40 DIAS DE FÉ – A Fé que Arrisca Diante do Novo

40 DIAS DE FÉ – 04/09
A FÉ QUE ARRISCA DIANTE DO NOVO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas… VENHA, respondeu Jesus.” (Mateus 14.28,29)
Se voltarmos um pouquinho no texto, vamos observar que Jesus havia acabado de multiplicar pães e peixes, e alimentado toda uma multidão. Logo em seguida, Jesus insistiu com seus discípulos para que entrassem no barco e fossem para o outro lado do mar enquanto Ele despedia a multidão. Depois que despediu a multidão, Jesus subiu a um monte para orar. Anoiteceu e Jesus estava ali sozinho.
A essa altura, o barco dos discípulos já estava a uma boa distância da terra, as ondas batiam no barco e os ventos sopravam contra ele. Os discípulos de Jesus estavam em dificuldades e lutavam contra o mar agitado e o forte vendaval. É neste exato momento que Jesus entra em cena. Ele decide encontrar-se com os seus discípulos andando sobre o mar. Aqueles discípulos precisavam exercitar sua fé para experimentarem algo que nunca haviam experimentado. No meio da tempestade, os discípulos tinham um enorme desafio: usar a fé para viverem algo novo em suas vidas. Da mesma forma, diante das lutas que você tem enfrentado, Jesus o convida a usar a sua fé para experimentar tudo aquilo que Ele tem para você.
Neste episódio, podemos identificar pelo menos três obstáculos que estavam impedindo os discípulos de Jesus a crerem no meio daquela tempestade. Quais eram esses obstáculos?
 MEDO
Quando Jesus começou a caminhar sobre as águas em direção aos seus discípulos, eles pensaram que Jesus era um fantasma e começaram a gritar de medo. O medo faz a gente ver aquilo que não é como se fosse. Eles pensaram que Jesus fosse um fantasma! Estamos vivendo dias de medo. Medo de ficar doente, medo da violência, medo do desemprego, medo dos filhos embarcarem nas drogas, medo da morte, e muitos outros medos tem oprimido a vida do ser humano.
Quais são os medos do seu coração? Que tipo de medo está paralisando sua vida? A despeito do seu medo, use a fé para vencer os obstáculos e alcançar tudo aquilo que Jesus tem para você! Reprenda os medos de sua vida e renove sua confiança na presença e no poder de Jesus!
 DISTRAÇÃO
Pedro foi em direção a Jesus andando sobre as águas, mas começou a se distrair olhando à sua volta e sentindo a força do vento, e começou a afundar. Quantas vezes andamos tão distraídos nesta vida, e quando damos conta, já estamos afundando nos mares revoltos deste mundo.
Talvez você tenha entrado aqui nesta noite completamente afundado no mar revolto desta vida por causa do seu estilo distraído de viver. No entanto, vença essa distração para que você possa viver algo novo que nunca viveu em sua vida.
 DÚVIDA
Jesus não deixou Pedro afundar, mas o chamou de homem de pequena fé, ou seja, homem que duvidou. A dúvida nos leva à falta de fé; e a falta de fé nos leva para o fundo do poço, para o lamaçal da vida, para a escuridão da amargura.
Talvez você tenha entrado aqui sem fé, com muitas dúvidas, mas esta é a noite em que Jesus o convida a usar a sua fé para arriscar diante do novo que Ele tem para você.
Como está a situação do barco da sua vida? Quais são as ondas turbulentas e os ventos impetuosos que tem tentado afundar o barco da sua vida? Você é alguém que chegou aqui com medo, completamente distraído e cheio de dúvidas? Hoje, Jesus o chama, o convida a crer, pela fé, que Ele tem algo novo para você! Use sua fé para arriscar diante do novo e nunca mais a sua vida será a mesma!
A fé que arrisca diante do novo…
1. Aceita o CONVITE para ESTAR com Jesus
“Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas… Venha, respondeu Jesus.” (Mateus 14.28,29)
Muito mais do que um convite, Jesus desafiou Pedro para estar com Ele sobre as águas: VENHA PEDRO! Jesus convidou Pedro para experimentar algo novo que ele nunca havia experimentado. Às vezes você se arrisca por tantas coisas e por tantas pessoas e isso não faz diferença na sua vida. Por que não arriscar em aceitar o convite para estar com Jesus? Com Ele, você sempre terá histórias de milagres para contar.

Aceitar o convite para estar com Jesus é dizer sim para experimentar algo novo todos os dias!

Ainda que as tempestades da vida sejam fortes demais, aceitar o convite para estar com Jesus é experimentar paz no vale, alegria em tempos de perda e esperança no dia do medo. Jesus o convida para estar com Ele e desfrutar de um relacionamento profundo e pessoal de amor.

Arrisque-se a sair do barco e você vai viver uma aventura sobrenatural de fé.

