Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Experiência da Mesa (06/07/2014 – noite)

A EXPERIÊNCIA DA MESA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, partiu-o e disse: isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim. Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” (1ª Coríntios 11:23-26)
A Ceia do Senhor está centralizada na morte expiatória de Cristo e seu sacrifício vicário. A cruz de Cristo, e não o egoísmo humano, está no centro dessa celebração. O sangue de Cristo é o selo da nova aliança. Por meio dele, Deus perdoa os nossos pecados e nos salva da ira vindoura. A experiência da mesa é uma proclamação dramatizada de algumas verdades essenciais da fé cristã.
Sendo assim, que verdades essenciais da fé cristã devem ser aplicadas em nossos corações na experiência da mesa?
A experiência da mesa…
1. Nos faz RELEMBRAR o PASSADO
Quando você participa da Ceia do Senhor, da experiência da mesa, você deve olhar para trás, para a cruz de Cristo, para o sacrifício de Cristo Jesus na Cruz do Calvário. Todas as vezes que comemos o pão e bebemos o cálice, anunciamos a morte do Senhor. Quando Jesus pegou o pão e o partiu, Ele disse:
“Este pão é o meu corpo, que é partido por amor de vós. Tomai e comei, fazei isto em memória de mim.” (1ª Coríntios 11:24)
Jesus está ordenando que a igreja se lembre não dos seus milagres, mas da sua morte. A experiência da mesa nos faz olhar para trás e relembrar por que Cristo morreu, como Cristo morreu e por quem Cristo morreu. Cristo é o centro da Ceia. A Ceia é uma pregação dramatizada do Calvário.
A experiência da mesa…
2. Nos faz ter ESPERANÇA no FUTURO
Quando você participa da Ceia, da experiência da mesa, você não olha somente para trás, você não somente relembra o passado, mas também olha para frente, para a esperança do futuro. Paulo diz:
“Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.” (1ª Coríntios 11:26)
A Ceia nos aponta para a segunda vinda de Cristo. Há um clima de expectativa em toda celebração da Ceia do Senhor, em toda experiência da mesa. A segunda vinda de Cristo é a grande esperança do cristão num mundo onde o mal tem feito tantos estragas. Atrás, aponta para sua morte; à frente, aponta para sua vinda. Um famoso escritor disse o seguinte:
“A Ceia do Senhor é o elo entre suas duas vindas, o monumento de uma, a garantia de outra.”
A experiência da mesa…
3. Nos faz AVALIAR o PRESENTE
Quando você celebra a Ceia, não somente olha para trás e para a frente, mas também olha para dentro. A experiência da mesa nos constrange a avaliar a nossa vida no presente. Paulo faz a seguinte exortação:
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo.” (1ª Coríntios 11:28)
Você não olha para o seu irmão. Você não é o juiz do seu irmão. Em vez de examinar e julgar a vida alheia, volte as baterias para você mesmo, examine-se a si mesmo e julgue-se a si mesmo. Investigue o seu coração, analise a sua vida. É digno observar que Paulo diz para o homem examinar-se a si mesmo e comer. Paulo não diz para o homem examinar-se a si mesmo e deixar de comer. Você não deve fugir da Ceia do Senhor, da experiência da mesa, por causa do seu pecado, mas deve fugir do pecado por causa da Ceia.
A experiência da mesa é um instrumento de restauração, é um tempo de cura, de reconciliação e de restauração. A experiência da mesa é o momento em que devemos aguçar os sentidos da nossa alma para examinar-nos e nos voltarmos para o Senhor. Na Ceia do Senhor, na experiência da mesa, devemos correr do pecado para Deus e não de Deus para o pecado. A ordem e Paulo é: examine-se e coma!
Conclusão:
Todas as vezes que nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor, para viver a experiência da mesa, não podemos nos esquecer dessas verdades que transformam a nossa vida:

  • A experiência da mesa nos faz relembrar o passado;
  • A experiência da mesa nos faz ter esperança no futuro;
  • A experiência da mesa nos faz avaliar o presente.

 

Rolar para o topo