A Escolha da Liberdade

SÉRIE “ESCOLHAS DE CURA” – 01|08
A ESCOLHA DA LIBERDADE
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Cristo nos libertou para viver uma vida livre. Permaneçam nessa liberdade! Nunca mais aceitem sujeitar-se a nenhum tipo de escravidão. […] Não há dúvida de que Deus chamou vocês para uma vida de liberdade. Mas não usem essa liberdade como desculpa para fazer o que bem entendem, pois assim acabarão destruindo-a. […] Vivam nesta liberdade, motivados pelo Espírito de Deus; só assim vencerão seus impulsos egoístas.” (Gálatas 5.1,13,16)
Existem vários tipos de prisão. E, se fizermos uma análise bem rápida da nossa vida, vamos perceber o quanto somos escravos, prisioneiros de alguém, de alguma coisa, de algum mau hábito ou de algum sentimento! Preste atenção nesta lista de áreas escravizadoras. É bem possível que você se identifique com muitas delas. São elas: stress, medo, excesso de trabalho, vícios, remorsos, preocupações, maus hábitos, raiva, desonestidade, necessidade de controle, problemas financeiros, pressões, problemas nos relacionamentos, memórias dolorosas, perfeccionismo, ressentimentos e comportamento compulsivo.
Tudo isso nos aprisiona. Porém, a Palavra de Deus diz como cortar a fonte de energia desses problemas escravizadores. Nós precisamos entender que não somos Deus e admitir que somos incapazes de controlar a nossa tendência de fazer coisas erradas e que a nossa vida está incontrolável.
Não dá para brincar de ser Deus, negando a nossa humanidade e tentando controlar tudo por razões egoístas. Tentamos controlar a nossa imagem, as outras pessoas, os nossos problemas e a nossa dor. Entretanto, todas às vezes que tentamos tomar o lugar de Deus, tornamo-nos pessoas frustradas, ficamos esgotados, fracassamos e permitimos ser escravizados fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
O texto que lemos diz que Cristo nos chamou para viver uma vida de liberdade e que precisamos urgentemente fazer uma escolha de cura. E a escolha que vai gerar cura para nossa vida hoje é a escolha da liberdade. Então, como é possível ser curado escolhendo a liberdade?
Para ser curado através da escolha da liberdade…
1. ADMITA que você precisa de AJUDA
Nós precisamos de ajuda! Somos impotentes para controlar a nossa tendência de fazer as coisas erradas. A nossa vida é incontrolável. Mas Deus ouve o nosso grito de socorro. A Bíblia diz:
“Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.” (Salmo 22.24)
Hoje é o tempo de você admitir que está quebrado, que os seus segredos estão adoecendo a sua vida, que os seus pecados estão lhe derrubando e que seu orgulho está mantendo-o completamente preso!
Você tem noção do quanto já perdeu por não admitir que precisa de ajuda? Você já parou para pensar em quantas coisas têm aprisionado a sua vida simplesmente porque você ainda não admitiu que precisa gritar por socorro? Cuidado, pois o orgulho é uma atitude escravizadora e condenada pela Palavra de Deus. A Bíblia diz:
“O orgulho pode significar o seu fim; mas a humildade irá prepará-lo para as honras.” (Provérbios 29.23)
“E Deus ainda acrescenta: eu condeno o coração orgulhoso, mas a minha graça abençoa o coração humilde.” (Tiago 4.6)
Para ser curado através da escolha da liberdade…
2. PEÇA humildemente a ajuda de DEUS
“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” (João 16.24)
Ele é o Deus da ressurreição. Ele pode levantar um casamento que já morreu. Ele pode fazer o mesmo na sua vida profissional ou no seu relacionamento com os filhos. Ele pode transformar o seu choro em riso e a sua angústia em esperança. O que está impedido você de pedir humildemente a Deus por ajuda nas áreas que estão fora do seu controle?

“Não há nada que a Presença de Deus não possa curar.”

