Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 09 – Conecte Sua Vida ao Jejum

Estudo 09 (2021) – Conecte Sua Vida ao Jejum
Semana de 02 a 08 de maio
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Proclamem um jejum, convoquem um encontro especial, reúnam os líderes, tragam todos do país inteiro. Levem-nos ao santuário do Eterno para que orem com fervor ao Eterno.” (Joel 1.14)

“Mensagem pessoal do Eterno: voltem para mim, mas façam isso com seriedade! Venham a mim com jejum e choro, arrependidos pelos seus pecados.” (Joel 2.12)

Na Bíblia, Jejum e oração são sinônimos de vitória em meio às dificuldades. Contudo, jejuar não é apenas deixar de comer, mas sim produzir um envolvimento mais próximo com Deus. O Jejum é, por vezes, uma preparação para uma obra que Deus deseja usar você com autoridade. Em tempos de crise, o jejum é um dos meios mais eficientes para encontrar direção divina. Jejuar é uma forma importante de parar, a fim de ouvir a voz de Deus e tomar decisões. Sensível ao Espírito Santo, você está pronto para receber a direção de Deus para sua vida. É isso! O Jejum é, na verdade, um estilo de vida. Se você decidir conectar sua vida à prática do jejum posso lhe assegurar que estará subindo a um novo nível em sua história. Sobre a conexão da vida ao jejum, a Bíblia nos ensina algumas lições preciosas para que não sejam ignorantes com relação a esse assunto. Quais são essas lições?

Conecte sua vida ao jejum, então…

1. Compreenda o seu SIGNIFICADO. O que é jejum? É a abstenção de alimento por um período definido para um propósito definido. O jejum não é apenas abstinência de alimento. Jejum é fome de Deus, saudade do céu. Nós comemos e bebemos para a glória de Deus e também jejuamos para a glória de Deus (1ª Coríntios 10.31). Se comemos para a glória de Deus e jejuamos para a glória de Deus, qual é a diferença entre comer e jejuar? Quando comemos, nos alimentamos do pão da terra, símbolo do Pão do céu; mas, quando jejuamos, não nos alimentamos do símbolo, mas da própria essência, ou seja, nos alimentamos do próprio Pão do céu. Jejuar é amar a realidade acima do emblema, acima do símbolo. A comunhão com Deus deve ser a nossa mais urgente e apetitosa refeição. Nós glorificamos a Deus quando O preferimos acima dos seus dons.

2. Vença os OBSTÁCULOS à sua prática. Há muitos obstáculos que nos afastam do caminho do jejum. O maior obstáculo para o jejum, porém, não são as coisas más, mas as coisas boas. Os maiores apetites não são pelos venenos do mal, mas pelos prazeres da terra, os deleites da vida (Lucas 8.14). Os prazeres desta vida não são um mal em si mesmos. Não são vícios; são dons de Deus. No entanto, esses dons podem tornar-se substitutos do próprio Deus em nossa vida. Quando nos deleitamos nas coisas boas e substituímos Deus pelas suas dádivas estamos em grande perigo. O jejum não é fome das coisas que Deus dá; o jejum é fome do Deus doador. Deus é melhor do que suas dádivas. O abençoador é melhor do que sua bênção.

3. Não abra mão do seu PROPÓSITO. O propósito do jejum não é obter o favor de Deus ou mudar a sua vontade, tampouco impressionar os outros com uma espiritualidade farisaica. Então, qual é o propósito do jejum? Vejamos o que a Bíblia diz.
• Jejum é sinal de ARREPENDIMENTO (Daniel 9.1)
• Jejum é para obter maior AUTORIDADE e PODER ESPIRITUAL (Mateus 17.19-21)
• Jejum se faz por uma GRANDE NECESSIDADE (2º Crônicas 20.1-4)
• Jejum é para ouvir a VOZ de Deus e tomar uma DECISÃO importante (Atos 13.1-3)
• Jejum é reconhecer a total DEPENDÊNCIA de Deus (Esddras 8.21-23)

CONCLUSÃO: É tempo de a igreja jejuar! É tempo da igreja buscar um reavivamento verdadeiro, que traga fome de Deus em nossas entranhas e um profundo anseio pela presença manifesta de Deus em nossa igreja, em nossa cidade, em nossa nação!

• Para reflexão: O que você entende sobre Jejum? Você tem a prática de desenvolver o Jejum em sua vida?

• Para oração: Oremos por um despertamento da igreja para praticar o jejum como estilo de vida.

• Para aplicação: Decida desenvolver uma vez por mês uma semana de Jejum pessoal.

• Para indicação: Leia o livro “O JEJUM BÍBLICO” Jerry Falwell. É um ótimo guia para aquele que deseja viver como estilo de vida o Jejum. Ele responde às perguntas – Por quê? Como? Onde?

Rolar para o topo