Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Encontro que Você Precisa

O ENCONTRO QUE VOCÊ PRECISA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então, chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Jesus parou e disse: chamem-no. E chamaram o cego: ânimo! Levante-se! Ele o está chamando. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. Perguntou-lhe Jesus: o que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: Mestre, eu quero ver! Disse Jesus: vá, a sua fé o salvou. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.46-52)
Como você se sentiria se certo dia andando pela rua você encontrasse a pessoa famosa que você mais admira e ela lhe desse total atenção? Que diferença esse encontro faria em sua vida? O que poderia mudar em você logo após esse encontro?
Que mudanças esse encontro causaria em sua vida…
 Se você estivesse desanimado?
 Se você andasse deprimido?
 Se nada estivesse dando certo para você?
 Se você estivesse vivendo angustiado?
 Se sua vida fosse um histórico de dor e sofrimento?
 Se a sua vida estivesse sem paz e esperança?
Pergunto – O que esse encontro mudaria em sua vida? Sinceramente acredito que não mudaria muita coisa em sua vida não, seria apenas um momento de alegria passageira. No entanto, um encontro com Jesus é completamente diferente. É impossível ter um encontro real com Jesus e não sair desse encontro transformado!
O texto que lemos conta à história de um cego que, depois de ter um encontro com Jesus, voltou a enxergar. Tudo o que ele precisava era ter esse encontro. E no momento em que ele encontrou-se com Jesus a vida dele nunca mais foi a mesma. Bartimeu tinha uma vida muito sofrida! Ele era cego e mendigo. Ele vivia à margem do caminho. Esse homem não era apenas cego e mendigo, mas estava também com sua autoestima destruída. Ele enfrentava a discriminação social e religiosa por ter essa deficiência.
Um cego nos tempos bíblicos ficava à margem social, por que não tinha como trabalhar e o que lhe sobrava era a mendicância. Um cego ficava também a margem da religião, por que para os religiosos da época, ser cego era um castigo de Deus, e se Deus castigou de maneira tão severa, este era um dos piores pecadores.
Era esta a situação que Bartimeu vivia e enfrentava! Ele estava sem esperança alguma de mudar o quadro da sua vida. Ele não tinha saúde, nem dinheiro, nem valor próprio. Ele carregava, não somente a sua capa de mendigo, mas, também, seus complexos, seus traumas e suas feridas abertas.
Talvez essa seja, também, a triste realidade de sua vida. Uma vida marcada pela desesperança, pelos complexos, pelos traumas do passado, pelas frustrações e decepções, pelas dores e sofrimentos. Talvez você tenha chegado nesse lugar completamente sem perspectiva de esperança.
No entanto, a boa notícia é que esse cego e mendigo um dia teve um encontro com Jesus, e isso mudou totalmente a realidade da sua vida. Da mesma forma, você também, pode ter um encontro com Jesus e alcançar o milagre que você tanto espera. Hoje, o encontro que você precisa é o encontro com Jesus! Porém, quais foram às atitudes que Bartimeu tomou para que a realidade da sua vida fosse transformada? Vamos ver o que a experiência de Bartimeu nos ensina.
No encontro com Jesus…
1. Não desperdice a OPORTUNIDADE que Deus lhe dá
“Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.46-47)
Aquela era a última vez que fisicamente Jesus passaria por Jericó. Por isso, Bartimeu não desperdiçou aquela oportunidade para viver o seu milagre. Ele não desconsiderou a realidade de aquele encontro com Jesus era tudo o que ele precisava. É perigoso desperdiçar uma oportunidade. Nunca sabemos se a oportunidade de agora é a última da nossa vida. O projeto Casa de Paz é uma oportunidade que Deus deu a você; esta celebração é uma oportunidade que Deus está lhe dando. Então, não desperdice a chance de encontrar-se com Jesus, pois Ele é tudo o que você precisa. A Bíblia diz:
“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade.” (Efésios 5.15-16)
“Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto.” (Isaías 55.6)
No encontro com Jesus…
2. Resista todo IMPEDIMENTO que se levanta contra sua vida.
“Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.48)
Havia no coração de Bartimeu o desejo de mudar de vida. Mas a multidão tentou fazer com que o homem se calasse. Tentaram abafar a sua voz, mas ele gritava ainda mais. Quem está tentando abafar a sua voz? Quem está tentando impedir você de clamar pela ajuda de Jesus? Diante de todo impedimento que se levantou contra Bartimeu, ele foi perseverante naquilo que desejava. O seu desejo de mudar, era maior do que o obstáculo que teria que enfrentar. Ele foi perseverante, decidido e determinado.

A perseverança é fundamental para realizarmos mudanças significativas em nossa vida.

