Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Escolha da Esperança

SÉRIE “ESCOLHAS DE CURA” – 02|08
A ESCOLHA DA ESPERANÇA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“… Qualquer um que quer se aproximar de Deus dever crer que Ele existe, e que recompensará aqueles que sinceramente o procuram.” (Hebreus 11.6b)
“Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco, os que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder que ressuscitou a Cristo dentre os mortos e fez sentar-se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus, muitíssimo acima de qualquer governo celestial, autoridade, força e domínio. Sim, sua honra é muito mais gloriosa do que a de qualquer outro ser, seja neste mundo, seja no mundo futuro.” (Efésios 1.19-21)
Chegamos à segunda mensagem da série “ESCOLHAS DE CURA”. No domingo passado, fomos desafiados a receber a cura através da ESCOLHA DA LIBERDADE.
Aprendemos a reconhecer que não somos Deus, admitindo que não temos o poder para controlar a nossa tendência de fazer coisas erradas e que a nossa vida está fora de controle. Hoje vamos perceber que só viveremos a cura que Deus tem para nós se deixarmos definitivamente o estado de negação. A NEGAÇÃO é o que nos impede de mover em direção à cura.
Vejamos algumas frases que identificam a negação:
 Realmente não existe nenhum problema comigo;
 Eu estou muito bem, obrigado;
 Isso que estou vivendo não se trata de um problema. Eu posso resolver sozinho.
Se este tem sido o seu discurso você está na negação. Se a negação é algo que tem me paralisado, é algo que tem me aprisionado, o que eu devo fazer? Há algum antídoto para a negação? O que me faz de verdade encarar os meus problemas de frente?
Deus tem um antídoto para a negação. Esse antídoto é a DOR. A dor é o megafone de Deus! Muitas vezes só nos enxergamos como verdadeiramente somos quando a dor chega em nossa vida, quando o sofrimento bate à nossa porta, quando as perdas invadem a nosso viver.
Estas coisas são os agentes de destruição da negação! São coisas que chamam a nossa atenção, que nos forçam a mover para a cura de coisas que tem arruinado a nossa vida. Por isso é que, em muitas ocasiões, Deus só pode tratar conosco na hora da dor, do sofrimento, da desilusão, da amargura e da luta. Nestas horas, Deus nos faz perceber o quanto somos frágeis e o quanto Ele é poderoso para restaurar, reconstruir e curar as nossas vidas.
Hoje, Deus nos chama à cura através da ESCOLHA DA ESPERANÇA. Nesta mensagem seremos desafiados a acreditar sinceramente que Deus existe, que somos importantes para ele e que Ele tem o poder para nos ajudar a mudar. Quem escolher negar a sua dor ou problema, continuará ferido. Mas, quando você escolhe a esperança, escolhe a cura. A esperança destrói o pessimismo, o negativismo e o fatalismo.
A esperança é um sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que se deseja. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. Então, vejamos algumas atitudes práticas que nos ajudam a buscar esperança:
Para ser curado através da escolha da esperança…
1. RECONHEÇA a existência e o poder de Deus
“Desde a criação do mundo, as qualidades invisíveis de Deus, ou seja, o seu poder eterno e a sua natureza divina, são vistas pelos homens claramente. Elas podem ser compreendidas por meio das coisas criadas. Assim, eles não terão desculpa alguma.” (Romanos 1.20)
A Bíblia diz que é tolice não crer em Deus.
“O homem tolo diz em seu coração: Deus não existe!…” (Salmo 14.1a)
É irracional, ilógico não crer em Deus. Se você crê em Deus, isto fará toda diferença em sua vida. Seus dias, suas noites, suas decisões, suas motivações, seus sonhos, sua vida, tudo será visto de forma diferente. Se você crê na existência de Deus e no seu poder, você poderá vencer a negação, e receber ajuda quando estiver ferido.
Para ser curado através da escolha da esperança…
2. COMPREENDA o caráter de Deus
“Ele é a semelhança perfeita do Deus invisível…” (Colossenses 1.15a)
O segundo passo neste processo de cura através da esperança não é somente reconhecer a existência de Deus, mas compreender o Seu caráter. Não da para crer em alguma coisa ou em alguém a respeito de quem eu nada sei. Deus deseja que saibamos quem Ele é. Observe este verso:
