Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 13 – Permaneçam em Mim

Estudo 13 (2021) – Permaneçam em Mim
Série: O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS SEGUIDORES
Semana de 06 a 12 de junho
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Permaneçam em mim…” (João 15.4a)

Vamos falar hoje sobre “Permaneçam em mim”. Jesus nos mostra que nossa mente e nosso coração precisam estar em sintonia com Ele todos os dias. Estar satisfeito em Jesus, em seu amor e em suas Palavras geram nossa permanecia Nele, e nos afastam de uma vida de escassez e insatisfação – ou seja, nos tornamos pessoas mais alegres, que sabem estar bem em qualquer circunstância. Ver o quanto Jesus é bom e o quanto somos amados por Ele nos leva a querer uma vida de constância para com Ele após nossa conversão, “um ato contínuo” em nosso relacionamento com Ele, como afirma John Piper. O verdadeiro discípulo de Jesus é satisfeito NEle! Vamos ver hoje como o estar satisfeito em Jesus é uma das marcas espirituais do discípulo de Cristo.

Estar verdadeiramente satisfeito em Jesus significa que você irá:

1. Permanecer em seu AMOR. Não permanecer no amor de Jesus significa deixar de acreditar que somos amados e cuidados pelo Pai do céu. Muitas pessoas olham para suas lutas e problemas e acham que não são amadas por Jesus. Isso é oposto de permanecer no amor de Jesus. Permanecer em seu amor significa crer continuamente, momento após momento, que somos amados por Ele. Estar satisfeito em Jesus é saber que ele cuida dos detalhes da minha vida (Mateus 6.26-31). O amor de Cristo nos supre em tudo, e a certeza do seu cuidado em qualquer circunstância nos traz paz e plena satisfação. Você não duvida de que Deus te ama, simplesmente acredita e vive nisso seja o que for, venha o que vier.

2. Permanecer nas suas PALAVRAS (João 8.31-32). Quando você se satisfaz em Cristo e permanece em suas Palavras você é liberto do Pecado! Este é o fruto da permanência em suas palavras: a verdadeira liberdade. Crer na sua palavra é acreditar que tudo o que ele revelou acerca de si mesmo, da sua obra por nós e de nosso futuro é verdadeiro. Crer e permanecer na Sua Palavra também significa obediência: não duvidamos de que tudo que Ele disse é verdade, e simplesmente fazemos tudo o que Ele nos disse para fazer.

3. Produzir FRUTOS que permanecem (João 15.4-5). Para produzir frutos você precisa escolher estar conectado a Jesus 24h do seu dia, e momento a momento perceber que sua vida está nEle. Frutificar é consequência de estar ligado à videira. É preciso deixar claro que permanecer em Jesus não é o mesmo que produzir frutos ou obedecer seus mandamentos. Estes são consequências do Permanecer. Novamente pense nisto: Se permanecermos, produziremos frutos, sem esforço humano, nosso papel é nos aproximarmos e vivermos em seu amor e em sua Palavra. Quando entendemos isto, teremos pensamentos e atitudes que nos levarão a um ato de adoração, vindo de uma obediência que agradará a Deus e exaltará o Seu nome. Esse modo de viver vai fazer com que, naturalmente, as pessoas vejam e recebam de nossa vida o que a presença de Jesus tem produzido em nós.

CONCLUSÃO: Não é fácil permanecer satisfeito em Jesus. O Diabo, o mundo e a carne farão de tudo para que nosso coração não permaneça no seu amor e na sua palavra e consequentemente não produza frutos que permaneçam. Por isso, não tire seu foco de Jesus, ele é o autor e consumador de sua fé. Nossa parte é decidir por Ele e pelas coisas que Ele ama.

• Para reflexão: Em meio aos desafios diários você tem conseguido encontrar satisfação em Jesus? Você tem permanecido no amor e na palavra de Cristo, mesmo em meio às lutas? Como você tem frutificado no seu serviço, na sua escola, na sua casa, nos seus momentos a sós?

• Para oração: Ore diariamente para encontrar plena satisfação em Jesus!

• Para aplicação: Pense a respeito e quais atitudes práticas você precisa tomar para frutificar, ou seja, para tornar visível para as pessoas que Jesus está presente em você.

• Para indicação: Leitura do livro “O QUE JESUS ESPERA DE SEUS SEGUIDORES”, de John Piper, Ed. Vida.

Rolar para o topo