Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Escolha da Entrega

SÉRIE “ESCOLHAS DE CURA” – 03|08
A ESCOLHA DA ENTREGA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Chegamos à terceira mensagem da série “ESCOLHAS DE CURA”. Já fomos desafiados a receber a cura de Deus através da escolha da liberdade e da escolha da esperança. Aprendemos a reconhecer que não somos Deus, admitindo que não temos o poder para controlar a nossa tendência de fazer coisas erradas e que a nossa vida está fora de controle. Aprendemos, também, a acreditar sinceramente que Deus existe, que somos importantes para ele e que Ele tem o poder para nos ajudar a mudar.
Hoje, seremos desafiados a aprender que, conscientemente, decidiremos escolher comprometer toda a nossa vida e vontade aos cuidados e controle de Jesus Cristo. Seremos curados através da Escolha da Entrega. Jesus disse:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Esta passagem é um convite de Jesus para que possamos ir a Ele. Então, Ele nos dará descanso, teremos alívio para nossas lutas e descanso para nossas almas. Por isso, ele convida: dá-me o controle da sua vida, una-se a mim e eu cuidarei de você. Ele ainda completa: aprendam de mim, ou seja, apenas observem o que eu faço e façam como eu faço; se vocês fizerem o que eu faço, a vida ficará muito mais fácil, muito mais simples e vocês terão vitória.
Então, por que algumas pessoas são capazes de recusar um convite como este? Há, pelo menos, cinco barreiras que nos impedem de entregar completamente a vida a Jesus:
1ª Barreira – O meu ORGULHO
O orgulho é a maior barreira. Ele nos impede de admitir que precisamos de ajuda. Quantas pessoas nós conhecemos que se recusam a pedir ou mesmo aceitar ajuda? O orgulho fecha as portas da graça sobre a nossa vida. A Bíblia diz:
“Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” (Provérbios 11.2)
“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.” (Provérbios 16.5)
2ª Barreira – A minha CULPA
A culpa pode me impedir de fazer a entrega da vida para Jesus porque posso me sentir tão envergonhado, ou às vezes tão indigno, que não consigo pedir a sua ajuda. No entanto, Deus nos ama e está pronto a perdoar todos os nossos pecados se humildemente lhe pedirmos perdão. A Bíblia diz:
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1ª João 1.9)
“Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmo 32.5)
3ª Barreira – O meu MEDO
Muitos evitam abrir mão dos seus maus hábitos e mergulhar em um compromisso como Jesus, porque tem medo do preço dessa decisão. Muitos temem que, se entregarem sua vida a Jesus Cristo, terão que abandonar muitas coisas. Muitos não querem ninguém controlando a sua vida. Liberdade é escolher que nos controla. Por isso, escolha Jesus, que é a verdade que liberta, e você não precisará ter medo da sua entrega a ele:
“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. Eles lhe responderam: Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” (João 8.31-36)
Honestamente, o que você tem medo de acontecer se você entregar sua vida a Jesus? O que você tem medo de perder? Um relacionamento? Um hábito pecaminoso? Um estilo de vida?
4ª Barreira – A minha PREOCUPAÇÃO
Muitos não fazem a entrega da vida a Jesus porque se preocupam com o que os outros vão pensar. Porém, a maioria se preocupa mesmo é se terá capaz de manter uma decisão como esta a longo prazo. A Bíblia diz que você não precisa se preocupar, pois Deus tem uma mão forte. Ele o capacitará para segui-lo e completará a obra que começou em sua vida. Nele você pode confiar:
“Estou convencido de que aquele que começou a boa em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)
5ª Barreira – A minha DÚVIDA
Não subestime a sua fé, achando que não pode confiar em Deus. Deixe de lado as suas dúvidas e entregue a sua vida a Jesus. A Bíblia conta a respeito de um pai que pede a Jesus para curar seu filho e Jesus lhe diz: “tudo é possível àquele que crê”. Imediatamente, o pai do menino fez a seguinte declaração:
“Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade.” (Marcos 9.23-24)
E Jesus curou aquele menino. Você não precisa ter uma fé enorme, mas precisa colocar a sua fé na pessoa certa, em Cristo Jesus. Ele o ajudará a crescer em fé.
Conclusão:
Não podemos permitir que estas barreiras nos impeçam de fazer a entrega da vida a Jesus. Então, o que devemos fazer? O que significa fazer uma escolha? Significa escolher conscientemente confiar toda a sua vida e sua vontade aos cuidados e controle de Jesus Cristo.
Para alcançar a cura através da escolha da entrega…
1. Aceite JESUS como seu SALVADOR
Admita que você precisa ser salvo. Você precisa ser salvo do pecado, da culpa, mas, também de si mesmo. Você precisa ser salvo e liberto das suas fraquezas, dos maus hábitos que acabam com você e bagunçam toda a sua vida. Você precisa ser salvo do inferno e da condenação. A Bíblia afirma:
“Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os da sua casa.” (Atos 16.31)
Para alcançar a cura através da escolha da entrega…
2. Aceite a PALAVRA DE DEUS como seu PADRÃO para viver
De agora em diante você terá um manual para orientar a sua vida, que é a Bíblia, a Palavra de Deus. Deus diz que as Escrituras são o padrão pelo qual nós vamos avaliar todas as decisões e áreas da nossa vida. Ela diz:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” (2ª Timóteo 3.16)
Para alcançar a cura através da escolha da entrega…
3. Aceite a VONTADE DE DEUS como a sua ESTRATÉGIA para viver
Isto significa que a primeira pergunta que você fará ao acordar a cada manhã será: “Deus, o que você deseja que eu faça hoje?”. Você vai desejar fazer o que Deus deseja. Queira viver sua vida debaixo da vontade de Deus porque foi Ele quem o criou, e o criou com um propósito. Aceite a estratégia de Deus e alcance o seu propósito.
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1,2)
Para alcançar a cura através da escolha da entrega…
4. Aceite o PODER DE DEUS como sua FORÇA
Esta é a chave que faz toda a diferença. O apóstolo Paulo disse certa vez:
“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)
Isso significa que, em Jesus, eu posso vencer os maus hábitos, resolver os meus problemas de relacionamento, experimentar a reconciliação, encontrar consolo para o tempo de perdas e esperança para os dias de angústia. Em Jesus Cristo, eu encontro forças para suportar todas as coisas, pois Ele me fortalece. Reconheço que tudo o que preciso está em Cristo Jesus.

 

Rolar para o topo