A Conquista do Jeito de Deus

A CONQUISTA DO JEITO DE DEUS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade.” (Josué 6.20)
Esse texto fala a respeito da conquista de Jericó. Embora pequena no tamanho, Jericó encontrava-se bem fortificada e constituía-se num ponto estratégico de vital importância para o avanço das tropas israelitas em Canaã. Os moradores da cidade haviam fechado o portão da cidade e acumulado grande quantidade de provisões suficientes para aguentarem um período prolongado de cerco. Estavam decididos a defenderem a cidade até o último momento. A vigilância era extrema. Ninguém saía ou entrava na cidade.
Sendo assim, o maior obstáculo para o povo de Deus não eram os soldados dessa cidade, mas suas imponentes muralhas. O acesso até o interior da mesma era praticamente impossível, devido à proteção das muralhas. Sem dúvida, os israelitas necessitavam da ajuda divina para conquistar a Jericó. No entanto, a ajuda divina chegou ao arraial de Israel com a mensagem do anjo do Senhor, que nesta passagem aparece mais abertamente identificado com o próprio Senhor. Essa teofania (manifestação de Deus em algum lugar) aconteceu nas redondezas de Jericó, onde os israelitas estavam acampados. Nessa ocasião deu-se o cumprimento da promessa divina feita aos filhos de Israel, com relação à entrada na terra prometida:
“O meu anjo irá à frente de vocês e os fará chegar à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei.” (Êxodo 23.23)
O povo de Israel aprendeu uma lição muito importante: que toda conquista prometida pelo Senhor é executada do jeito dele. As estratégias da conquista de Jericó não foram estabelecidas pelo povo e nem pelos seus líderes. Elas foram estabelecidas por Deus. Se Deus tem feito promessas de conquista para você, não faça planos e nem crie estratégias sem saber qual é o Seu jeito para essa conquista. Se a conquista é uma promessa de Deus, Ele sabe qual é a melhor maneira para alcançá-la. Então, quais são os segredos para conquistar do jeito de Deus?
Para conquistar do jeito de Deus…
1. APROPRIE-SE da Sua PROMESSA.
“Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. Então o Senhor disse a Josué: saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra.” (Josué 6.1,2)
Josué recebeu do próprio Senhor a segurança de vitória. Esse acontecimento extraordinário demonstra que Josué tomou para si aquela Palavra de Deus ao seu coração. Essa Palavra de Deus era a confirmação de que Ele estava para cumprir na vida do povo aquilo mesmo que Ele havia prometido. Essa Palavra do Senhor a Josué dava como certa a vitória do povo de Israel. Tudo o que Josué e o povo precisavam fazer era tomar posse daquela promessa e seguir as ordens de Deus.
Aqueles que querem conquistar são pessoas que conhecem as promessas de Deus, pois investem tempo meditando em sua Palavra. São pessoas que creem nas promessas de Deus, pois a Sua Palavra faz crescer a fé no coração. São pessoas que agem em função dessas promessas, obedecendo as ordens de Deus. Quais são as promessas que Deus fez a você? O que você fez com essas promessas? Se você deseja conquistar do jeito de Deus precisa tomar posse, apropriar-se das promessas que Ele lhe fez. Alguém disse certa vez:

“As promessas do Senhor são sementes que nunca morrem!”

