Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Rompendo com o Ciclo de Dor

MÊS DA FAMÍLIA – EU E A MINHA CASA
ROMPENDO COM O CICLO DE DOR
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“… Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela. Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para, o consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face! Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida. Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça. E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios. Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo. E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.” (Jó 2.1-13 BV)
A dor é algo que chega sem avisar, sem dar tempo para você e eu nos prevenirmos. A dor pode ser ocasionada por uma enfermidade, uma perda, por uma decepção relacional, e por tantas outras coisas. Mas sinceramente falando, você sabe o que significa dor? E o que podemos fazer, para romper com o ciclo de dor no meio da nossa casa?
A primeira pergunta tem uma resposta científica: a dor está relacionada ao campo da mente, do físico ou das emoções que envolvem relacionamentos. Sendo no físico, é quando estamos com algum tipo de dor no corpo. Por exemplo: Dor de cabeça, dor nas costas, no ombro, etc. Agora sendo na mente, nas emoções, ou na alma como queiramos chamar, a dor se torna mais aguda e pode se manifestar de várias formas. Por exemplo, o câncer ou a depressão; que se relacionam com o físico, mente, e emoções. Alguns estudiosos ousam dizer que o câncer ou a depressão geralmente são produzidos por impactos profundos na mente humana, que, no final, terminam produzindo a dor no físico.
Estamos vivendo o tempo de muitas dores no meio da nossa casa. Sejam elas decepções relacionais entre esposo e esposa, filhos e pais ou também dores de frustrações de sonhos destruídos ou de alvos não alcançados. Mas, saiba de uma coisa: para todos os tipos de dores, seja no físico, na alma ou nas relações familiares, a Bíblia tem um remédio. A Bíblia nos ensina como romper com este ciclo de dor.
Para romper com o ciclo de dor na família…
1. Mantenha-se FOCADO nos FEITOS de Deus
“… Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2.9-10)
Assim como Jó exorta sua esposa afirmando para ela a questão do foco em Deus e em seus feitos, nós devemos fazer também em nossas casas. Não podemos perder a fé de que Deus cuida de nós e sempre continuará cuidado, independente dos problemas em que estejamos passando. Sabe o que aprendo aqui? Aprendo que o remédio para romper com o ciclo de dor é permanecer focado em Deus e não nas dores da vida. Pense nisso:

A função da dor é trazer caos e ruína para nossas vidas e a ação de Deus é pegar tudo isso e transformar em alicerce para edificarmos as nossas casas.

Para romper com o ciclo de dor na família…
2. COLOQUE toda sua família na DIREÇÃO de Deus
“… Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre…” (Jó 2.9)
Neste segundo ponto, podemos perceber que a integridade de Jó era vista por sua família. Jó deveria ser um homem que buscava o Senhor para todas as coisas que ele iria fazer. Era tão notório isso na vida de Jó que sua esposa faz a seguinte pergunta para ele: “… Ainda reténs a tua integridade?”. Sabe o que aprendo aqui? Aprendo que metade das dores que sentimos no meio de nossas famílias são porque falhamos em nossos posicionamentos como líderes ou sacerdotes dos nossos lares. Veja o posicionamento de Jó com sua esposa:
“… Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu…” (Jó 2.10)
Às vezes precisamos passar do discurso para prática, do falar para o agir. Jó repreende sua esposa e ela se cala, não porque ele a obrigou, mas sim porque, possivelmente, o discurso dele ultrapassava as linhas do mero falar. Ele tinha vida de integridade. Uma pergunta para os homens casados da igreja: o seu discurso frente à sua esposa e aos seus filhos tem força ou tem imposição? O seu discurso tem base de existir ou é eco vazio e desacreditado?
O discurso de Jó não era vazio, tinha base e eliminava qualquer situação que pudesse ser transformada em dores no meio da sua família. Não quero dizer com isso que Jó e sua família não tinham problemas. Até mesmo porque a Bíblia relata as dores e problemas em que eles passaram. O que quero dizer é que Jó não era alguém omisso às situações de sua família, pelo contrário, ele firmava sua família nas mãos de Deus e transmitia a certeza de que Deus jamais os abandonaria. Jó era alguém que podia dizer a seguinte expressão:

“Eu e a minha casa romperemos com o ciclo de dor.”

Para romper com o ciclo de dor na família…
3. CONFIE em Deus independente das CIRCUNSTÂNCIAS
“… receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.” (Jó 2.10)
Saiba de uma coisa: Deus nos ajuda na hora da dor. Quer seja dor física ou emocional, Deus tem a consolação de que precisamos. Ele nos ajuda a superar a dor e a manter a esperança. A dor não é para sempre, mas o amor de Deus nunca acaba. Ele enviou seu filho para morrer por nós na cruz do calvário. Sim, morrer pelo meu e pelo seu pecado. Ele enviou seu filho para conectar as famílias com Ele mesmo e para salvá-las das garras do inimigo. Jesus teve que fazer isso por meio de dores e sofrimentos. Como disse Isaías:
“… Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores, levou sobre si…” (Isaías 53.4a)
Jesus veio para nos ajudar na dor. Ele entende nosso sofrimento porque ele também sofreu dores. Mas Jesus venceu toda a dor! E você e sua família podem vencer também! Um dia, no céu, não haverá mais dor nem sofrimento, como diz a Bíblia. Mas, até lá, a despeito das nossas dores e sofrimentos, a Bíblia garante a vocês: Jesus nos ajudará a superar e a romper com toda dor.
Conclusão:
Eu não sei como você e sua família chegaram aqui nesta noite. Não sei se suas dores são no físico ou no emocional, não sei se são nos sonhos destruídos ou nas crises financeiras da vida. Mas de uma coisa eu sei: você precisa transformar a realidade da sua casa, fazendo da mesma um pedaço do céu. Como? Convidando o Rei Jesus e o Reino do céu para habitar com vocês e, depois, rompendo com o ciclo de dor em sua casa.
Para romper com o ciclo de dor na família…
1. Mantenha-se FOCADO nos FEITOS de Deus
2. COLOQUE toda sua família na DIREÇÃO de Deus
3. CONFIE em Deus independente das CIRCUNSTÂNCIAS

 

Rolar para o topo