Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 07 – Ative sua Vida de Oração

Estudo 07 (2021) – Ative sua Vida de Oração
Semana de 18 a 24 de abril
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Romanos 12.12)
“… A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5.16b)

A palavra ATIVAR significa tornar-se ativo, aumentar a atividade, impulsionar, acelerar, intensificar. Logo, a proposta da mensagem de hoje é desafiar-nos a tonar ativa, aumentar a atividade, impulsionar, acelerar e intensificar a nossa vida de oração. A oração é a maior força que atua na terra. Orar é conectar o altar com o trono, é unir a fraqueza humana à onipotência divina. Sendo Deus soberano, escolheu agir na história por meio das orações do seu povo. Nada é impossível para oração feita a Deus, em nome de Jesus, no poder do Espírito Santo. Tudo quanto Deus pode fazer, pode ser alcançado pela oração. Sendo assim, por que é tão importante ativar a vida de oração? O que acontece quando alguém impulsiona, acelera e intensifica sua vida de oração?

Ative sua vida de oração porque por ela…

1. Deus traz grandes LIVRAMENTOS ao seu povo (Êxodo 2.23,24;3.8,9). O povo de Israel estava cativo no Egito. Então, decidiu clamar a Deus. Deus viu, ouviu e desceu para libertar o seu povo da escravidão. Pedro estava preso sob forte vigilância aguardando para ser executado. Porém, a igreja intercedia em seu favor incessantemente. Deus enviou seu anjo para despertar Pedro e adormecer os guardas. A situação se inverteu. Pedro foi solto e Herodes foi morto (Atos 12.5-11). Quando um crente ativa sua vida de oração os céus se movem, a igreja é fortalecida e os inimigos são desbaratados.

2. Deus CURA os enfermos (Tiago 5.15). Deus perdoa todas as nossas iniquidades e sara todas as enfermidades. Ele é o Jeová Rafá, o Deus que nos cura. Para ele não há causa demasiadamente difícil. Portanto, a última palavra não é da medicina, mas de Deus. Por isso, devemos nos aproximar de Deus como o leproso aproximou-se de Jesus (Mateus 8.1-3). Deus pode tudo quanto ele quer. Para ele não há doença incurável nem causa perdida. Por isso, os apóstolos oraram pelos enfermos. Os pais da igreja oraram pelos enfermos. Os reformadores oraram pelos enfermos. Os avivalistas oraram pelos enfermos. Nós, também, precisamos orar pelos enfermos, pois a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará.

3. Deus FORTALECE a sua igreja com PODER. Os grandes reavivamentos espirituais aconteceram em resposta às orações da igreja. O derramamento do Espírito é sempre precedido pela oração e vem em resposta às orações. O Espírito Santo desceu sobre Jesus no rio Jordão quando ele estava orando. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes quando a igreja perseverava unânime em oração. O poder de Deus vem pela oração. Sem oração não há poder. Sem oração a pregação não produz vida. Os apóstolos entenderam que deveriam se consagrar à oração e ao ministério da Palavra. Oração e Palavra precisam caminhar juntas. Sem oração os púlpitos serão fracos e infrutíferos. O pregador precisa arder (1ª Coríntios 2.4,5). Que cada um de nós ative sua vida de oração para que, por meio dela, de forma fervorosa e perseverante, as torrentes do Espírito Santo caiam sobre nós trazendo restauração e poder para a igreja e salvação para os perdidos.

Conclusão: Como anda sua vida de oração? Há muitas pessoas que sequer dedicam um tempo de comunhão com Deus através da oração. Porém, hoje, Deus está nos chamando para ativarmos a nossa vida de oração, aumentarmos a sua atividade, impulsionando, acelerando e intensificando nossos momentos a sós com o Pai.

• Para reflexão: Como você organiza seu tempo de oração? Existe espaço para desenvolver um relacionamento com Deus, manifestando gratidão e amor por estar na presença Dele em seu tempo a sós com o Senhor?

• Para oração: Em seu tempo de oração peça ao Espírito Santo para te conduzir a um nível mais profundo no relacionamento com Deus; existem coisas grandes, firmes, que ninguem conhece, para serem reveladas quando clamamos.

• Para aplicação: Percebemos nesta lição a importância de desenvolvermos essa disciplina em nossa vida. Nesta semana faça o possivel para participar dos nossos desafios de oração. Escolha seu horário (06h, 12h, 15h, 18h, 21h) e vamos orar juntos pelo aplicativo zoom.

• Para indicação: Leitura do livro “SENHOR, ENSINA-ME A ORAR”, de Andrew Murray, Editora Vida.

Rolar para o topo