A Escolha do Crescimento

SÉRIE “ESCOLHAS DE CURA” – 07|08
A ESCOLHA DO CRESCIMENTO
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
Chegamos à sétima mensagem da série “ESCOLHAS DE CURA”. Já fomos desafiados a receber a cura de Deus através da escolha da liberdade, da esperança, da entrega e de confessar.
Aprendemos a reconhecer que não somos Deus, admitindo que não temos o poder para controlar a nossa tendência de fazer coisas erradas e que nossa vida está fora de controle. Aprendemos, também, a acreditar sinceramente que Deus existe, que somos importantes para Ele e que Ele tem o poder para nos ajudar.
Fomos desafiados a aprender que, conscientemente, decidiremos escolher entregar toda a nossa vida e vontade aos cuidados e controle de Jesus. Na quarta mensagem, aprendemos a nos examinar e confessar as nossas falhas a nós mesmos, a Deus e a alguém que eu confie.
Na quinta mensagem, fomos desafiados a escolher fazer mudanças em nossa vida. Na sexta mensagem, fomos desafiados a perdoar e a pedir perdão. Hoje, seremos desafiados a investir em um crescimento espiritual para não repetirmos os padrões pecaminosos do passado.
Não existe cura sem crescimento. O crescimento nos permite se esticados a uma forma ideal e perfeita em Deus. O crescimento é comparado a uma pessoa que corre uma maratona. Muitas pessoas entram em uma maratonas com grandes esperanças apenas para terem uma medalha de ouro, outros apenas para começar, mas você entrará para terminar a corrida, em nome de Jesus. A bíblia diz:
“Meu conselho a vocês é simples e direto: prossigam com o que receberam, e vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor. Agora, vivam nele. Vocês estão profundamente enraizados, bem fundamentados nele e conhecem o caminho da fé. Agora, façam o que aprenderam. A aula acabou, deixem os livros de lado e comecem a vivê-lo! E que a vida de vocês transborde em ação de graças.” (Colossenses 2.6-7)
Quando você escolhe viver em crescimento espiritual constante, será conduzido a ambientes divinos onde encontrará e receberá cura para todas as áreas de sua vida. Então, o que fazer para receber a cura através da escolha do crescimento.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
1. Estabeleça um TEMPO de QUALIDADE com Deus
“Agora, filhos, permaneçam com Cristo. Vivam plenamente em Cristo, e estaremos prontos quando Ele se manifestar…” (1ª João 2.28)
“Ninguém que viva profundamente em Cristo vai fazer do pecado uma prática. Quem vive na prática do pecado nunca se voltou para Cristo, mas virou as costas para Ele.” (1ª João 3.6)
“Orem com dedicação…” (Colossenses 4.2)
Para viver um tempo de qualidade com Deus, observe que você terá obstáculos que ficam no caminho como, distrações físicas, emocionais e até espirituais. O crescimento só é possível através de uma vida de oração, buscando continuadamente conversas profundas e amigas com Cristo. Quando passamos tempo com Deus estamos mostrando a Ele o quanto Ele é importante para nós.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
2. Preencha sua MENTE com VERDADES bíblicas
“Mas quem dá a devida atenção à mensagem de Deus e a vive na prática – a verdadeira liberdade – e nela se firma, sem ser mero ouvinte, essa pessoa vai longe e será abençoada por Deus.” (Tiago 1.25)
“… Se vocês permanecerem comigo, vivendo o que eu ensino, sem dúvida são meus discípulos. Então, irão experimentar a verdade, e a verdade vai libertá-los.” (João 8.31-32)
Para crescer na vida espiritual é preciso preencher a mente com as coisas do Espírito. Por isso se faz necessário conhecer a Palavra de Deus. Desta maneira, você será levado a ambientes de libertação e cura. A Bíblia traz princípios que se encaixam perfeitamente em nossa vida, tornando-nos capazes de manifestar as grandes e possíveis realidades de transformação.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
3. Celebre suas PEQUENAS CONQUISTAS, sem desanimar
“Não estou dizendo que já tenha tudo isso, que já o tenha conseguido. Mas estou a caminho, prosseguindo para Cristo, que me alcançou de uma forma impressionante. Amigos, não me entendam mal: não me considero um especialista no assunto, mas olhando para o alvo, para onde Deus nos chama, para Jesus, estou correndo e não vou voltar atrás.” (Filipenses 3.12-14)
