Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Afinal de Contas, Por que Estou Aqui? (03/08/2014 – noite)

Uma Vida com Propósito
Semana – Afinal de contas, por que estou aqui?
VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI POR ACASO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Você se conhece bem? Antes que você responda a essa pergunta reflita sobre outras que lhe farei.

  • De vez em quando você tem aquela sensação de que fez ou falou algo que não queria fazer ou falar?
  • De vez em quando você tem a impressão de que sentiu ou fez algo que jamais se julgava capaz de sentir e fazer?
  • De vez em quando você não fica surpreso consigo mesmo?

A verdade é que nós não nos conhecemos bem. A Bíblia diz que o nosso coração é enganoso. Entretanto, esse mesmo coração sempre está à procura de respostas para o sentido da vida. Nessa procura todos nós fazemos pelo menos três perguntas na vida:

  • QUEM SOU EU?
  • QUAL É A RAZÃO DE MINHA VIDA?
  • PARA ONDE VOU DEPOIS DE MORRER?

Em outras palavras, qual é o sentido da vida? O sentido da vida é ter uma vida com propósitos. Entretanto, como é possível ter uma vida com propósitos?
Você terá uma vida com propósitos se você…
1 – Viver para ADORAR a Deus.
“Tu criaste todas as coisas, e é para o teu prazer que elas existem e foram criadas.” (Apocalipse 4.11)
Você foi planejado para agradar a Deus. No instante em que você chegou a este mundo, Deus, lá do céu, como testemunha invisível, celebrava a sua chegada. Ele quis que você existisse e sua chegada lhe deu enorme prazer. Deus não precisava criar você, mas decidiu criá-lo para satisfação dele.
Desta forma, você existe para o benefício, para glória, para o propósito e para o prazer de Deus. Dar satisfação e viver para o prazer de Deus é o primeiro propósito da sua vida. Trazer prazer ao Senhor se chama ADORAÇÃO.
Fomos criados para adorar a Deus e nossa constituição revela isto. Nossa alma tem sede e fome de Deus. Somente nos sentimos saciados, satisfeitos e supridos espiritualmente quando adoramos a Deus de todo o nosso coração.
Entretanto, adoração não é somente cantar, bater palmas ou levantar as mãos. Qualquer atitude sua que agrade ao Senhor é um ato de adoração. Adoração é um ato de oferecer a nossa vida a Deus. Após passar 11 capítulos do livro de Romanos discorrendo sobre a maravilhosa graça de Deus para conosco, Paulo exorta-nos e entregar nossa vida inteiramente a Deus em adoração:
“Meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Está é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.” (Romanos 12.1)
A verdadeira adoração acontece quando você se entrega totalmente a Deus. Repare que o versículo começa e termina com o verbo “oferecer”. Sendo assim, adoração consiste em um ato de oferta da nossa vida a Deus.
Muito mais que nossas canções, aplausos e levantar as mãos, Deus que o nosso coração.

40 dias uma OPORTUNIDADE para vivermos ADORAÇÃO como ESTILO DE VIDA.

Você terá uma vida com propósitos se você…
2 – Decidir fazer parte da FAMÍLIA de Deus.
Você foi formado para fazer parte da família de Deus. Deus quer uma família e criou você para fazer parte dela. Esse é o segundo propósito de Deus para sua vida, o qual foi planejado antes que você nascesse. Toda a Bíblia revela a história de Deus formando uma família que irá amá-lo, honrá-lo e reinar com ele para sempre. A Bíblia diz:
“Seu plano imutável sempre foi adotar-nos em sua família, conduzindo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. E isso lhe trouxe grande satisfação.” (Efésios 1:5)
Deus anseia por “família”, Ele não precisava de uma família, mas desejou uma. Então concebeu um plano que consistia em nos criar, adotar-nos em sua família e dividir conosco tudo que possui. Isso dá a Deus um grande prazer.
Desta forma, quando depositamos nossa fé em Cristo, Deus torna-se nosso Pai, nós nos tornamos seus filhos, os outros cristãos tornam-se nossos irmãos e irmãs e a igreja torna-se nossa família espiritual.
Cada ser humano foi criado por Deus, mas nem todos são filhos dele. A única forma de tornar-se filho de Deus e ingressar em sua família é nascendo novamente. Você se torna parte da família humana em seu primeiro nascimento e torna-se membro da família de Deus pelo segundo nascimento. A Bíblia diz:
“… Ele nos deu o privilégio de nascermos de novo, de modo que agora nós já somos membros da própria família de Deus.” (1ª Pedro 1.3b, BV)
O convite para fazermos parte da família de Deus é universal, mas há uma única condição: a fé em Jesus. A Bíblia diz:
“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3.26, NVI)
A família espiritual é mais importante que a biológica, porque durará para sempre. Ser incluído na família de Deus é o seu segundo propósito de sua vida, e o maior privilégio que se pode ter. Não há nada que se compare a isso. Sempre que você se sentir insignificante, desprezado ou inseguro, lembre-se daquele a quem você pertence.

40 dias uma OPORTUNIDADE para FAZER PARTE DA FAMÍLIA de Deus por meio da FÉ em Jesus.

