Família – Não Dá para Viver sem Ela

MÊS DA FAMÍLIA – EU E A MINHA CASA
FAMÍLIA, NÃO DÁ PARA VIVER SEM ELA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: sejam férteis e multipliquem-se!…” (Gênesis 1.27-28)
Como vai a sua família? Você já parou para pensar na sua vida sem a sua família? Simplesmente você não existiria. Todos nós somos o resultado da união de duas pessoas que um dia resolveram construir uma família. Algumas com sucesso, outras com fracasso; algumas com planos e sonhos, outras sem o mínimo de planejamento. Na sociedade em que vivemos, tem se espalhado pelo mundo vários comentários, alguns verdadeiros e outros falsos sobre a família. Por exemplo:

  • É verdade que há milhares de famílias desajustadas, divididas; mas não é verdade que a família é uma instituição falida e fracassada.
  • É verdade que o número de divórcios cresce assustadoramente, para cada 10 casamentos 4 acabam em divórcio; mas não é verdade que Deus não pode restaurar esses casamentos.
  • É verdade que a infidelidade conjugal (tanto do homem quanto da mulher) continua crescendo e existindo entre as famílias; mas não é verdade que não exista mais homens e mulheres fiéis na sociedade.
  • É verdade que há muitos jovens e adolescentes (inclusive crentes em Jesus) que são filhos egoístas, desobedientes e rebeldes; mas não é verdade que a família deixou a responsabilidade de educar para a igreja e para a escola.
  • É verdade que há muitos pais (inclusive crentes em Jesus) que são péssimos na convivência e administração da família; mas não é verdade que a família abriu mão do papel de educar e formar um bom caráter nos filhos.

Mesmo diante de tantas coisas que combatem contra a criação, o desenvolvimento e a preservação da família, uma coisa é certa: não dá para viver sem ela. Deus é o arquiteto da família, e, se a ideia partiu dele, então, não dá para viver sem ela! A Bíblia nos apresenta algumas verdades que ratificam o fato de que não dá para viver sem a família.
Não dá para viver sem a família porque…
1. Ela é o ABRIGO nas TEMPESTADES da vida
No projeto de Deus, a família é um lugar de amparo e cuidado. Talvez por isso, as histórias que mais nos chocam aconteçam justamente quando esse ambiente, que deveria ser de cuidado e proteção, torna-se um lugar de dor. A família não é um lugar de abuso, mas de abrigo. A Bíblia confirma esse conceito de abrigo quando diz:
“Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos.” (Provérbios 14.26)
Os seus filhos tem um lugar de refugio e segurança? Sua família tem sido esse lugar para seus membros? Quando as tempestades da vida chegam precisamos de um lugar seguro para estar. São tempestades financeiras, físicas, emocionais, intelectuais ou até mesmo morais que atingem a família.
Precisamos de um abrigo quando enfrentamos doenças, perdas, desemprego. Precisamos de um abrigo quando fracassamos. Precisamos de um abrigo quando pessoas nos diminuem e nos rejeitam. Precisamos de abrigo quando os imprevistos chegam de maneira trágica à nossa vida. O lar foi criado para significar segurança. Ele é um abrigo contra a tempestade. Lar é o lugar onde é seguro chorar. Lar é onde você pode descansar, ser consolado, receber conforto e cuidados especiais para os dias difíceis da vida.
Você, esposo, tem feito da sua família um lugar de segurança para sua esposa? Você, esposa, tem feito da sua família um lugar de estabilidade para seu esposo? Vocês, pais, têm feito da sua família um lugar de proteção, um abrigo para os seus filhos? Não evite esforços e investimentos para que sua família seja um porto seguro para sua vida e para aqueles que estão ao seu redor. Se a família é o abrigo nas tempestades da vida, então, não dá para viver sem ela.
Não dá para viver sem a família porque…
2. Ela é o CENTRO de APRENDIZADO para a vida
Você é o que é hoje em função de sua família. Somos impactados e formados por ela. Por isso, o projeto de Deus é que a família seja um lugar em que pessoas cresçam e se desenvolvam em seu máximo potencial. A Bíblia diz:
“Então, na juventude, os nossos filhos serão como plantas viçosas, e as nossas filhas, como colunas esculpidas para ornar um palácio.” (Salmo 144.12)
A Bíblia às vezes compara o lar a um jardim. É um lugar onde as pessoas crescem, um jardim de crescimento das pessoas. É no lar que a esposa cresce, o esposo cresce, os filhos crescem, a família cresce. A família sempre será um lugar de aprendizado e crescimento, e se você não está aprendendo e nem crescendo com a sua família, você está perdendo, e muito. Nesse sentido, podemos apontar três coisas que precisamos ensinar dentro de casa. São coisas que você não sai de casa sem aprender sobre elas. Dentro de casa aprendemos sobre:

