Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Tempo de Recomeçar

TEMPO DE RECOMEÇAR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: Pai, quero a minha parte da herança. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar.” (Lucas15.11-24)
Como é difícil recomeçar! Existem relacionamentos que foram fracassados e precisam de um recomeço, oportunidades que foram frustradas e você precisa recomeçar. Há casamentos que precisam de recomeços, estudos que foram abandonados, desafios espirituais que foram deixados de lado e precisam ser recolocados em sua lista de prioridades.

“Tentar novamente sempre será um desafio muito grande.”

Recomeçar pode ser uma tarefa dolorosa para você, mas Deus, nesta noite, quer encorajá-lo a não desistir de um novo começo! Deus quer ensinar a você como lidar com seus recomeços, pois a tendência natural é repetir as mesmas ações que o fizeram fracassar no passado.

O filho mais jovem da parábola que lemos é o retrato de quem fracassou e decidiu recomeçar. É a história de alguém que um dia desejou comer comida de porcos, mas que voltou para casa do Pai para começar de novo!
Os mesmos desafios que ele enfrentou, nós também enfrentamos quando pensamos em recomeçar: a vergonha, as lembranças passadas, o orgulho e auto-estima, o medo de que o fracasso se repita, os comentários das pessoas à nossa volta. Tudo isso pode se apresentar a nós como obstáculos.
Porém, aquele filho mais jovem decidiu que nada o impediria de recomeçar. Ele decidiu que nenhuma vergonha, dor, frustração ou decepção seria maior do que sua nova história de vida!
Talvez você tenha chegado aqui, nesta noite, com tantos sonhos, projetos e planos que ficaram pelo meio do caminho. Você até tem desejo de recomeçar, mas não consegue. O que é que tem impedido você de recomeçar? Quais são as dores, lutas, traumas ou fracassos que estão tentando impedir o seu recomeço de vida? Deus manda dizer a você nesta noite: hoje é tempo do recomeço! Não tenha medo de recomeçar!
Sendo assim, podemos aprender com o jovem do texto que lemos algumas lições que nos ajudarão no processo do recomeço da nossa vida.
Para recomeçar…
1. Reconheça os ERROS que você cometeu
“Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome.” (Lucas 15.17)
Quando o aquele jovem decidiu recomeçar sua vida, ele primeiro, reconheceu que havia cometido alguns erros na caminhada. Ele considerou seu pai como morto, pois pediu sua parte da herança. Depois foi indisciplinado e esbanjador, gastando tudo o que possuía. No entanto, sua atitude o fez padecer necessidades.
Somente quando ele chegou ao último estágio da sua miséria é que ele reconheceu que havia errado. Misturado aos porcos, ele pôde fazer uma retrospectiva e reconhecer as suas falhas! No processo de recomeçar de novo, às vezes somos orgulhosos demais. Fracassamos e não queremos reconhecer os nossos erros. Caímos, mas não queremos admitir que somos culpados.

“Não há recomeço sem reconhecimento dos erros cometidos.”

Quando se reconhece os erros, abre-se uma porta para uma nova história de vida. A história de vida desse rapaz começou a mudar a partir do momento em que ele reconheceu que suas escolhas não foram acertadas. Não espere chegar ao fundo do poço, no último estágio da dor, para reconhecer seus erros. Reconheça-os hoje e abra a porta do recomeço, a porta da sua nova história de vida.
Para recomeçar…
2. Tome a DECISÃO de MUDAR de vida
“Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. A seguir, levantou-se e foi para seu pai.” (Lucas 15.18-20a)
Aquele jovem não somente reconheceu seus erros, mas decidiu mudar sua vida completamente. Ele decidiu deixar o estilo de vida que estava vivendo e voltar para o conforto da casa do Pai. Ele decidiu que não queria mais uma vida de vergonha, de necessidades, de humilhação. Ele decidiu voltar para o lugar onde era honrado, cuidado e amado.
Quando se trata de mudança de vida, Deus quer ver suas atitudes muito mais do que suas palavras. A atitude daquele jovem voltando para casa disse mais ao pai do que o discurso que havia prepara. Às vezes, muitos de nós, reconhecemos os nossos erros, mas não decidimos mudar de vida. Ficamos parados no lamento e na frustração.

“Nada acontece na nossa vida sem uma decisão corajosa.”

Deus está aguardando a decisão corajosa do seu coração. Não fique sentado no seu lamento, não fique curtindo o seu sofrimento, não fique se deliciando com o sabor amargo do seu fracasso. Decida mudar sua vida hoje completamente!
Para recomeçar…
3. Entenda que o PAI lhe AMA
“Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar.” (Lucas 15.20-24)
Aquele jovem voltou para casa e decidiu viver, novamente, debaixo do amor e do cuidado do pai. Ali, ele recebeu roupas novas, o anel da família e sandálias para seus pés. A roupa nova simboliza o perdão do pai, a sandália nos pés dava-lhe a dignidade de filho, e o anel no dedo simbolizava autoridade. Mas antes disso, uma coisa importante aconteceu. Ele foi avistado pelo seu pai ainda longe. Seu pai correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou. Seu pai tomou a iniciativa de amá-lo incondicionalmente.
Aquele pai era o maior interessado no recomeço da vida do seu filho. Em nossa relação com Deus acontece a mesma coisa. O maior interessado em nosso recomeço é Deus. Ele sempre toma a iniciativa de nos amar. Ele sempre está disposto a nos receber com amor. É Deus quem quer sustentar a sua vida; é ele quem quer participar das novas decisões do seu viver; é ele quem quer cuidar de cada detalhe do seu recomeço.
Na casa do Pai não vai faltar nada pra você. Ele tem prazer em abençoar sua vida. Ele tem prazer em ser o seu sustento, sua direção segura, sua proteção, seu refúgio e fortaleza. A casa do Pai é o lugar dos recomeços, porque ali temos tudo o que precisamos para escrever a nossa nova história de vida. Por isso, não tenha medo de recomeçar.
Talvez tudo tenha dado errado na sua vida até aqui, porque você dependeu de você mesmo. Mas hoje pode ser diferente! Deus é o maior interessado em reconstruir seu viver. Reconheça que tudo o que você precisa está em Deus.
Conclusão:
Onde há recomeço, há festa. O pai daquele jovem mandou matar uma novilha bem gorda e preparar aquele churrasco caprichado. Sabe por quê? Porque alguém não teve medo de recomeçar. Hoje, se você decidir recomeçar, Deus também manda fazer a mesma festa no céu. A Bíblia diz o seguinte:
“Acreditem, há mais alegria no céu pela vida resgatada de um pecador que por noventa e nove pessoas que acham que não precisam de salvação.” (Lucas 15.7)
Deus, o nosso Pai, está aguardando por você. Ele quer abraçá-lo e beijá-lo. E não somente isso, mas quer dar novas roupas, o anel da família real, sandálias para seus pés. Não tenha medo de recomeçar! Na verdade o recomeço é um milagre, e todo milagre começa no coração e termina onde você precisa.
Para recomeçar…
1. Reconheça os ERROS que você cometeu
2. Tome a DECISÃO de MUDAR de vida
3. Entenda que o PAI te AMA
Agora, você já pode cantar esta canção:
Tu és a minha herança, meu Pai;
Razão da minha vida, meu Pai;
Tudo o que eu preciso está em Ti.
Eu quero estar na casa do Pai;
Comer em tua mesa, meu Pai;
Tudo o que eu sou é para Ti; vivo só pra ti.

 

Rolar para o topo