Você terá uma vida com propósitos se você…
3 – Viver para tornar-se um DISCÍPULO de Cristo. 
Você foi formado para se tornar semelhante a Cristo. O processo de tornar-se um discípulo de Cristo é chamado de discipulado. Desde o princípio, o plano de Deus é fazê-lo semelhante a seu Filho, Jesus.
“Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos.” (Romanos 8.29, NTLH)
O desejo de Deus desde o principio é nos tornar semelhante a Jesus. No entanto, existem três fatores importantes que Deus se utiliza para fazer isso. Deus usa sua PALAVRA, as PESSOAS e as CIRCUNSTÂNCIAS para nos moldar a semelhança de Cristo e nos tornar discípulos maduros.
A PALAVRA de Deus proporciona a verdade que precisamos para crescer, as PESSOAS contribuem com os relacionamentos que necessitamos para crescer e as CIRCUNSTÂNCIAS promovem o ambiente que precisamos para crescer. No entanto, esse processo é algo longo e lento. A maturidade espiritual não é instantânea nem automática. Ela é um desenvolvimento que se prolonga por toda a vida. A respeito desse processo, Paulo afirma:
“Isso irá continuar até que sejamos maduros, como Cristo, e seremos totalmente semelhantes a ele. “(Efésios 4.13, CEV)
Todos nós somos uma obra em construção. Nossa transformação espiritual, no que se refere a desenvolver o caráter de Jesus, durará o restante da nossa vida e mesmo assim não será completada aqui. No entanto, Deus deseja que cresçamos a semelhança de Cristo. A Bíblia diz:
“Deus quer que cresçamos, à semelhança de Cristo, em tudo. “(Efésios 4.15, AM)
O objetivo do Pai é que todos nós venhamos a crescer e amadurecer como discípulos de Cristo. Sendo assim, você deve querer crescer, decidir crescer, esforçar-se para crescer e persistir em crescer. O discipulado – processo de se tornar semelhante a Cristo – sempre começa com uma decisão. Jesus nos convida e nós decidimos segui-lo.
Quando os primeiros discípulos escolheram seguir a Jesus, não compreendiam todas as implicações da decisão que haviam tomado. Simplesmente atenderam ao convite do Mestre. Isto é tudo que você precisa para começar a descobrir o sentido da vida: decidir tornar-se um discípulo maduro de Cristo.

40 dias uma OPORTUNIDADE para se tornar um DISCÍPULO de Cristo.

Você terá uma vida com propósitos se você…
4 – Viver para SERVIR a Deus e ao próximo.
Você foi colocado na terra para dar uma contribuição! Acredite: você não foi criado por Deus apenas para consumir produtos ou produzir coisas neste mundo! Deus planejou você para que sua vida faça diferença em outras vidas e para que você deixe um legado. Você foi criado para servir a Deus:
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10)
Se você tem vivido seus dias apenas para buscar sua realização de vida, a Bíblia diz que Deus tem outros planos para você. Você nunca vai se realizar neste mundo buscando a razão dentro de você mesmo. Entenda – a questão não é você. Tudo começa com Deus. Você é especial para Deus e Ele te colocou aqui para desenvolver uma missão especial.
Somos salvos para servir, fomos curados para ajudar os outros, somos abençoados para sermos uma bênção, fomos achados para encontrar os perdidos e jamais para ficarmos sentados esperando o céu chegar! A maior prova de que você tem uma missão de vida aqui na terra, depois da Bíblia, é que, mesmo depois da salvação, você continua aqui na terra. Por que Deus o deixaria aqui neste mundo cruel e decadente? Para você sofrer? Não! Para você servir!
No entanto, lembre-se que o SERVIÇO a Deus e ao próximo é contrário à nossa inclinação espiritual. Somos egoístas por natureza. No entanto, se você não DECIDIR servir a Deus, você vai passar a maior parte de sua vida servindo a você mesmo, a sua carreira, a sua profissão, a sua mesa, aos seus sonhos, aos seus prazeres pessoais.
Guarde isso: você não é um empregado, você está empregado; você não é patrão, você está patrão; você não é um profissional qualquer, você está desenvolvendo uma profissão. Você é SERVO! Deu o criou e o formou para servir a Ele. A vida aqui na terra é transitória e passageira! Fomos feitos para eternidade!
No final da sua vida você vai morrer e espero que, pelo seu arrependimento e fé, você vá para a presença de Deus.
Então Ele vai lhe perguntar: COMO VOCÊ ME SERVIU NA TERRA? Será que suas respostas seriam – “Senhor eu não tive tempo!” “Eu precisava estudar mais!” “Eu precisa garantir meu futuro.” “Senhor eu tinha uma carreira.” “Senhor eu tinha muitos afazeres e responsabilidades!”?
Que desculpa você está dando para não servir a Deus aqui na terra? Veja como era parte do perfil de pessoas que serviram na Bíblia…
Abrão era velho! Jacó era inseguro! Lia era feia! José foi rejeitado! Moisés era gago! Gideão era pobre! Sansão era co-dependente! Davi teve um caso extra conjugal! Elias era suicida, Jeremias depressivo, Jonas relutante, Noemi viúva, João Batista no mínimo excêntrico (Comia grilos e andava como homem das cavernas) Marta preocupada demais, Mulher samaritana teve muitos casamentos fracassados, Zaqueu era muito baixo, Pedro impulsivo e temperamental, Tomé cheio de dúvidas, Paulo tinha saúde fraca Timóteo Tímido. E por ai vai…
Cada um tinha um problema, uma dor, um trauma, um peso, uma fraqueza. Mas Deus criou cada um deles para servir. Todos eles, APESAR de tudo, serviram (e como serviram!). Você não é diferente de nenhum deles. Deus quer usar você hoje! Se seus projetos e sonhos de vida aqui na terra não incluírem seu TEMPO, RECUSOS e QUALIFICAÇÕES para servir, preciso lhe dizer que DEUS NÃO ESTÁ NESTE NEGÓCIO!
Você está disposto hoje a dar sua vida para servir Jesus, para sempre? Você quer encarar de frente a missão de servir a partir de hoje? Nenhuma fama, carreira, riqueza, passatempo, esporte vai permanecer. Com o passar do tempo, todos os troféus serão colocados no lixo! E o que você vai fazer da sua vida? Deus quer usar sua vida para mudar a vida de outras pessoas. Ele quer usar você para fazer diferença. Ele quer trabalhar através de você!
O que importa na vida não é a DURAÇÃO dela, e sim a CONTRIBUIÇÃO que ela deu para outras pessoas! Não quanto viveu, mas como viveu.