  • Relacionamentos – Aprendemos a nos relacionar com pessoas dentro de nossa casa. Todo relacionamento bem sucedido precisa começar a ser ensinado e aprendido dentro de casa.
  • Caráter – Muito do que você é, você herdou de seus pais. Caráter não é algo que se senta e explica, mas algo que se absorve. O filho assiste e observa. Ele vê a forma como seus pais fazem as coisas, se de qualquer jeito ou se bem feito, avaliam se há verdade e integridade neles. Nossos filhos estão observando nossas ações e não aquilo que falamos.
  • Valores – Pense acerca de todas as coisas que aprendemos em casa: a respeito de trabalho, honestidade, lealdade, sexo, tempo, dinheiro, Deus, outras pessoas. Nós aprendemos acerca do que é realmente importante para nós. Nossa família é uma transmissora de valores e princípios. Ao preparar um abrigo contra as tempestades eu demonstro o meu amor. Mas ao preparar um centro de aprendizagem para a vida eu estou investindo no futuro da minha família. Por isso, entenda que os valores e princípios que devem reger as nossas famílias são os valores e princípios baseados na Palavra de Deus.

O que os membros de sua família tem aprendido? O que temos ensinado aos nossos filhos? O que temos aprendido com nossos pais? O que estou ensinando a minha família sobre dinheiro, trabalho, honestidade, lealdade, transparência? O que estou ensinando a minha família sobre Deus, Bíblia, oração, fé, igreja? Não deixem seus filhos à deriva nessas questões centrais da vida. Se você não ensinar sobre elas, outros ensinarão sobre outras coisas. A Bíblia diz:
“Que todas estas palavras […] ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6.6-7)
Não dá para viver sem a família porque…
3. Ela é o LUGAR para APROVEITAR a vida
A família é um lugar de diversão, um lugar para sorrir e para festejar. Um lugar para aproveitar a vida! Um lugar para você ter o prazer de estar. No entanto, é exatamente isto que falta em muitos lares. Em muitos lares não há mais sorrisos, não há mais alegria, não há mais diversão, não há mais prazer de se estar naquele ambiente. Em muitas casas o encanto de ser família acabou.
Há famílias que estão caminhando pela vida sem o vinho da alegria. Há lares que estão vivendo o drama do desencanto, da decepção, da amargura. Há pais, filhos e cônjuges feridos, machucados e desiludidos com a família. No entanto, mesmo diante de uma realidade tão dolorosa que a família passa, a Bíblia tem algo a dizer sobre o contexto familiar. Sobre esse contexto familiar a Bíblia diz:
“… Aproveite a vida com a mulher que você ama!” (Eclesiastes 9.9)
“Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você se casou.” (Provérbios 5.18)
“Os filhos são heranças do Senhor, uma recompensa que ele dá.” (Salmo 127.3)
Os versos acima falam de um contexto familiar. Fala para aproveitar a vida com a esposa que amamos. Fala para se alegrar e ser feliz com a mulher que casamos. Fala sobre o presente que Deus nos confiou que são os filhos. Fala de aproveitar a vida em família.
Sua família precisa ser um lugar para se viver a felicidade. Por isso, não faça do seu lar um quartel, mas um lugar onde as pessoas tenham prazer de viver e conviver. Mesmo diante das lutas dessa vida, faça do seu lar um lugar de alegria, de sorrisos, de bom humor. Seus filhos vão refletir por toda a vida esse ambiente de alegria. Entenda que a família que brinca unida, permanece unida. Descontraia-se e divirta-se com seu cônjuge e com seus filhos!
Você tem se divertido com seus filhos? Você tem se alegrado com seu cônjuge? Você tem aproveitado a vida com a mulher que você casou? Você tem sido feliz ao lado do esposo que Deus lhe deu? Você tem celebrado a vida com seus filhos? Faça da sua família um lugar para aproveitar a vida, um lugar de alegria.
Conclusão:
Não dá para viver sem a família. Ela não foi criada para trazer peso, mas para impulsioná-lo a viver em horizontes maiores. Que sua família seja uma incubadora de motivação, sonhos e crescimento, e não um lugar de anulação, amputação e perda de identidade.
Lembre-se: família, não dá para viver sem ela, porque…
1. Ela é o ABRIGO nas TEMPESTADES da vida
2. Ela é o CENTRO de APRENDIZADO para a vida
3. Ela é o LUGAR para APROVEITAR a vida

 

Rolar para o topo