A fé que arrisca diante do novo…
2. Decide DEIXAR a zona de CONFORTO
“… Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus.” (Mateus 14.29b)

“As maiores experiências de fé estão reservadas para aqueles que são mais ousados.”

Naquele momento, o barco era o lugar que mais trazia segurança a Pedro. Mas ele decidiu sair do barco, aceitando o desafio de fé, e ir em direção a Jesus. Pela fé, Pedro arriscou, deixou sua zona de conforto e segurança, mas conseguiu andar sobre as águas.

“O barco é aquele último recurso terreno que nos impede de arriscar diante do novo.”

Você nunca vai experimentar o sobrenatural se não estiver disposto a deixar sua zona de conforto e arriscar diante do novo que Jesus tem para sua vida. Por que arriscar diante do novo? Porque lugares confortáveis tem uma incrível capacidade de nos acomodar e nos fazer viver sempre as mesmas coisas. Qual é o seu lugar de conforto? Sua família, seu dinheiro, sua reputação, suas responsabilidades, sua religião? Usar a fé para arriscar diante do novo tem um preço a ser pago, mas o resultado dessa decisão transforma a sua vida e o faz viver coisas extraordinárias!
A fé que arrisca diante do novo…
3. REDIRECIONA o FOCO da sua visão
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!” (Mateus 14.30)
Pedro tirou o foco de Jesus e começou a reparar no vento, por isso, começou a afundar. Não dá para manter o foco em duas coisas ao mesmo tempo: ou você olha para Jesus ou para as circunstâncias adversas da vida. Será que você também anda reparando muito no “vento” ao seu redor? Na verdade, o que você ganha olhando para o vento? Olhar para o vento faz com que você perca o foco do principal, que é Jesus, e, consequentemente, comece a afundar. A fé que arrisca diante do novo ajusta, redireciona o foco para Jesus!
Enquanto Pedro mantinha seus olhos focados em Jesus, ele estava andando sobre as águas. No exato momento em que decidiu olhar para o vento, começou a afundar. O exato lugar onde você se encontra hoje diz muito sobre quem é o foco do seu viver. Onde você está, andando sobre as águas ou no fundo do mar? Se estiver andando sobre as águas, não tire os olhos de Jesus. Se estiver no fundo do mar, redirecione hoje o foco da sua visão para Jesus e comece a viver dias de milagres. Mesmo tendo fracassado em sua tentativa de andar sobre as águas, Pedro viveu o que ninguém mais viveu, porque ele ousou se arriscar diante do novo. Ele arriscou viver o que antes ninguém tinha vivido.
A fé que arrisca diante do novo…
4. CONFIA que Jesus sempre ESTENDERÁ suas mãos
“Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: homem de pequena fé, porque você duvidou? Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: verdadeiramente tu és o Filho de Deus.” (Mateus 14.31-33)
Pedro perdeu o foco e começou a afundar, mas Jesus não permitiu que Ele se perdesse. Jesus estendeu sua mão e o socorreu. Isso mostra que Jesus nunca desiste dos homens de pouca fé como eu, você e Pedro. Quando você olha para os ventos fortes da vida, eles o distraem, mas quando você olha para Jesus, os ventos desaparecem! Uma verdade para todas as tempestades é que elas sempre passam. Se você está passando por dificuldades, elas passarão. Se você está andando pelo deserto da vida, ele também vai passar. Atravesse todas essas adversidades com Jesus, e assim você desfrutará do melhor, mesmo em meio a tribulações. Confie que os ventos passarão, olhe para Jesus e não para eles.
Quem tem uma fé que arrisca diante do novo confia plenamente no socorro de Jesus em todo o tempo! Para estas pessoas não há dúvida de que o Senhor é o seu refúgio e fortaleza, o socorro bem presente na hora da tribulação.
Conclusão:
A história continua e revela que, quando Jesus e Pedro entraram no barco, o vento cessou. A realidade de medo, distração e dúvida, deu lugar a um tempo de paz e bonança.
A fé que arrisca diante do novo…
1. Aceita o CONVITE para ESTAR com Jesus
2. Decide DEIXAR a zona de CONFORTO
3. REDIRECIONA o FOCO da sua visão
4. CONFIA que Jesus sempre ESTENDERÁ suas mãos
A fé que arrisca não é algo fácil, mas é perfeitamente possível. Trata-se de uma questão de decisão. Na verdade, todas as grandes decisões de nossa vida nunca foram e nunca serão fáceis de serem tomadas. Apenas pense um pouco sobre elas e chegará a essa conclusão. Da mesma forma, não foi fácil para Jesus decidir ir para cruz e morrer por mim e por você. Esta foi uma decisão que Ele tomou. Ele morreu a nossa morte, para que pela sua ressurreição, pudéssemos nascer novamente. Por isso, decida crer, apesar das circunstâncias.

 

Rolar para o topo