Estudo 12 – A Provisão de Jesus
ESTUDO 12 – A PROVISÃO DE JESUS
Semana de 28 de maio a 03 de junho de 2023
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF
“Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: “O mestre de vocês não paga o imposto do templo?” … “Sim, paga”, respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: “O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros?” … “Dos outros”, respondeu Pedro. Disse-lhe Jesus: “Então os filhos estão isentos… Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu.” (Mateus 17.24-27)
Hoje vamos refletir sobre como podemos alinhar nossas vidas à provisão de Jesus. É fácil nos deixarmos levar pelas preocupações e ansiedades da vida, mas Jesus nos ensina a confiar Nele em todas as circunstâncias. Neste texto, encontramos uma história que nos revela como Jesus supre nossas necessidades quando colocamos nossa confiança Nele. Vamos explorar juntos três pontos importantes para alinharmos nossa vida à provisão de Jesus. Alinhamos nossa vida à provisão de Jesus quando…
1. Reconhecemos a Sua soberania (Mateus 17.25). Jesus é questionado sobre o pagamento de impostos. Ele faz uma pergunta retórica a Pedro para enfatizar a sua soberania e domínio sobre todas as coisas. Ao reconhecer a soberania de Jesus, devemos submeter todas as áreas da nossa vida a Ele. Isso significa entregar a Ele nossas preocupações e ansiedades e confiar que Ele suprirá todas as nossas necessidades de acordo com Sua vontade.
2. Confiamos que Ele vai prover o necessário (Mateus 17.27). Jesus instrui Pedro sobre onde encontrar a provisão necessária para pagar o imposto. Ele demonstra Sua capacidade de suprir nossas necessidades de maneiras surpreendentes e inesperadas. Jesus mostra que Ele é capaz de usar até mesmo as circunstâncias mais surpreendentes para nos abençoar. Quando confiamos na provisão de Jesus, Ele pode nos surpreender de maneiras incríveis. Às vezes, podemos ficar tão presos nas nossas preocupações que perdemos de vista o fato de que Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades. Devemos confiar Nele e estar atentos às oportunidades e recursos que Ele coloca diante de nós. Ele pode usar pessoas, eventos ou até mesmo coisas simples do nosso cotidiano para nos abençoar abundantemente.
3. Testemunhamos aquilo que Ele tem feito (Mateus 17.27). Jesus orienta Pedro a tomar a moeda encontrada na boca do peixe e usá-la para pagar os impostos, tanto os dele próprio quanto os de Jesus. Essa ação é um testemunho poderoso da provisão divina, pois demonstra a fidelidade de Jesus em suprir as necessidades de Seus seguidores, mesmo em situações aparentemente impossíveis. Ao testemunhar da provisão de Jesus em nossas vidas, estamos compartilhando a fé viva que temos Nele com os outros. Devemos estar dispostos a contar as histórias de como Deus tem suprido nossas necessidades, seja financeira, emocional, espiritual ou de qualquer outra forma. Quando somos abençoados por Deus, devemos ser generosos e estar dispostos a compartilhar o que recebemos com os outros.
CONCLUSÃO: Que possamos viver com corações gratos e confiantes, sabendo que nosso Deus é capaz de suprir todas as nossas necessidades de acordo com Sua vontade. Que o Espírito Santo nos capacite a viver dessa maneira e a glorificar o nome de Jesus em tudo o que fazemos.
PARA REFLEXÃO: Como a provisão de Jesus se manifesta na vida dos seus seguidores? Quais são os principais ensinamentos de Jesus sobre a provisão divina?
PARA ORAÇÃO: Em grupo, façam uma oração agradecendo a Jesus pela provisão dele sobre a sua vida.
PARA APLICAÇÃO: Ao alinharmos nossas vidas à provisão de Jesus, reconhecemos Sua soberania em todas as áreas, confiamos em Sua provisão abundante e testemunhamos Seu amor e fidelidade.
PARA INDICAÇÃO: Leitura do livro “NA BOCA DO PEIXE”, da Editora Getsemani, escrito pelo pastor Jorge Linhares.