Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vencendo as Aflições da Vida

VENCENDO AS AFLIÇÕES DA VIDA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“… E retornando Jesus de barco para a outra margem, numerosa multidão, uma vez mais, se formou ao seu redor, enquanto estava na praia. Foi quando chegou ali um dos dirigentes da sinagoga local, chamado Jairo. Ao ver Jesus, prostrou-se aos seus pés. E lhe pediu aos prantos e com insistência: Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva.” (v.21-22)
As aflições podem acontecer em várias ordens: sentimental, relacional, emocional, físico, através de uma enfermidade ou até mesmo através da perda de um ente querido. Foi isso, que aconteceu na vida deste personagem que acabei de ler um pouco de sua história para vocês. Posso imaginar que tudo corria bem na vida de Jairo até que, um belo dia, sua filhinha de apenas doze anos fora acometida de uma enfermidade e viera a morrer. A Bíblia não narra que tipo de enfermidade a pequena menina estava acometida, mas deixa claro, segundo a narrativa, que a menina estava à beira da morte.
Todos nós que estamos aqui estamos vivendo ou já vivemos algum tipo de aflição em nossa vida. De verdade, nosso desejo é entregar os pontos quando nos encontramos em situação semelhante a deste dirigente da lei dos tempos de Jesus ou em qualquer outro tipo de aflição. Não foi diferente com Jairo. Ele também passou por uma aflição em sua vida que, possivelmente, o deixou com vontade de desistir. Mas, ele precisava enfrentar esta situação, ele precisava de uma resposta que trouxesse consolo e encorajamento à sua vida.
Assim somos nós que, a despeito dos nossos problemas e aflições, precisamos de respostas que nos encorajem a continuar. Foi assim na vida de Jairo. Um dia Jesus estava à beira do mar, cercado por uma grande multidão. Jairo viu Jesus, correu em sua direção e prostrou-se aos seus pés implorando uma cura para sua filha que estava com uma grave enfermidade. Prontamente, Jesus segurou em suas mãos e começou sua caminhada rumo à casa de Jairo. Porém, no meio do caminho, uma mulher com um fluxo de sangue há doze anos toca na orla das vestes de Jesus, e ele interrompe a caminhada. Após Jesus ter operado um milagre na vida daquela mulher, algumas pessoas da casa de Jairo chegaram com a notícia da tragédia: a filha de Jairo havia morrido.
E agora, o que fazer? Por que Jesus não foi direto para a casa de Jairo ao invés de ter parado para atender àquela mulher? Por que aquela aflição chegou na vida de Jairo e de sua família? A verdade é que as aflições da vida são inesperadas, surpreendentes e chegam para todas as pessoas. A grande pergunta aqui é: o que fazer quando as aflições da vida chegam? A quem recorrer? Como sair das situações adversas da vida? Como vencer as aflições?
Para vencer as aflições da vida…
1. Ponha SUA VIDA aos pés de Jesus.
“E retornando Jesus de barco para a outra margem, numerosa multidão, uma vez mais, se formou ao seu redor, enquanto estava na praia. Foi quando chegou ali um dos dirigentes da sinagoga local, chamado Jairo. Ao ver Jesus, prostrou-se aos seus pés. E lhe pediu aos prantos e com insistência: Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva.” (v.21-22)
Jesus sempre se importa com você. Suas dores, seus sofrimentos e suas aflições mexem com o coração de Jesus. Jairo ao ver Jesus à beira da praia rapidamente viu a possibilidade de seu problema ser resolvido. Sabe o que aprendo? Aprendo que, se lançarmos a nossas aflições aos pés de Jesus, ele sempre terá uma solução plausível para nossa causa. A bíblia diz:
“… Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas…” (Salmo 34.19)
Para vencer as aflições da vida…
2. Dê a Jesus toda AUTORIDADE sobre sua vida.
“E lhe pediu aos prantos e com insistência: Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva”. (v.23)
