Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 10 – Enfrentando as Grandes Batalhas

Estudo 10 – ENFRENTANDO AS GRANDES BATALHAS
Semana de 01 a 07 de maio de 2022
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

“Depois disso, os moabitas e os amonitas, com alguns dos meunitas, entraram em guerra contra Josafá.” (2º Crônicas 20.1)

Quais são as suas maiores batalhas hoje? A Bíblia nos conta sobre a história de um rei de Judá chamado Josafá. Em um determinado momento da sua vida ele precisou encarar uma grande batalha. Quais foram os princípios que Josafá se utilizou para encarar e vencer suas batalhas?

Para encarar e vencer as grandes batalhas…

1. Identifique o INIMIGO que LUTA contra você (2º Crônicas 20.1) – Antes de começarmos a vencer nossas batalhas pessoais precisamos identificar de maneira bem honesta quem é o nosso adversário. Ter medo ou insegurança é uma reação natural! Pense: Quem são os verdadeiros inimigos contra os quais você tem lutado?

2. LEVE o seu PROBLEMA a Deus (2º Crônicas 20.3-4) – Não importa o tamanho da sua batalha! Leve o problema a Deus! Em tempos de batalha somos orientados pela palavra de Deus a buscar seu socorro. Para pensar: você tem levado seus problemas a Deus antes de tentar resolve-los por si mesmo? (Leia também 2º Crônicas 20.6-12 e Salmos 105.4.)

3. Admita sua INCAPACIDADE (2º Crônicas 20.12) – Não podemos vencer as nossas batalhas a partir das nossas próprias forças. Dependa de Deus e você será bem sucedido. Para pensar: sou capaz de admitir que não terei condições de encarar sozinho as minhas batalhas?

4. DESCANSE na FÉ (2º Crônicas 20.15) – Muitos estão totalmente exaustos porque tentam lutar com sua própria força. Quando tentamos lutar com nosso poder, podemos estar certos de que seremos derrotados. A grande verdade é que nós não sustentamos Deus; é ele que nos sustenta. Para pensar: tenho descansado na fé ou tenho tentado resolver do meu jeito?

5. Não FUJA delas (2º Crônicas 20.17) – Em alguns momentos chegamos a achar que uma boa solução é fugir da batalha, deixando de resolvê-la. A grande verdade é que fugir vai apenas adiar a resolução de um problema que precisa ser tratado agora. Ao invés de fugir, Josafá preferiu encarar a sua luta na total dependência e obediência a Deus, o qual não o desapontou: Deus lutou e venceu a batalha de Josafá! Para pensar: tenho fugido ou tenho encarado minhas batalhas (na dependência de Deus)? Ler também 2º Crônicas 20.22-24.

PARA REFLEXÃO: Pense em alguém que ainda não entregou sua vida para Jesus e que está precisando encarar e vencer as grandes batalhas da vida. Não perca tempo: apresente Jesus Cristo para ele o mais breve possível.

PARA ORAÇÃO: Ore agradecendo a Deus pelas vitórias em cada batalha vencida.

PARA APLICAÇÃO: Creia no Senhor que luta por você e te defende porque Ele é maior do que tudo e todos. Quando somos fiéis ao Senhor, aprendemos a depender de Deus no meio das dificuldades.

Rolar para o topo