Um Coração Aquecido para Conquistar (27/07/2014 – noite)

UM CORAÇÃO AQUECIDO PARA CONQUISTAR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Josué 1:1-9
O texto bíblico que acabamos de ler fala a respeito de um homem que tinha um coração aquecido para conquistar. Deus não o escolheu para liderar seu povo por acaso. Deus precisava de um guerreiro, mas um guerreiro que tivesse um coração aquecido para conquistar aquilo que Ele mesmo já havia prometido ao seu povo: a Terra Prometida. Assim como o povo de Israel, Deus tem feito promessas a cada um de nós, porém, Ele espera que tenhamos um coração aquecido para tomar posse do que Ele nos prometeu.
Quando Josué para e faz uma retrospectiva da história do povo de Israel, ele se dá conta de que muitos desafios foram vencidos até que chegassem ao ponto de tomarem posse da promessa feita pelo Senhor. Entretanto, esses desafios não foram um impedimento para que o tempo da conquista chegasse. A cada desafio, a cada obstáculo, o coração de Josué se aquecia ainda mais para conquistar a promessa de Deus para sua vida e para vida do povo de Israel.
No processo para conquistar a promessa de Deus para sua vida, você vai se deparar com muitos desafios e obstáculos, porém, entenda que eles apenas servirão para que o seu coração fique ainda mais aquecido para tomar posse do que Deus já preparou para você. Pode ser que você esteja sofrendo no Egito do seu viver, pode ser que você esteja atravessando um deserto difícil demais para agüentar. É exatamente aí que Deus quer aquecer seu coração e prepará-lo para as maiores conquistas da sua vida.
Josué é um exemplo que nos inspira. Mas não basta ele ser uma inspiração se nós não tomarmos uma decisão de permitir que o Espírito Santo de Deus incendeie o nosso coração para conquistar. Josué nos deixa algumas lições preciosas de como ter um coração aquecido para conquistar.
Um coração aquecido para conquistar…
1. Decide SAIR do DESERTO e AVANÇAR para a PROMESSA
“… Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (v. 2)
O deserto estéril não é o nosso paradeiro. Não fomos chamados para fazer do deserto a nossa morada, mas para conquistar a terra que Deus nos prometeu. Aqueles que duvidaram da promessa, aqueles cujo os corações foram congelados pela incredulidade, foram sepultados no deserto.  A incredulidade nos planta no deserto e nos faz morrer ali, mas a fé aquece o nosso coração para sair e conquistar.
O Jordão precisa ser atravessado com fé. A fé é o combustível que faz com que nosso coração se aqueça cada dia mais e mais.
Aquilo que é impossível para você, é possível para Deus. O Senhor pode realizar o seu sonho neste ano. Você pode cruzar o seu Jordão. Você pode tomar posse da sua terra prometida. Mantenha o coração aquecido! Este pode ser o ano da sua conquista. Aquilo que parecia impossível para você, pode se abrir diante dos seus olhos, como o Jordão se abriu para o povo que creu. Deixe o deserto e avance em direção da sua conquista.
Um coração aquecido para conquistar…
2. Decide FAZER a sua PARTE no PROCESSO de Deus
“… Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas.” (v. 2)
Qual era a parte de Josué e do povo? Tomar a iniciativa de atravessar o Jordão… Precisamos saber que a vitória vem de Deus, mas somos nós que temos que cruzar o Jordão. Deus não vai cruzar o Jordão por você, mas Deus vai cruzar o Jordão com você. Precisamos desromantizar a vida, pois entre a promessa que Deus lhe fez e a terra prometida há um Jordão.
Entre nós e os nossos sonhos há sempre um Jordão. Sempre haverá um Jordão a atravessar para tomarmos posse da terra prometida. Não há vitória sem luta. Deus nos promete força e consolo e não ausência de lágrimas. Não espere que Deus faça por você aquilo que é para você fazer. Ele protege no cativeiro, ele alimenta no deserto, ele abre o Jordão, mas é você quem precisa se levantar e caminhar pela fé. Decida, hoje, pela fé, fazer a sua parte, cruzar o seu Jordão e conquistar sua promessa.
Um coração aquecido para conquistar…
3. TEM uma visão CLARA do que Deus QUER para sua vida
“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas… Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês… Seu território se estenderá do deserto ao Líbano e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande no oeste.” (v. 2-4)
Josué recebeu visão clara sobre o que fazer, onde ir e a quem levar. O chamado de Deus para Josué foi claro. Deus não o estava chamando para outra coisa, senão para cruzar o Jordão e conduzir o povo à terra prometida. Aquela era a meta de Deus para a sua vida. Josué tinha absoluta certeza acerca daquilo que Deus queria da sua vida.
E você? Tem a plena certeza do que Deus quer para sua vida? Quem não tem a certeza do que Deus tem para sua vida não sai do lugar e nem atravessa o Jordão. Deus diz uma coisa interessante no verso 9 do texto: Não fui eu que lhe ordenei? Numa outra tradução: Não to mandei eu? Há uma ordem de Deus liberada pra mim e pra você nesta palavra.
No entanto, por que estamos ainda acomodados? Por que ainda não cruzamos o nosso Jordão? Por que ainda não tomamos posse da Terra Prometida? Será que ainda não compreendemos o que Deus quer para nossa vida? Às vezes o que nos falta é uma visão clara do que Deus quer fazer em nossa vida e do lugar que Ele quer nos levar. É por isso que o seu coração ainda não está aquecido para conquistar.
Um coração aquecido para conquistar…
4. ENCHARCA a sua vida de ÂNIMO e CORAGEM
“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados… Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar… Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (v. 6,7,9)
Deus falou três vezes para Josué ser forte, ter coragem e ânimo. O desânimo é contagioso. Foi por causa dele que toda uma geração de pessoas morreram no deserto. Sem ânimo ninguém se levanta na crise. Sem ânimo ninguém cruza o Jordão. Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo. Sem ânimo ninguém toma posse da terra prometida. Sem ânimo não se restaura nada na vida. Sem coragem, podemos ter visão que não sairemos do lugar. Quem crê corre riscos. Quem confia sai à batalha em nome do Senhor. Quem crê no Senhor vence os Golias da vida. Josué ganhou tremendas batalhas. Ele não temeu. Ele confiou que do Senhor vem à vitória.
O desânimo nos impede de cruzar o nosso Jordão. Porém, o ânimo é algo que precisa ser cultivado no coração. O texto nos mostra que o ânimo é gerado no coração de três formas:

  • O que produz o ânimo é a promessa de Deus.

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados…”

  • O que gera o ânimo é agir de acordo com a vontade de Deus.

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar…”
O ânimo é resultado da obediência.

  • O que mantém o ânimo é a consciência da presença de Deus.

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (v. 9)
Encharque a sua vida de ânimo e coragem para que seu coração seja aquecido para conquistar as promessas de Deus.
Um coração aquecido para conquistar…
5. É CONDUZIDO pela PALAVRA DE DEUS
“… Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar… Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (V. 8,9)
Para conquistar as promessas de Deus com um coração aquecido não basta apenas coragem, é preciso ser dirigido pela palavra de Deus. Se quisermos tomar posse do que Deus tem nos preparado, com um coração completamente aquecido, precisamos ter uma vida conduzida pela Palavra de Deus. Você quer ter um coração aquecido, capaz de conquistar as promessas do Senhor? Siga as orientações de Deus que estão em sua Palavra.
Conclusão:
Precisamos atravessar o nosso Jordão. Há uma terra a ser conquista e possuída. Ao seu redor há crise? Deus chama você e lhe faz promessas. É tempo de se levantar e obedecer. É tempo de experimentar os milagres de Deus, pois quando agimos em nome de Deus e para glória de Deus, o Jordão se abre, os inimigos fogem e nós possuímos a terra da Promessa.
Um coração aquecido para conquistar…

  1. Decide SAIR do DESERTO e AVANÇAR para sua PROMESSA; 
  2. Decide FAZER a sua PARTE no PROCESSO de Deus; 
  3. TEM uma visão CLARA do que Deus QUER para sua vida; 
  4. ENCHARCA a sua vida de ÂNIMO e CORAGEM; 
  5. É CONDUZIDO pela PALAVRA DE DEUS.

 

Rolar para o topo