Neste ponto em questão Jairo delega toda a autoridade de sua vida, de sua casa, de sua família a Jesus. Jairo reconhece o poder de Jesus e sua soberania sobre as enfermidades e a morte. Jairo, ao clamar pela ajuda de Jesus, estava afirmando que precisava de ajuda sobrenatural. Estava estabelecendo a Jesus a posição que era de direito dele, estava reconhecendo que Jesus era o único que poderia livrá-lo daquela aflição. Hoje, para você, isso pode não fazer nenhuma diferença, mas no tempo de Jairo, como dirigente da sinagoga, ele estava quebrando alguns paradigmas de seu tempo.
 Ele estava quebrando com o paradigma da religiosidade.
 Ele estava quebrando com o paradigma do tradicionalismo.
 Ele estava quebrando com o paradigma da fé.
Sabe o que aprendo aqui? Aprendo quem para vencermos as aflições da vida, requer bem mais do que algum conhecimento sobre livros de autoajuda, cursos didáticos, gritos, palavras de efeitos, cultura religiosa, tradicionalismo, etc. O que nós precisamos para vencer as aflições da vida é darmos a Jesus toda autoridade que é dele por direito em nossas vidas.
Para vencer as aflições da vida…
3. Creia completamente nos CUIDADOS Jesus.
“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas vindas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, a quem informaram: Tua filha já está morta! Não adianta mais incomodar o Mestre. Mas Jesus não deu atenção àquelas notícias, e voltando-se para o dirigente da sinagoga o encorajou: Não temas, tão somente continue crendo!” (v.35-36)
Jairo agora estava em um beco sem saída: ou ele acreditava em Jesus ou ele ficava com as notícias ruins que chegaram aos seus ouvidos. Entre a cruz e a espada, Jairo provaria sua fé renovada com as palavras de Jesus ou perderia sua motivação dando ouvido às notícias catastróficas dos seus empregados.
Sabe o que quero dizer? Às vezes estamos tão perto de sairmos das aflições que tem nos bombardeado, mas desistimos por causa da sequência de noticias ruins que chegam até nós. Porém, Jesus esta aqui nesta noite para fazer com você exatamente o que ele fez com Jairo. Ele disse: “não temas, tão somente continue crendo!”.
Para vencer as aflições da vida…
4. Saiba que Jesus é quem da à ÚLTIMA PALAVRA.
“Então, pegando na mão da menina, ordenou em aramaico: ‘Talitha koum!’, que significa Filhinha! Eu te ordeno, levanta-te!. E no mesmo instante, a menina que tinha doze anos de idade, ergueu-se do leito e começou a andar. Diante disso, todos ficaram assombrados.” (v.41-42)
Os mensageiros que foram a Jairo e a multidão que estava em sua casa pensaram que a morte era o fim da linha, uma causa perdida, uma situação irremediável, mas a morte também precisa bater em retirada diante da palavra de Jesus. Os que estavam na casa riram de Jesus. Pois não sabiam quem estava na frente deles. Por isso, riram o riso da desesperança. Mas a bíblia diz que Jesus é a esperança dos aflitos, ele é a solução para o insolucionável, ele é a paz para o casando, o vigor para sem o vigor. Ou seja, Jesus é quem tem a última palavra. Tudo o que ele diz, acontece.
Sabe o que aprendo aqui? Aprendo que Jesus quer transformar o seu choro em alegria, seu pranto em veste de louvor e as suas aflições em paz. Jesus não usou nenhum encantamento nem palavra mágica para curar aquela menina. Ele usou apenas sua palavra de autoridade. Diante da voz do Filho de Deus, a morte se curva, dobra seus joelhos e prostra-se vencida perante o criador!
Hoje Jesus, quer fazer o mesmo por você. Ele quer liberar uma palavra de autoridade sobre suas aflições e mudar sua vida como mudou a vida de Jairo. Mas, para tanto, Ele só precisa que você reconheça sua autoridade para mudar sua vida e o caos que você está vivendo.
Conclusão:
A pergunta final desta mensagem é: o que você está esperando para vencer as aflições da vida? Ao vivermos neste mundo, estamos sujeitos às aflições da vida. Porém, se a nossa vida estiver escondida em Jesus, não há o que temer, não precisamos ficar desesperados, pois, a presença de Jesus em nossas vidas nos garantirá a vitória sobre qualquer situação, inclusive sobre a morte, pois aquele que entrega sua vida a Jesus, segundo a bíblia, vence as aflições e também vence a morte.
Para vencer as aflições da vida…
1. Ponha sua vida aos pés de Jesus.
2. Dê a Jesus toda autoridade sobre sua vida.
3. Creia completamente nos cuidados Jesus.
4. Saiba que Jesus é quem da à última palavra.

 

Rolar para o topo