do solo, da mesma forma o discípulo deve enraizar-se em Cristo, que é a fonte da vida. Um discípulo que vive uma vida enraizada não se preocupa com a tempestade, mas navega nela. Não teme o mar revolto; ele anda sobre as águas. Não se apavora com a seca porque sabe que os seus frutos nunca cessarão. Sendo assim, o que podemos aprender sobre vida enraizada? O que uma vida enraizada em Cristo requer dos Seus discípulos? Uma vida enraizada requer…
1. CONTINUAR VIVENDO EM CRISTO (Colossenses 2.6-7). Nossa vida espiritual começa com o enraizamento em Cristo. Assim como uma árvore tira sua força e sustento das raízes, nós, como cristãos, devemos nos enraizar em Jesus Cristo, nossa fonte de vida. Devemos cultivar uma relação diária com Cristo por meio da oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros crentes. Isso nos ajudará a crescer e a permanecer firmes, mesmo diante das adversidades.
2. PRODUZIR MUITOS FRUTOS (João 15.5). Quando estamos enraizados em Cristo, produzimos frutos espirituais. Assim como os ramos recebem vida e nutrição da videira, nós recebemos vida e poder de Cristo para produzir frutos de amor, bondade, paciência e outros frutos do Espírito. Devemos avaliar constantemente nossas vidas para garantir que estamos produzindo bons frutos. Isso requer um coração rendido e obediente à vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida.
3. APROFUNDAMENTO DAS RAÍZES (Filipenses 1.6). Deus é fiel para completar a obra que começou em nós quando nos tornamos seus filhos. Ele nos fortalece e nos capacita a permanecer aprofundando nossas raízes nos processos de Deus em nossas vidas. Todos nós estamos no processo de crescimento espiritual. Deus está realizando uma grande obra em nossas vidas. Por isso, devemos confiar na fidelidade de Deus e permanecer firmes em nossa fé, mesmo quando enfrentamos desafios e dificuldades. Ele é nossa âncora segura em meio às turbulências da vida. Ele é fiel para terminar a boa obra que começou em nossa vida.
CONCLUSÃO: Uma vida enraizada em Cristo é a chave para uma jornada espiritual frutífera e abençoada. Que possamos nos comprometer hoje a cultivar uma vida enraizada na Palavra de Deus, a produzir frutos e a permanecer firmes na fé. Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça conforme buscamos viver uma vida enraizada em Cristo, para a glória de Deus.
PARA REFLEXÃO: Qual é a importância de se manter uma vida enraizada em Cristo? Como podemos cultivar uma vida frutífera que reflita os valores e ensinamentos de Cristo em nossa comunidade e além dela? Como podemos reconhecer e cultivar a boa obra de Deus em nós, e como isso impacta nossa vida?
COMUNICAÇÕES:
● CEIA ESPECIAL DE PÁSCOA: Não perca a oportunidade no próximo domingo, 31 de março, às 10h e 19h! Estaremos realizando uma Ceia do Senhor Especial. Convide toda a sua célula e participe da última celebração dos 40 dias.
● VIDA DE DISCÍPULO | 40 DIAS: Estamos em nossa quinta semana da campanha de 40 dias. Fique atento à leitura devocional da nossa quinta semana, o propósito e o ato de bondade.
● PROPÓSITO DA SEMANA: 5ª Semana – De 24 à 30/03 – Abstenha-se de pães e massas. Busque consagrar sua vida ao Senhor nessa semana.
● ATO DE BONDADE: Desafio da 5ª Semana – De 24 à 30/03 – AÇÃO: EU AMO ORAR PELOS ENFERMOS. Essa semana, os membros da célula irão orar por uma pessoa enferma que algum membro da célula conhecer.
● LEITURA DO LIVRO DEVOCIONAL: 5ª Semana – De 24 à 30/03. Ler do dia 29 ao dia 35 durante esta semana.
Não perca a abertura da última semana da nossa campanha de 40 dias!
IMPORTANTE: Líder, antes de fazer a oração final, pergunte se alguém no encontro quer tomar uma decisão (Aceitar Jesus, Reconciliar-se com Jesus, Batismo). Registre as decisões diretamente com a gestora de sua área e ela informará ao seu supervisor.