Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 27 – Efésios

Estudo 27 (2021) – EFÉSIOS
Série: LIBERDADE EM MEIO ÀS PRISÕES
Semana de 10 a 16 de outubro
(Clique aqui e faça o download do arquivo)

“Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.” (Efésios 1.15-16)

Efésios é uma carta que trata de vários assuntos fundamentais e é considerada uma carta para o mundo: para judeus e gentios, para marido e mulher, para pais e filhos, para servos e senhores. É a declaração da Palavra e da vontade de Deus nos dias de Paulo e é a voz da inspiração em nossos dias. Paulo inicia a carta com uma nota de ações de graças. No texto de Efésios 1.3-14 podemos encontrar um salmo de louvor, o mais extenso do Novo Testamento. Paulo também tem o objetivo de, por meio dos seus escritos, orientar os efésios a compreender o poder de Deus para que possam refletir o caráter Dele. É necessário que Cristo habite no nosso coração pela fé para que compreendamos a profundidade de Seu amor. O propósito dessa compreensão é que o crente seja cheio da plenitude de Deus, este é outro tema-chave dessa epístola. Vejamos a seguir três ensinamentos de Paulo à igreja que estava em Éfeso e que podem ser aplicados em nossas vidas também:

1. Busque FORÇAS em Deus. “Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.10-11). Deus já exerceu o Seu poder para a salvação e transformação da humanidade. A salvação nos livra de uma vida guiado por Satanás, pelos desejos da carne e pelo mundo. Deus tem poder para ressuscitar a pessoa da morte do pecado. Nesta passagem Paulo ensina a Igreja que, para a batalha que enfrentamos, nós temos acesso a uma força e um poder além de nós mesmos, isso é estabelecido mediante a expressão: “fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder” (Efésios 6.10). Dessa forma, fica evidente que não usamos a força dos nossos braços nas batalhas espirituais, pois nos tornamos fortes no Senhor e vitoriosos por meio do Seu poder. Busque suas forças em Deus, conte com Ele para isso.

2. Busque PROTEÇÃO em Deus e mantenha-se FIRME. “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.11). A vitória na guerra não é definida somente pela intensidade com que se ataca, mas também pela eficiência e persistência com as quais se resiste às intenções e aos ataques do inimigo. Por isso, busque suas forças em Deus e revista-se das armaduras espirituais para permanecer firme até o fim. Em Sua Palavra Deus tem tudo o que é necessário para a proteção da nossa mente e coração diante das lutas que enfrentamos no dia a dia. No entanto, depende unicamente de nós o quanto nos apropriaremos do que Deus tem para nossa vida.

3. Cuidado com as CILADAS do INFERNO. “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo” (Efésios 6.11). Paulo também nos alerta sobre as “ciladas” do diabo. A expressão ciladas é a tradução da palavra grega “methodeia”, que significa mágica ou truque. Dito isso, compreendemos que o objetivo do diabo é sempre nos enganar, nos persuadir e ludibriar com propostas e investidas, nos afastando do centro da vontade de Deus. Entretanto, em Deus e revestidos da Sua armadura podemos resistir e permanecer inabaláveis até que Ele venha!

CONCLUSÃO: Hoje vimos na carta de Paulo aos Efésios poderosas lições para o nosso dia a dia, por isso, não se esqueça: busque forças em Deus, busque proteção em Deus e se mantenha firme e cuidado com as ciladas do inferno.

• Para reflexão: “Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo” (Efésios 6.13). O texto nos mostra que o título de alguém inabalável só é conquistado pelos que resistiram nos dias maus. Portanto, precisamos usar a armadura que é provisionada por Deus e perseverar em Seu amor diariamente.

• Para oração: Busque em oração acessar e receber a armadura de Deus.

• Para aplicação: Efésios 6.13 também nos mostra que tão importante quanto à capacidade de conquistar, é a capacidade de resistir. Por isso não desista, todo dia mau passa!

• Para indicação: Efésios têm somente seis capítulos, indicamos para você a leitura integral desta carta.

Rolar para o topo