Lugares que Te Moldam e Te Mudam

LUGARES QUE TE MOLDAM E TE MUDAM

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só tu o sabes. Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’. E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” (Ezequiel 37.1-10)

Quero trazer uma reflexão sobre esse trecho. O povo se afasta de Deus e sofre mais uma de tantas invasões. O povo é oprimido, levado como escravo e a terra está arrasada. Foi nesse contexto que Deus leva o profeta para um lugar deserto, e lá mostra um vale cheio de ossos secos. Diante dessa realidade, o que podemos aprender com Ezequiel no vale de ossos secos? O que Deus quer nos ensinar neste lugar que molda e muda a nossa vida?

Lugares que te moldam e te mudam…

1. São aqueles que Deus te conduz.

“A mão do Senhor estava sobre mim, e por seu Espírito ele me levou a um vale cheio de ossos. Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.” (Ezequiel 37.1,2)

Ezequiel estava no vale, mas foi Deus quem o conduziu até lá. Foi nesse ambiente desfavorável que Deus o fez ver realidades que de outra forma ele não conseguiria enxergar.

Lugares que te moldam e te mudam…

2. São aqueles que te levam a ouvir a voz de Deus.

“Ele me perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só tu o sabes.” (Ezequiel 37.3)

Deus não fala com os ossos, Ele fala com quem anda sobre os ossos. Por isso, mesmo em um ambiente desfavorável em seu casamento, na sua empresa, nas suas finanças, no seu emprego, com seus filhos, Deus deseja falar com você.

Lugares que te moldam e te mudam…

3. São aqueles que te levam a profetizar.

“Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor.” (Ezequiel 37.4-6)

Deus mandou que Ezequiel profetizasse sobre o vale de ossos secos para que eles tornassem a viver. Precisamos declarar palavras de vida em ambientes onde existe morte. Por isso, profetize vida sobre sua casa, seu casamento, seus filhos, seus pais, seu trabalho, sua empresa, sua cidade, seu país. Profetize vida sobre aquela realidade que você deseja ver mudada em sua vida e ao redor dela.

Como disse a pastora Mowana Débora: “No vale de ossos secos, ou você é vale, ou você é profeta. A forma como você vai se posicionar determinará quem você é.”

Lugares que te moldam e te mudam…

4. São aqueles que te preparam para testemunhar milagres.

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!” (Ezequiel 37.7-10)

“Todo vale antecede um ambiente de milagres.”

“Deus é perito em fazer o que você está vendo se tornar aquilo que você não viu.”

“A sua história no vale vai virar testemunho de milagres.”

Conclusão:

Lugares que te moldam e te mudam…
1. São aqueles que Deus te conduz.
2. São aqueles que te levam a ouvir a voz de Deus.
3. São aqueles que te levam a profetizar.
4. São aqueles que te preparam para testemunhar milagres.

Rolar para o topo