A Trajetória de um Conquistador

A TRAJETÓRIA DE UM CONQUISTADOR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Josué 1.1-8
Qual é a trajetória de um conquistador? Quais são os princípios que um conquistador precisa observar para chegar onde deseja? Neste texto de Josué, podemos perceber que ele estava diante de um grande desafio. Que desafio era este? Conduzir os israelitas à conquista de Canaã. No entanto, antes de chegar ao lugar da conquista, Josué precisava observar princípios que o levariam a ter sucesso nesta trajetória. Vamos aprender os princípios que fizeram de Josué um grande conquistador.
Para ter uma trajetória de conquistas…
1. OUÇA a voz de Deus
“Depois da morte de Moisés, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés.” (Josué 1.1)
Ouvir a voz de Deus é essencial para aqueles que desejam ter uma trajetória de conquista. Josué não ficou apavorado com a situação e nem saiu fazendo tudo do seu jeito. A primeira coisa que ele fez foi procurar ouvir Deus. Diante dos desafios da vida, muitos querem encontrar um caminho ou uma solução para suas conquistas sem buscar a Deus. Por isso fracassam. Deus sempre tem uma direção para nós. Só precisamos parar para ouvi-lo! Quer ter uma trajetória de conquistas? Pare para ouvir Deus falar ao seu coração!
Para ter uma trajetória de conquistas…
2. ENTENDA que Deus pode mudar nossos planos
“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo esse povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (Josué 1.2)
Na trajetória de um conquistador os planos podem mudar. É possível que os planos de Josué fossem conquistar a terra prometida ao lado do seu líder Moisés. Seu líder era sonhador, motivador, inspirador, capaz. A presença de Moisés no meio do povo transmitia uma segurança para eles. Porém, Deus mudou os planos que possivelmente Josué estivesse fazendo. Sabe o que aprendo aqui?

“Quando Deus muda seus planos, é porque algo melhor está por vir. Confie!”

Neste texto, podemos perceber que o chamado de Deus para Josué foi claro. Deus não estava mudando os planos da vida deste conquistador senão para que ele cruzasse o Jordão e conduzisse o povo à terra prometida. Deus queria usar a vida de Josué naquela missão de conquista. Aquela era a meta de Deus para sua vida. Josué tinha absoluta certeza daquilo que Deus estava fazendo em sua vida. Quer ter uma trajetória de conquistas? Entenda que Deus pode mudar seus planos e, quando Ele mudar, confie que algo melhor está por vir!
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)
“Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor… Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.” (Isaías 55.8,9)
Para ter uma trajetória de conquistas…
3. ESTABELEÇA metas claras
“Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês… Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, Eufrates, toda terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste.” (Josué 1.3,4)
Para sermos conquistadores, temos que ter metas claras em nossa vida sobre aquilo que queremos conquistar. Por isso Deus estabeleceu os limites da terra que deveria ser conquistada por Josué e seu povo. Quando se trata de suas conquistas, você tem metas claras para elas? Você tem uma lista objetiva de propósitos pelos quais está orando todos os dias e trabalhando para alcançar? Você sabe onde que chegar?

“Se você não sabe onde quer chegar, provavelmente não chegará a lugar algum.”

Quer ter uma trajetória de conquistas? Estabeleça metas claras de onde deseja chegar.
Para ter uma trajetória de conquistas…
4. CONTE sempre com a ajuda de Deus
“Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1.5)
O Senhor esteve com Moisés e Josué durante a trajetória de conquista deles. Ele estará conosco quando tivermos que enfrentar desafios. Deus promete nunca nos abandonar ou deixar de nos ajudar. Ele nunca desamparou aquele que busca sua ajuda.
“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13. 5b)
“Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam” (Salmo 9.10)
“Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. (Salmo 34.4)
Quer ter uma trajetória de conquistas? Conte com a ajuda de Deus.
Para ter uma trajetória de conquistas…
5. COMPREENDA o valor do esforço e ânimo
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados… somente seja muito forte e corajoso!… Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.5)
Deus repetiu três vezes a ordem para que ele se esforçasse e tivesse bom ânimo. Sem essas duas virtudes, ninguém conquista grandes coisas. Em tempos de conquistas Satanás fará de tudo para nos desanimar, usando circunstâncias e pessoas para nos tirar do foco. Porém, Deus nos fortalece com sua palavra. Deus falou para Josué ser forte, ter coragem e ânimo. O desânimo é perigo e contagioso. O desânimo tem o poder de nos paralisar. Foi por causa dele que toda uma geração de 2 milhões de pessoas morreram no deserto. Por isso, não deixe que o desânimo o impeça de conquistar. Seja forte! Tenha coragem! Tenha ânimo!
Sem ânimo ninguém levanta da crise. Sem ânimo ninguém cruza o Jordão. Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo. Se ânimo ninguém conquista a promessa. Sem ânimo não se restaura o casamento. Sem ânimo não se levanta de uma derrota. Sem ânimo não se tem esperança de dias melhores. Sem ânimo não se evangeliza os filhos da paz. Quer ter uma trajetória de conquistas? Seja forte e corajoso! Entenda o valor do ânimo e do esforço!
Para ter uma trajetória de conquistas…
6. DEDIQUE-SE à Palavra de Deus
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nela está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1.8)
Um dos grandes segredos para as vitorias espirituais é o amor e a obediência à palavra de Deus, por isto, Josué fez uma aliança com a palavra. Segundo o texto precisamos ter três atitudes com a palavra:
 Estudar: “medita nela dia e noite”
O Salmista diz: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores… Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmo 1.1,2)
“… e todos os dias de sua vida lerá essa Lei, para que aprenda a temer o Eterno, o nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as Leis e a todos os mandamentos.” (Deuteronômio 17.17 NTLH)
 Proclamar ou declarar: “não se aparte da tua boca o livro dessa lei”
 Praticar: “para que tenhas cuidado de fazer tudo o que está escrito”
Tiago confirma essa verdade: “E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago1. 22 NTLH)
“Mas quem examina bem a Lei perfeita… não é somente ouvinte, mas praticante do que a lei manda. E Deus abençoará tudo o que essa pessoa fizer.” (Tiago 1. 25 NTLH)
Quer ter uma trajetória de conquistas? Dedique-se à palavra de Deus! Dedique-se estudando, proclamando e praticando.
Conclusão:
Que o Senhor nos ajude a entender e a praticar esses princípios fielmente, a fim de desfrutarmos de todas as conquistas que Ele planejou para nós.
Para ter uma trajetória de conquistas…
1. OUÇA a voz de Deus
2. ENTENDA que Deus pode mudar nossos planos
3. ESTABELEÇA metas claras
4. CONTE sempre com a ajuda de Deus
5. COMPREENDA o valor do esforço e ânimo
6. DEDIQUE-SE à palavra de Deus

 

Rolar para o topo