Controle Sua Ansiedade

CONTROLE SUA ANSIEDADE

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

Mateus 6.25-34

No texto lido como base Jesus nos ensinou que não podemos acrescentar um único dia no curso de nossas vidas com as preocupações e ansiedades. Por isso, nesta manhã queremos pensar em como podemos controlar a ansiedade em nossa vida. Quero apresentar quatro atitudes básicas que podem nos ajudar neste processo.

Para controlar sua ansiedade…

1. ORE um pouco mais.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6,7)

A meditação tem sido recomendada até por profissionais da saúde como meio de combater a ansiedade. Oração é mais do que um monólogo, oração é um relacionamento profundo com Deus onde compartilhamos com Ele nossas necessidades e preocupações, abrindo para Ele o nosso coração.

Para controlar sua ansiedade…

2. OCUPE a mente com coisas boas.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)

O que tem ocupado sua mente? Sabemos que a nossa mente é um campo de batalha. Estamos em uma guerra espiritual e emocional. No entanto, podemos mudar a nossa maneira de agir e sentir, alterando a nossa maneira de pensar. A vitória contra a guerra da ansiedade começa a ser conquistada quando ocupamos a nossa mente com pensamentos saudáveis. Por isso, o apóstolo Paulo nos ensina que temos que ocupar nossa mente com tudo que é honesto, verdadeiro, de boa fama, de louvor e de tudo que provém de Deus.

“Sua saúde mental importa.”

Para controlar sua ansiedade…

3. BUSQUE ajuda de pessoas qualificadas.

Muitas pessoas procuram os terapeutas porque, na verdade, sentem necessidade de falar, de colocar para fora os sentimentos ruins, aquilo que está preso dentro delas, que as mantém sofrendo. E é através do processo de verbalização que começa a cura. Comece hoje o processo de cura das suas emoções buscando ajuda de pessoas qualificadas que poderão te ajudar. Busque profissionais da área e parceiros espirituais que lhe aconselharão. Porém, nunca tente vencer sozinho.

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4.9-12)

Para controlar sua ansiedade…

4. PRATIQUE a Palavra.

“Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo…” (Colossenses 3.16)

Em Tiago 1.22-25 está escrito: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” (Tiago 1.22-25).

Mas do que deixar a Palavra de Deus habitar em nossos corações, precisamos assumir o desafio de praticar os ensinamentos bíblicos que temos aprendido. Peça para o Espírito Santo ajudá-lo a colocar em prática o que você tem aprendido na Palavra de Deus. Se você tem sofrido com excesso de ansiedade, Deus o convida para colocar essa Palavra em prática na sua vida. A prática das verdades espirituais vão lhe ajudar a controlar a ansiedade em sua vida.

Conclusão:

Que nesta manhã, possamos colocar em prática a orientação dada pelo apóstolo Pedro na sua primeira carta:

“Lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós.” (1ª Pedro 5.7)

Para controlar sua ansiedade…
1. ORE um pouco mais.
2. OCUPE a mente com coisas boas.
3. BUSQUE ajuda de pessoas qualificadas.
4. PRATIQUE a Palavra.

Rolar para o topo