Apesar do apóstolo Paulo dizer que ele ainda não tinha alcançado seus objetivos, ele foca sua atenção em uma coisa, em seu alvo, que já havia sido estabelecido por Jesus. Nós crescemos quando obtemos uma imagem clara do que Deus quer que sejamos e quando redirecionamos nossa atenção nesse processo. Isso significa deixar o passado no passado e definir metas claras para o nosso futuro. Para tanto, celebre suas pequenas vitórias e não desanime. Foque no seu objetivo de crescimento mais do que seus hábitos em transição. Priorize as coisas boas e restauradas que Deus tem para sua vida.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
4. Seja ESTRATÉGICO e IRREDUTÍVEL contra o PECADO
“O pecado não pode mais ditar as regras da vida de vocês. Afinal, vocês não estão mais vivendo sob a velha tirania: estão vivendo na liberdade de Deus.” (Romanos 6.14)
É possível ser estratégico sem negociar com o pecado, como foi no caso da tentação de Jesus. Quando intencionalmente nos determinamos a crescer em Cristo, encaramos o fato de que lidaremos com a tentação em uma ou mais áreas da nossa vida. Onde podemos reforçar nossa atenção durante este tempo, que resultará em um maior crescimento espiritual? Identifique uma área de fraqueza onde você é frequentemente tentado e peça para que pessoas de sua confiança possam interceder para que você volte ao caminho do crescimento. Seja estratégico e não ceda ao pecado.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
5. Permita-se ser ENCORAJADO por outras pessoas
“Sejamos criativos no amor, no encorajamento e na ajuda. Não evite as reuniões de culto, como alguns fazem, desprezando os irmãos…” (Hebreus 10.25)
Crescimento requer encorajamento. Companheirismo começa pelo exemplo e se estende ao partilhar do coração. Lugares maravilhosos são ajuntamentos com pessoas em crescimento. Quando elas se achegam, algo extraordinariamente sobrenatural acontece. Por isso, permita-se ser encorajado por Deus através das pessoas que Ele mesmo traz até você.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
6. Entenda que seu crescimento traz VITÓRIAS para VOCÊ e para o REINO
“Nunca tive a menor dúvida de que o Deus que iniciou esta grande obra em vocês irá preservá-los e conduzi-los a um final grandioso, no dia em que Cristo Jesus se manifestar.” (Filipenses 1.6)
Nosso objetivo final para manter o nosso impulso de crescimento é seguir a Cristo até o fim da linha e, por conseguinte, vencer. Quando a linha de chegada parece tão longe de nós, quando nossos joelhos estão doendo e nós não podemos dar outro passo, nós temos essa promessa feita através do apóstolo Paulo. Entenda que a sua cura através da escolha do crescimento traz vitórias para sua vida e para o Reino de Deus, porque a glória de Deus será manifestada através de você! A sua cura será a demonstração visível na terra das realidades vividas no céu!
Conclusão:
Crescimento não é uma suave sequência de sucessos para ninguém, e, sim uma sequência irregular, cheio acertos e erros. Frequentemente são dois passos para frente e um ou mais passos para trás. Recaídas fazem parte do processo de cura. O único jeito de medir o seu crescimento é estabelecer metas de fé.
 Concentre-se em um foco claro: seja específico, preciso.
 Construa alvos atingíveis: algo possível e prático.
 Estabeleça metas pessoais.
 Meça o seu progresso.
 Busque objetivos autênticos: “O objetivo me motiva? Sou apaixonado por isso?”.
Seu crescimento tem muito mais a ver com os solos de sua vida do que com as sementes que vem dos céus. Deus está interessado que você seja um porta voz do Seu amor na terra, mesmo em situações de recaídas, retomadas e restaurações. Hoje, Deus lhe chama para ser curado através da escolha do crescimento.
Para receber a cura através da escolha do crescimento…
1. Estabeleça um TEMPO de QUALIDADE com Deus
2. Preencha sua MENTE com VERDADES bíblicas
3. Celebre suas PEQUENAS CONQUISTAS, sem desanimar
4. Seja ESTRATÉGICO e IRREDUTÍVEL contra o PECADO
5. Permita-se ser ENCORAJADO por outras pessoas
6. Entenda que seu crescimento traz VITÓRIAS para VOCÊ e para o REINO

 

Rolar para o topo