Para conquistar do jeito de Deus…
2. OUÇA Sua voz para CONHECER a Sua VONTADE.
“Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver.” (Josué 6.3-5)
O texto bíblico informa que Josué ouviu do anjo do Senhor a maneira como tudo deveria acontecer. Quando você não conhece a vontade de Deus para cada situação específica da vida, você corre o risco de aumentar ainda mais os seus problemas com atitudes precipitadas. A conquista prometida por Deus acontece quando você procura conhecer a Sua vontade acima de tudo. Não é a vontade humana que tem que prevalecer, mas a vontade daquele que fez a promessa.
Muitas pessoas não conseguem alcançar a conquista da promessa feita por Deus porque não param para ouvir a Sua vontade. São pessoas que estão lutando com armas e recursos humanos. Se você acha que pode conquistar a promessa de Deus fazendo o que você quer, você está muito enganado. O Deus que promete é o mesmo Deus que mostra a sua vontade para essa conquista.
No entanto, é fácil conhecer a vontade de Deus? Depende. Depende do nível de relacionamento que você tem com Ele no seu dia a dia. Quanto mais tempo você se relaciona com alguém, mais você passa a conhecer aquela pessoa em seus gostos, comportamentos, pensamentos e vontades. Com Deus acontece a mesma coisa. Quanto mais tempo você tem com Ele em seu dia a dia, mais você vai conhecendo a sua vontade. Entretanto, há três maneiras básicas de se conhecer a vontade de Deus:

  • Os mandamentos específicos na Palavra de Deus revelam sua vontade;
  • O Espírito Santo nos dirige a conhecer a vontade de Deus;
  • As circunstâncias na vida indicam e mostram a vontade de Deus.

Para conquistar do jeito de Deus…
3. EXECUTE na ÍNTEGRA a Sua vontade CONHECIDA.
“Josué, filho de Num, chamou os sacerdotes e lhes disse: Levem a arca da aliança do Senhor. Sete de vocês levarão trombetas à frente da arca. E ordenou ao povo: Avancem! Marchem ao redor da cidade! Os soldados armados irão à frente da arca do Senhor. Quando Josué terminou de falar ao povo, os sete sacerdotes que levavam suas trombetas perante o Senhor saíram à frente, tocando as trombetas. E a arca da aliança do Senhor ia atrás deles. Os soldados armados marchavam à frente dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e o restante dos soldados seguia a arca. Durante todo esse tempo tocavam-se as trombetas. Mas, Josué tinha ordenado ao povo: Não deem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até ao dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão! Assim se fez a arca do Senhor rodear a cidade, dando uma volta em torno dela. Então o povo voltou para o acampamento, onde passou a noite. Josué levantou-se na manhã seguinte, e os sacerdotes levaram a arca do Senhor. Os sete sacerdotes que levavam as trombetas iam adiante da arca do Senhor, tocando as trombetas. Os homens armados iam à frente deles, e o restante dos soldados seguia a arca do Senhor, enquanto as trombetas tocavam continuamente. No segundo dia também rodearam a cidade uma vez, e voltaram ao acampamento. E durante seis dias repetiram aquilo. No sétimo dia, levantaram-se ao romper da manhã e marcharam da mesma maneira sete vezes ao redor da cidade; foi apenas nesse dia que rodearam a cidade sete vezes. Na sétima vez, quando os sacerdotes deram o toque de trombeta, Josué ordenou ao povo: Gritem! O Senhor lhes entregou a cidade!” (Josué 6.6-16)
As claras instruções do anjo do Senhor foram literalmente cumpridas por Josué e os israelitas. A conquista daquilo que Deus prometeu acontece quando você coloca em prática a sua vontade conhecida em sua vida. Não basta apenas saber qual é a vontade de Deus, é preciso colocá-la em prática para conquistar do jeito que Ele quer.
Muitas vezes até conhecemos a vontade de Deus, mas não a executamos. Deus mostra a sua vontade, mas queremos fazer os nossos ajustes, queremos colocar a nossa opinião, queremos corrigir os planos de Deus para nossa vida. Acreditamos que somos melhores do que o próprio Deus! Porém, o segredo para conquistar o que Deus prometeu está justamente no fato de fazer exatamente o que Ele mandou fazer, ainda que seja banal e insignificante aos nossos olhos.

“Deus não precisa da nossa opinião para elaborar seus planos de conquista. Ele é soberano, e o que Ele manda fazer é pra ser feito!”

