Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Você Crê em Deus, mas só Vive como Preocupado o Tempo Todo

SÉRIE “CRISTÃO ATEU” | 08/08
VOCÊ CRÊ EM DEUS, MAS SÓ VIVE COMO PREOCUPADO O TEMPO TODO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
Com relação a esse tema, Jesus deixou a seguinte orientação:
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mateus 6.25)
Um famoso escrito americano do século 19, escreveu o seguinte:

“Eu sofri por muitas catástrofes na minha vida, a maioria nunca aconteceu.” (Mark Twain)

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6)
O salmista disse: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” (Salmo 23.1)
Sendo assim, se você diz que crê em Deus, mas vive preocupado o tempo todo, infelizmente você é um cristão ateu! Porém, a Palavra de Deus nos ensina que é possível vencer a preocupação e desfrutar da satisfação que há em Jesus Cristo:
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’, pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.25-34)
Antes de mostrar como podemos vencer esse mal chamado preocupação, gostaria de destacar, pelo menos, três características negativas da preocupação que encontramos nesse texto:
 A preocupação é INCOERENTE
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mateus 6.25)
 A preocupação é IRRACIONAL
“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.26)
 A preocupação é INEFICIENTE
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27)
Entretanto, no mesmo texto, Jesus dá alguns conselhos preciosos que, se aplicados, nos ajudarão a vencer toda a preocupação e a viver com a mente, alma e coração completamente livres.
Para vencer a preocupação…
1. Coloque toda a sua FÉ em Deus
“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mateus 6.30)
O escritor da carta aos Hebreus disse o seguinte: “Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11.6)
Para vencer a preocupação…
2. Aprenda a DEPENDER de Deus
“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’.” (Mateus 6.31)

“Você não pode soltar a âncora e velejar ao mesmo tempo!”

Para vencer a preocupação…
3. Redefina as suas PRIORIDADES
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
Há uma canção cuja letra diz o seguinte: “Se Ele não for o primeiro em seu coração, então, já não é mais nada, não passa de uma ilusão. Mas, se Ele for o primeiro, o seu companheiro, motivo do seu existir, você vai viver, você vai sorrir, você vai vencer.”
Para vencer a preocupação…
4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ
“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)
Alguém disse o seguinte:

“Sou um homem velho, conheci muitos problemas, mas a maior parte deles nunca aconteceu.”

Conclusão:
“Afaste do coração a ansiedade.” (Eclesiastes 11.10)
Para vencer a preocupação…
1. Desenvolva a FÉ EM DEUS
2. Aprenda a DEPENDER de Deus
3. Redefina as suas PRIORIDADES
4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ
“Portanto, […] humilhem-se diante de Deus. A mão de Deus é forte e está sobre vocês. Ele os exaltará no tempo certo. Vivam livres de preocupação na presença de Deus: Ele toma conta de vocês.” (1ª Pedro 5.6-7)

Rolar para o topo