40 dias uma OPORTUNIDADE de SERVIR a Deus servindo as pessoas.

Você terá uma vida com propósitos se você…

5 – Viver para uma MISSÃO.

“Da mesma maneira que Tu me deste uma missão no mundo, eu dei a eles uma missão no mundo.” (João 17.18)

Você foi feito para uma missão. Deus está atuando no mundo e quer que você se junte a Ele. Essa atribuição é conhecida como sua missão. O Senhor quer que você tenha tanto um ministério na igreja quanto uma missão no mundo. O ministério é o serviço com os que creem, e a missão é seu serviço com os que não creem. Cumprir sua missão no mundo é o quinto propósito de Deus para a vida.

A missão de sua vida é tanto participativa quanto particular. Parte dela é uma responsabilidade compartilhada com todos os outros cristãos, e parte é uma tarefa exclusivamente sua. Jesus entendeu nitidamente a missão que tinha no mundo. Observe os versos a seguir:

“Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que está perdido.” (Lucas 19.10)

“… Foi para falar à verdade que eu nasci e vim ao mundo…” (João 18.37)

“Eu vim como uma luz para brilhar neste mundo escuro, para que todos que ponham sua confiança em mim não fiquem mais na escuridão.” (João 12.46)

“… Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do reino de Deus, pois foi para isso que Deus me enviou.” (Lucas 4.43)

Essas declarações expressam o sentido de uma vida dirigida por um propósito. Jesus completou a missão que lhe foi dada pelo Pai. A missão de Jesus na Terra é nossa missão agora, pois somos o corpo de Cristo. Aquilo que ele fez com o seu corpo físico devemos dar prosseguimento em seu corpo espiritual, a Igreja. No entanto, que missão é essa? APRESENTAR DEUS ÀS PESSOAS! A Bíblia diz:

“Deus […] nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele” (2ª Coríntios 5.18)

Deus quer resgatar o ser humano das mãos de Satanás e reconciliá-lo consigo. Pelo fato de lhe pertencermos, Deus nos usa para alcançarmos outras pessoas. Ele nos salva e então nos envia. A Bíblia diz:

“Fomos enviados para falar em nome de Cristo.” (2ª Coríntios 5.20)

Somos os mensageiros do amor de Deus e de seus propósitos para o mundo. Se você quer ser usado por Deus, deve se importar com o que mais importa para Ele. E o que mais importa para o Senhor é a redenção das pessoas que ele criou. Ele quer que seus filhos perdidos sejam encontrados! Nada interessa mais a Deus. A cruz prova isso.
Que estes 40 dias sejam um encorajamento para que você possa alcançar “mais um pra Jesus”, de maneira que, no dia em que estiver diante de Deus, você possa dizer: “MISSÃO CUMPRIDA”.

40 dias uma OPORTUNIDADE para CUMPRIR minha MISSÃO de vida.

Conclusão:

MAS TUDO ISTO COMEÇA COM UMA DECISÃO! A decisão de abandonar o pecado; a decisão de crer em Jesus Cristo; a decisão de adorar somente a Deus; a decisão de ter comunhão com a Igreja, que é a Família de Deus; a decisão de tornar-se um discípulo de Jesus; a decisão de servir a Cristo; a decisão de compartilhar a fé em Jesus com as outras pessoas. A verdadeira vida começa quando você se ARREPENDE e decide VIVER com cristo.

“Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.” (João 3.36, NVI)

QUAL É A SUA DECISÃO?
VIVA OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Rolar para o topo