Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Vida é Passageira

SÉRIE “O PROPÓSITO DA VIDA” | 06/07
A VIDA É PASSAGEIRA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Senhor, lembra-me de quão breve é o meu tempo na terra. Lembra-me que os meus dias estão numerados e que a minha vida está indo embora.” (Salmo 39.4)

“Estou aqui na terra só por um pouco de tempo.” (Salmo 119.19 TEV)

“Vocês nem sabem o que acontecerá amanhã! Que é a sua vida?” (Tiago 4.14a)

A vida na terra é passageira, é uma atribuição temporária. A Bíblia é cheia de metáforas que ensinam a respeito da natureza breve e transitória da vida na terra. A vida é descrita como uma neblina, um corredor rápido, um sopro e um fio de fumaça. A Bíblia diz: “… nossos dias sobre a terra são tão transitórios como uma sombra” (Jó 8.9).

Davi orou: “Então finalmente pedi a Deus: Senhor, mostra-me o pouco tempo que me resta aqui na terra. Mostra-me como a vida é curta e eu sou frágil.” (Salmo 39.4).

A Bíblia usa termos como forasteiro, peregrino, estrangeiro, estranho, visitante e viajante para descrever nossa breve estadia na terra. O próprio rei Davi fez a seguinte declaração: “Viverei poucos anos aqui na terra.” (Salmo 119.19).

O apóstolo Pedro explicou o seguinte: “Se vocês chamam a Deus de Pai, levem a vida como residentes temporários na terra.” (1ª Pedro 1.17).

Se a Bíblia me afirma que a vida na terra é passageira, e posso atestar essa afirmação de forma prática, então, que verdades preciso aprender para encontrar o propósito da minha breve existência sobre a Terra segundo o que a Palavra de Deus me ensina?

A vida é passageira, então…

1. Lembre-se que você é um CIDADÃO do céu.

Você é um cidadão do céu. Deus diz que seus filhos devem pensar a respeito da vida de modo diferente dos que não são cristãos. A Bíblia diz:

“Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.” (Tiago 4.4)

“Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz. Eles vão para a destruição no inferno porque o deus deles são os desejos do corpo. Eles têm orgulho daquilo que devia ser uma vergonha para eles e pensam somente nas coisas que são deste mundo. Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.” (Filipenses 3.18-20)

A Bíblia diz: “Amigos, este mundo não é o seu lar, então não fiquem à vontade. Não satisfaçam o ego em prejuízo da alma.” (1ª Pedro 2.11).

A vida é passageira, então…

2. Veja pela FÉ a sua REALIDADE eterna.

“As coisas que vemos agora estão aqui hoje e amanhã se foram. Mas as coisas que não podemos ver agora vão durar para sempre.” (2ª Coríntios 2.10 MSG)

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2ª Coríntios 4.18 NVI)

Não somos completamente felizes porque não era para sermos! A terra não é nosso lar definitivo; fomos criados para algo muito melhor. A vida é passageira e precisamos ver pela fé a nossa realidade eterna. Estamos nos preparando para algo infinitamente melhor! A Bíblia diz: “Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2ª Coríntios 4.18).

“Valores eternos, e não temporários, se tornarão fatores determinantes em suas decisões.”

A vida é passageira, então…

3. VIVA de ACORDO com a sua ETERNIDADE em Deus.

“Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu. […] Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.” (Apocalipse 21.1,4)

Porque a vida é passageira, eu posso e devo vivê-la de acordo com o que Deus preparou para mim na eternidade. O fim da vida não é o fim de tudo. O meu tempo sobre a terra não é toda a minha história de vida. Por isso, devo viver essa vida passageira esperando chegar no céu para conhecer o restante dos capítulos da minha existência!

Conclusão:

O mundo não é o seu lar! A vida é passageira. Esta não é uma mensagem de pavor e medo, mas uma mensagem de esperança, expectativa e de grande alegria por saber que, a despeito do tempo que você vai viver aqui na Terra, você viverá eternamente ao lado de Deus no céu!

A vida é passageira, então…
1. Lembre-se que você é um CIDADÃO do céu.
2. Veja pela FÉ a sua REALIDADE eterna.
3. VIVA de ACORDO com a sua ETERNIDADE em Deus.

Rolar para o topo