Não é hora de parar! É hora de clamar. É hora de superar todos os impedimentos que se levantam contra sua vid É hora de superar os obstáculos, vencer a multidão. Nada e nem ninguém pôde deter o clamor de Bartimeu. Ele estava determinado a estar com a única pessoa que podia ajudá-lo a mudar de vida. Ele queria deixar de ser mendigo e cego. E você? Quer deixar de ser o quê? Persevere naquilo que você deseja ser.
No encontro com Jesus…
3. ACEITE o CONVITE que Ele lhe faz
“Então Jesus parou e disse: Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você!” (v.49)
Jesus parou e mandou chamar aquele homem. É possível que ele nunca houvesse recebido um convite igual. Havia tanta gente naquele lugar e Jesus manda chamar Bartimeu. O desprezado e esquecido pela sociedade foi lembrado por Jesus. Não era hora de rejeitar um convite tão especial como esse. E ao convite de Jesus, ele não perdeu tempo:
“Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.” (v.50)
Vale ressaltar que ele estava abrindo mão de tudo o que ele tinha para aceitar o convite de Jesus. A sua capa era sua casa, era o seu tudo. Porém, ao ouvir o convite do mestre, ele deixou tudo o que tinha para fazer de Jesus o tudo da sua vida! Tudo o que Bartimeu precisava era daquele encontro com Jesus. Se é Jesus quem está nos convidando, não nos resta outra opção senão deixarmos a nossa capa, levantarmo-nos do chão e irmos ao seu encontro, aceitando o seu convite transformador, pois é exatamente desse encontro que precisamos para mudar a nossa vida!
Não importa quem você seja, não importa se você é desprezado e esquecido, não importa se você se acha indigno. Jesus não se esquece de você. Ele manda chamá-lo nesta noite para ter um encontro com Ele. A atitude de Bartimeu serve para nos mostrar o que Jesus espera de cada um de nós diante do Seu convite: Ele espera uma resposta de fé. Por isso, tenha coragem; levante-se, ele lhe chama para viver o milagre que você tanto espera.
Qual é a capa que está lhe impedindo de aceitar o convite de Jesus? É a religião, a timidez, a vergonha, a culpa, o medo, a família, os amigos, a sua incredulidade? Deixe a capa que tem se tornado um obstáculo para trás e aceite o convite que Jesus lhe faz nesta noite.
No encontro com Jesus…
4. DIGA para Ele o que você PRECISA
“O que é que você quer que eu faça? perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! respondeu ele.” (v.51)
Quando Bartimeu chegou à presença de Jesus, Ele lhe fez uma pergunta pessoal e direta: “O que queres que eu te faça?”. Ele podia pedir uma esmola, uma ajuda material, mas ele foi direto ao ponto principal: “Mestre, eu quero ver de novo!” Bartimeu sabia exatamente o que necessitava. Era óbvio que Jesus sabia que Bartimeu queria ver de novo, mas a sua resposta não somente revelou essa verdade, como também revelou que Bartimeu sabia perfeitamente que só Jesus era capaz de fazer por ele o que mais ninguém podia fazer.
E você? Você sabe do que precisa? Você acredita que Jesus pode fazer por você o que ninguém mais pode fazer? Qual é a sua maior necessidade hoje? O que angustia a sua alma? O que tem feito você sofrer? Quais têm sido suas lutas? O que tem causado dor e sofrimento em você? Fale agora para Jesus! Abra o seu coração! Seja especifico e confie que Ele pode fazer um milagre na sua vida.
No encontro com Jesus…
5. Decida SEGUI-LO pela FÉ
“Vá; você está curado porque teve fé! afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.” (v.52)
Um fato muito importante merece destaque: Bartimeu seguiu Jesus pelo caminho. Antes ele estava à beira do caminho. Agora ele estava no caminho de Jesus. Quando Jesus nos chama, não podemos continuar à margem, indiferente ao seu convite. Você só vai ter a certeza de que o encontro com Jesus é tudo o que você precisa quando decidir segui-lo pela fé. A Bíblia diz que Bartimeu se tornou um discípulo de Jesus e o seguiu de perto.
Quando andamos com Jesus experimentamos as realidades do céu na terra. Quando andamos com Jesus, as adversidades transformam-se em oportunidades, as tristezas transformam-se em alegrias e descobrimos que o milagre não é apenas um evento, mas é um viver diário com Ele. Daqui pra frente decida viver com Jesus, ouvir a sua voz, participar da graça de Deus em todas as coisas. Queira tornar-se como Bartimeu, que creu, experimentou o milagre que tanto esperava e passou a seguir a Jesus pela fé. O encontro com Jesus era tudo o que Bartimeu precisava e é tudo o que você precisa nesta noite.
Conclusão:
Assim como Jesus passou por Jericó, ele também está passando por aqui, cruzando as avenidas da nossa existência. Podemos considerar a sua presença ou desprezá-la. Podemos entender como um fato comum ou podemos considerar que este é o encontro que realmente precisamos. A minha sugestão é que você considere que o encontro com Jesus é exatamente tudo o que você precisa. Bartimeu considerou esta hipótese e sua vida nunca mais foi a mesma. Muitas pessoas que estão aqui consideraram essa verdade e tiveram suas vidas completamente transformadas. E você, o que vai fazer diante da presença e do convite de Jesus?
No encontro com Jesus…
1. Não desperdice a OPORTUNIDADE que Deus lhe dá
2. Resista todo IMPEDIMENTO que se levanta contra sua vida
3. ACEITE o CONVITE que Ele lhe faz
4. DIGA para Ele o que você PRECISA
5. Decida SEGUI-LO pela FÉ

 

Rolar para o topo