O poder da vida de Jesus está sendo liberado neste lugar! A mulher do fluxo de sangue sofria há 12 anos. Ela buscou ajuda na medicina até esgotarem-se todas as possibilidades. Mas quando tocou em Jesus foi imediatamente curada. Veja como Jesus declara sobre o seu poder extraordinário:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” (João 11.25)
Na Bíblia, todos que admitiram seus fracassos e pediram humildemente a ajuda de Deus, alcançaram graça. Deus não deixa sem ajuda ninguém que chega com um coração humilde diante de Dele. A Bíblia diz:
“Então, quando vocês orarem, o Eterno responderá. Vocês clamarão por ajuda, e eu direi: aqui estou.” (Isaías 58.9)
“Que mundo hostil! Clamo pelo Eterno, grito para que Deus me socorra. Do seu palácio, ele ouve a minha voz; meu grito chegou à sua presença – uma audiência particular!” (Salmo 18.6)
Para ser curado através da escolha da liberdade…
3. ACEITE humildemente a ajuda de OUTRAS pessoas
“Vocês estão sofrendo? Orem. Sentem-se bem? Comecem a cantar? Estão doentes? Chamem os líderes da igreja para orar por vocês e ungi-los em nome do Senhor. […] Façam disso uma prática comum: confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para vocês possam viver juntos, integrados e curados.” (Tiago 5.13,16)
Pessoas são instrumentos de Deus para a restauração da nossa vida. Muitas vezes, Deus se utiliza das pessoas mais improváveis para ajudar no processo de libertação de tudo aquilo que nos aprisiona.
Não existe ninguém tão cheio de recursos que nunca irá precisar de uma outra pessoa em algum momento de sua vida. Portanto, novamente, deixe o seu orgulho de lado e, no processo de cura que Deus está promovendo em você, aceite humildemente a ajuda de outras pessoas!
O valor de alguém que deseja viver uma vida de liberdade em Cristo Jesus está em aceitar humildemente a ajuda de outras pessoas. É uma decisão que só você pode fazer. Sugiro que você faça a escolha da liberdade, aceitando de forma humilde a ajuda das pessoas que estão à sua volta. Isso trará cura para seu coração!
Para ser curado através da escolha da liberdade…
4. NÃO DESISTA do seu processo de TRANSFORMAÇÃO pessoal
“Nunca tive a menor dúvida de que o Deus que iniciou esta grande obra em vocês irá preservá-los e conduzi-los a um final grandioso, no dia em que Cristo Jesus se manifestar.” (Filipenses 1.6)
Por que ser transformado é tão importante no processo de cura através da escolha da liberdade?
 Porque você se tornará cada vez mais SEMELHANTE a Jesus Cristo
“De fato, fui crucificado com Cristo. Meu ego não ocupa mais o primeiro lugar. Pouco me importa parecer justo ou ter um bom conceito entre vocês: não estou mais tentando impressionar Deus. Agora Cristo vive em mim. A vida que vivo não é minha, mas é vivida pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. E eu não volto mais atrás.” (Gálatas 2.20,21)
 Porque você será mais SENSÍVEL à dor dos outros
“Todo louvor ao Deus e Pai de nosso Senhor, Jesus, o Messias! Pai de toda misericórdia! Deus de toda cura e restauração! Ele está ao nosso lado quando passamos momentos difíceis e, antes que percebamos, ele nos leva para o lado de alguém que também está sofrendo, para que possamos ajudar aquela pessoa assim como ele nos ajudou.” (2ª Coríntios 1.3-4)
 Porque será um CANAL PODEROSO nas mãos de Deus
“… porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.” (1ª Tessalonicenses 1.5)
Você não pode desistir de alcançar a liberdade em Jesus! Persevere no processo de transformação pessoal. Seja enraizado pelos processos de aprimoramento de Deus. Não desanime e você será curado!

“Libertação é você se submeter de bom coração à disciplina de Deus.” (Coty)

Se você não desistir do seu processo de transformação pessoal, você se surpreenderá com os resultados que advirão da cura através da escolha da liberdade!
Para ser curado através da escolha da liberdade…
5. CREIA em Jesus como seu único LIBERTADOR
“Então, Jesus dirigiu a palavra aos judeus que diziam crer nele: se vocês permanecerem comigo, vivendo o que eu ensino, sem dúvida são meus discípulos. Então, irão experimentar a verdade, e a verdade vai libertá-los.” (João 8.31-32)
Quando admito que preciso de ajuda, que devo humildemente pedir a ajuda de Deus, que devo aceitar humildemente a ajuda de outras pessoas e que não posso desistir do processo de transformação pessoal, o passo seguinte é crer que o único que pode me fazer completamente livre é Jesus.
Quando entrego a minha vida a ele, reconheço o quanto sou incapaz de controlar a minha vida, deixo de lado o meu orgulho, a minha incredulidade e recebo a vida abundante que Ele tem para mim. Quando creio que Jesus é o meu único libertador, sou empoderado a viver uma vida de ressurreição onde o pecado não terá mais domínio sobre mim e tudo o que sofro neste mundo contaminado pelo pecado não será capaz de me destruir, paralisar e me fazer adoecer!

“A vida pode até machucar, mas Deus cura!”

Quem tem Jesus não tem falta de absolutamente nada. O que ele realizou na cruz foi o suficiente. Não foi só uma prova de amor, mas uma ação sobrenatural capaz de trazer a realidade da atmosfera do céu para nossas vidas.
Para ser curado através da escolha da liberdade, creia em Jesus como seu único libertador, assuma sua incapacidade de mudar por si só e seja capacitado a ter uma vida sobrenatural, repleta do poder do Espírito Santo.
Conclusão:
Cristo te libertou para viver uma vida livre, mas a escolha de tornar-se livre é sua. Você é quem decide se vai continuar preso aos prazeres deste mundo, aos maus hábitos provocados pelo pecado, às pessoas que lhe feriram, ou se você vai escolher a liberdade entregando a sua vida Jesus. A Bíblia diz o que acontece com aqueles que escolhem a liberdade em Jesus:
“O pecado não pode mais ditar as regras da vida de vocês. Afinal, vocês não estão mais vivendo sob a velha tirania: estão vivendo na liberdade de Deus.” (Romanos 6.14)
Deus o chamou para viver uma vida de liberdade, onde você, dominado pelo Espírito Santo, será capaz de dizer não ao pecado, será capaz de perdoar aqueles que lhe machucaram, será capaz de vencer o luto e a depressão, será capaz de se livrar dos vícios, será capaz de viver uma vida emocionalmente equilibrada, controlando seu stress, seu medo, suas preocupações, sua raiva, suas pressões e seus ressentimentos. Você estará apto a viver uma vida de completa liberdade, desfrutando da vida abundante que Deus tem preparou para você!
Para ser curado através da escolha da liberdade…
1. ADMITA que você precisa de AJUDA
2. PEÇA humildemente a ajuda de DEUS
3. ACEITE humildemente a ajuda de OUTRAS pessoas
4. NÃO DESISTA do seu processo de TRANSFORMAÇÃO pessoal
5. CREIA em Jesus como seu único LIBERTADOR
Deus está aqui! E onde ele está, existe liberdade. Liberdade está neste lugar, com misericórdia e graça, fluindo sobre nós, somos livres. Jesus reina neste lugar, com misericórdia e graça, fluindo sobre nós, somos livres.

 

Rolar para o topo