“Ele é a imagem do Deus invisível…” (Colossenses 1.15)
Se você quer saber como Deus é, olhe para Jesus, pois Ele é a expressão visível do Deus invisível. Existem duas coisas que aprendemos acerca de Deus através de Jesus e que nos ajudam a superar as nossas dores e feridas:
• Deus SABE tudo acerca da minha situação
Como anda seu coração nesta noite? Como vai sua alma? Sabia que é possível viver no meio das pessoas, sem que elas tenham a mínima percepção daquilo que estamos sentindo? Você sabe muito bem que é possível esconder das pessoas que mais amamos aquilo que estamos sentindo. No entanto, com Deus isso não é possível! De Deus não conseguimos esconder nada! Ele sabe de tudo o que se passa em nossa vida. Por isso, Ele está dizendo para você que Ele te entende. Ele não sabe apenas o que você está sentindo, mais entende você. E por saber tudo sobre você, Ele pode cuidar da sua vida. O salmista declarou:
“… O Senhor viu a minha aflição e o meu coração apertado.” (Salmo 31.7b)
O que aperta seu coração? Tem gente aqui que não dorme há dias por causa de um coração apertado. Tem gente aqui que está sofrendo há anos. O que aflige você? Não importa a gravidade da sua dor, Deixa Deus cuidar da sua vida. Pare de viver como se nada de errado estivesse acontecendo.
 Deus pode MUDAR a minha situação
Isto é uma boa notícia! Saber que Deus pode mudar a minha vida e algo que deve encher meu coração de esperança. Deus, além de ter poder para mudar-me, pode mudar a minha situação. Algumas vezes Ele me muda, algumas vezes Ele muda a minha situação. Algumas vezes ele muda ambos. Ele está esperando por você para fazê-lo. E Ele tem o poder para fazê-lo. Observe o que Paulo diz:
“Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco, os que crêem nele. Foi esse mesmo grandioso poder que ressuscitou a Cristo dentre os mortos…” (Efésios 1.19-20a)
Se Deus pode ressuscitar Jesus dos mortos, Ele também pode ressuscitar um relacionamento morto. Ele pode ressuscitar uma pessoa da doença para a saúde. Ele pode libertar você de um vício. Ele pode ajudar você a fechar a porta do seu passado de tal maneira que aquelas memórias parem de perseguir você, se você crer nEle.
“Ele respondeu: o que é impossível para os homens é possível para Deus!” (Lucas 18.27)
Para ser curado através da escolha da esperança…
3. ACEITE o convite de Deus para AJUDÁ-LO
“Porque é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2.13)
Não é suficiente simplesmente crer em Deus. Praticamente, todos nós que estamos aqui cremos em Deus. Mas isso não acaba com a mágoa, com o rancor, com a ferida. É preciso se conectar com o poder e isto é mais do que crer. É aceitar, de fato, o convite do Todo Poderoso para ajudá-lo a vencer as suas crises, suas dores, suas mágoas, suas feridas.
Você não vai conseguir sozinho, você precisa de Deus em sua vida. Entenda que Ele não é o culpado pelas coisas ruins que tem acontecido com você, muito pelo contrário, Ele deseja reverter esta situação, e trazer os melhores anos de sua vida. Por isso, não adie a cura da sua vida. Escolha ter esperança de que alguma coisa muito boa da parte de Deus vai acontecer em sua vida.

Quanto mais você adia a sua dor, mais distante você fica da sua cura.

Aceite o convite de Deus para ajudá-lo!
Conclusão:
Tenho aprendido que as coisas funcionam melhor quando estão conectadas.
Aparelhos de som, televisões, rádios, as coisas funcionam melhor quando estão conectadas a energia, sem ela por melhor que seja o aparelho não tem serventia alguma. Deus deseja que eu e você estejamos conectados com Ele. Ele quer nos ajudar. Ele sabe que somos incapazes de dirigir a nossa própria vida, bem como de resolver os nossos próprios problemas. Se você está ferido, Deus quer ajudá-lo. Há uma promessa linda para aqueles que estão conectados a Deus, através de Jesus:
“Tenho visto como eles agem, mas eu os curarei e os guiarei; eu os consolarei. Nos lábios dos que choram colocarei palavras de louvor. A todos ofereço a paz, paz aos que estão perto e aos que estão longe; eu os curarei.” (Isaías 57.18-19)

 

Rolar para o topo