Para conquistar do jeito de Deus…
4. CONFIE totalmente no Seu PODER.
“A cidade, com tudo o que nela existe, será consagrada ao Senhor para destruição. Somente a prostituta Raabe e todos os que estão com ela em sua casa serão poupados, pois ela escondeu os espiões que enviamos. Mas fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos. Do contrário trarão destruição e desgraça ao acampamento de Israel. Toda a prata, todo o ouro e todos os utensílios de bronze e de ferro são sagrados e pertencem ao Senhor e deverão ser levados para o seu tesouro. Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas, e do forte grito, o muro caiu. Cada um atacou do lugar onde estava, e tomaram a cidade. Consagraram a cidade ao Senhor, destruindo ao fio da espada homens, mulheres, jovens, velhos, bois, ovelhas e jumentos, todos os seres vivos que nela havia. Josué disse aos dois homens que tinham espionado a terra: Entrem na casa da prostituta e tirem-na de lá com todos os seus parentes, conforme o juramento que fizeram a ela. Então os jovens que tinham espionado a terra entraram e trouxeram Raabe, seu pai, sua mãe, seus irmãos e todos os seus parentes. Tiraram de lá todos os da sua família e os deixaram num local fora do acampamento de Israel. Depois incendiaram a cidade inteira e tudo o que nela havia, mas entregaram a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro ao tesouro do santuário do Senhor.” (Josué 6.17-24)
Antes que a cidade fosse destruída, Josué anunciou ao povo que ela seria considerada anátema, isto é, ela estava destinada a destruição total. Não haveria despojos (sobras, coisas deixadas por outros). Os bens seriam completamente destruídos, e todo ser vivente passaria ao fio de espada. Somente a prostituta Raabe e todos os que estivessem com ela dentro de sua casa, escapariam daquele avassalador ataque dos filhos de Israel. Josué confiava plenamente na providência de Deus. Ele tinha plena convicção que o Senhor já havia entregado a cidade em suas mãos antes de caírem as muralhas. Ele confiava totalmente no poder de Deus.
Se você deseja conquistar do jeito de Deus, não tem outra solução a não ser confiar totalmente em seu poder. Ele é o Deus Onipotente. Todo o poder está em suas mãos! Mas você precisa confiar totalmente nessa verdade. Você olha para o lado e vê muitas pessoas conquistando e nada acontece com você. Sabe por quê? Porque falta você confiar totalmente no poder de Deus. Falta você aplicar fé a tudo aquilo que Ele lhe prometeu! E sobre fé, a Bíblia diz o seguinte:
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” (Hebreus 11.1)
A fé inicia-se quando se crê no caráter de Deus, ou seja, quem Ele é quem diz ser. A Fé culmina com a crença e a confiança nas promessas de Deus, ou seja, que Ele irá fazer o que diz que ira fazer. A fé é a prova das coisas que não se veem, significando que nós temos plena confiança de que Deus irá cumprir as suas promessas, mesmo que ainda não vejamos nenhuma evidência.

“Nas situações mais difíceis, estão às grandes oportunidades de viver uma fé ousada num Deus que é Senhor sobre o impossível.”

Conclusão:
Deus o trouxe aqui porque Ele lhe fez promessas de conquista. Porém, até hoje você não conseguiu alcançar essa conquista. O problema está com Deus? É claro que não. Hoje, Deus trouxe à sua memória os caminhos para que você possa conquistar aquilo que Ele prometeu. Não desista, persista. Deus está neste negócio! Ele é o maior patrocinador das suas conquistas! Por isso, Ele está aqui para renovar a Sua aliança com você. Mas lembre-se, que a conquista é do jeito de Deus e não do seu jeito.
Para conquistar do jeito de Deus…
1. APROPRIE-SE da Sua PROMESSA.
2. OUÇA Sua voz para CONHECER a Sua VONTADE.
3. EXECUTE na ÍNTEGRA a Sua vontade CONHECIDA.
4. CONFIE totalmente no Seu PODER.

 

Rolar para o topo